Como agir se você encontrar um escorpião

· agosto 24, 2018
O mais importante sobre essa espécie é descobrir se ela é venenosa ou não, já que sua picada pode ser muito perigosa para o ser humano, a ponto de ser mortal.

O escorpião é um artrópode da mesma família das aranhas. É conhecido por sua cauda, que termina em um ferrão provido de veneno. Se, por algum motivo, você se deparar com um, deve saber como agir. Neste artigo explicaremos como.

Identifique se o escorpião é venenoso ou não

Das 1,4 mil espécies de escorpiões existentes no mundo, apenas algumas produzem um veneno perigoso para os seres humanos. Claro que, em qualquer caso, a picada é dolorosa e provoca ardência, mas isso nem sempre é fatal.

A observação do escorpião é fundamental para determinar se é venenoso ou não. As pinças são a chave: os espécimes que injetam essa substância prejudicial têm pinças finas e compridas. Aquelas que não são consideradas perigosas têm grampos largos e curtos.

Outra maneira de identificá-los, embora mais complicada, é analisar sua picada: se for venenosa, terá duas perfurações: uma curta e uma longa.

Onde os escorpiões vivem

Para evitar a picada do escorpião, tomar precauções é essencial. Embora pareça estranho, é mais comum encontrá-lo em áreas urbanas do que no campo; já que neste último ele sabe bem onde se esconder ou como se camuflar.

Geralmente aparece em lugares escuros e úmidos, como armários, gavetas, dentro de sapatos ou entre panelas. Preferem lugares tranquilos e arejados; por isso, devemos ter cuidado também se deixarmos roupas no chão por vários dias.

escorpião

Nas casas e em apartamentos, eles podem entrar pela pia ou pelos canos do banheiro; portanto, recomenda-se cobri-los corretamente. Eles também podem entrar sob portas ou através de janelas abertas. Vedar essas passagens é uma boa maneira de mantê-los fora de nossas casas.

Como agir se encontrarmos um escorpião

No caso de avistarmos o animal, devemos procurar maneiras de prendê-lo e levá-lo para um centro especializado, como o de zoonoses ou laboratórios de doenças infecciosas. Identificar qual é a espécie pode nos ajudar no caso de ele ter mordido alguém ou mesmo impedi-lo de fazer isso no futuro.

Uma boa maneira de capturá-lo é com um frasco grande de vidro: cubra-o com cuidado e use pinças para manipulá-lo. Nunca o pegue com as mãos.

Você pode usar um papelão ou algum material grosso para colocá-lo no recipiente. Cubra a garrafa e faça um buraco para que o animal possa respirar.

Se você não tiver coragem para executar essa técnica, pode tirar uma foto ou várias de diferentes ângulos. Leve-as ao centro especializado, onde eles informarão se é uma espécie venenosa. Faça o seu melhor para não matá-lo, especialmente se ele tiver mordido alguém. A única maneira de saber se ele é perigoso ou não é através do conhecimento de um profissional.

O que fazer se formos picados por um escorpião?

Talvez a prevenção ou as medidas não tenham sido eficazes o suficiente, ou talvez você não tenha tido tempo para vedar a sua casa. Você talvez estivesse distraído quando recebeu a picada.

escorpião

É provável que você sinta imediatamente dor e um ligeiro inchaço na área. Ligue para o serviço de emergência o mais rápido possível e depois para o centro de controle de intoxicação e envenenamento. Eles vão te dizer como tratar a picada e como determinar se você foi envenenado.

Descreva à equipe todos os sintomas e suas características pessoais ou de quem foi picado. Isso porque o tratamento é diferente no caso da vítima ser uma criança ou um adulto.

Você também deve fazer uma descrição o mais detalhada possível do animal. Enquanto aguarda a chegada da equipe médica, preste muita atenção aos sintomas que apresenta. Nos casos mais graves, uma pessoa pode vomitar, salivar em abundância, ter taquicardias ou movimentos involuntários das extremidades ou, ainda, apresentar uma inflamação grave na área da picada.

Lave bem a área com água e sabão neutro. Mantenha a vítima imóvel e o mais tranquila possível, para evitar que o veneno se espalhe rapidamente pela circulação sanguínea. Aplique gelo para reduzir a inflamação e a coceira e, também, para retardar a ação do veneno. Se doer muito; você poderá tomar um analgésico.