Cinco animais venenosos, mas que não parecem

julho 8, 2018
Alguns espécimes se tornaram animais de estimação em casas, porque a verdade é que sua aparência física não parecia ser uma ameaça à saúde humana. Entre estes estão aves, mamíferos, moluscos e anfíbios.

O veneno é uma das principais defesas do reino animal e, também, uma das principais estratégias de ataque. Embora todos nós estejamos acostumados a associar animais venenosos com as mais vívidas cobras, medusas e aranhas, existem outras espécies que são venenosas e podem não parecer.

Existem diferentes tipos de venenos e, embora esses animais não tenham os mais perigosos, é conveniente conhecê-los. Alguns deles já foram adotados como animais de estimação, e a maioria das pessoas não tem consciência de seus perigos.

Animais venenosos: existem aves venenosas?

Curiosamente, também existem animais venenosos entre as aves. Três gêneros de aves pertencentes à Nova Guiné ingerem os mesmos besouros que as rãs-flecha e usam suas toxinas para se defenderem contra predadores e parasitas. As espécies que realizam este comportamento curioso são a ifrita, a Colluricincla megarhyncha e a pitohui.

Esse veneno afeta tanto o sistema nervoso quanto o coração, causando uma parada cardiorrespiratória, embora seja difícil que isso aconteça, já que o veneno deve atingir o sangue. No entanto, o manuseio dessas aves para fins científicos, ou para outras tarefas, pode causar queimaduras.

Lóris lento

O lóris lento é uma espécie de primata que vive em Sumatra e outros países asiáticos. Infelizmente, a posse deste macaco como animal de estimação foi popularizada, apesar de ser um dos poucos mamíferos que são animais venenosos.

O fato é que esse animal tem uma toxina inflamatória produzida por uma glândula, que fica no cotovelo. Este animal leva tal glândula à boca e inocula a toxina através de sua mordida. Além disso, as fêmeas ungem seus filhotes com saliva envenenada para defendê-los de possíveis perigos.

Ornitorrinco

Este membro da fauna australiana é um dos únicos mamíferos que põem ovos, e, também, um daqueles animais venenosos que você não espera que seja.

ornitorrinco

Em geral, o ornitorrinco tem características muito estranhas: é um mamífero com um bico, que nada e possui esporas com veneno, que é produzido sazonalmente.

É usado especialmente para competir com outros machos, e de fato ocorre na época de acasalamento para lutar com outros ornitorrincos. A toxina não é um veneno mortal, mas produz uma dor insuportável.

Musaranho

Algumas espécies de musaranhos, como os de cauda curta, são venenosos. Seus dentes não são ocos, mas possuem um sulco que serve de canal para o veneno, que atua como um agente paralisante e até preservativo. Ele permite que o musaranho mantenha sua presa viva.

O musaranho é um animal que consome muita comida, então, graças a este veneno, pode armazenar alimentos duradouros durante os meses de inverno. Embora sejam animais venenosos, a toxina não é uma ameaça para os seres humanos.

Caracol do cone

Este caracol marinho pode parecer inofensivo e elegante ao mesmo tempo, mas eles têm um dente em forma de agulha que injeta veneno paralisante. Este dente é jogado como uma flecha, que é fixada na vítima e causa desorientação, paralisia e choqueNeste caso, o veneno é perigoso para o ser humano, o que o torna um molusco muito perigoso para a nossa espécie, embora nada comum.