Melhore a qualidade dos ovos de galinha

dezembro 28, 2017

A qualidade dos ovos de galinha é essencial para o faturamento dos produtores e a saúde dos consumidores, mas também permite avaliar a nutrição correta ou não das galinhas poedeiras.

Qualidade dos ovos de galinha: dicas de alimentação para galinhas poedeiras

É possível analisar a qualidade dos ovos de galinha observando a gema, a clara e a casca.

Gallinha poedeira no campo

Qualidade da gema

A qualidade da gema é revelada na consistência, cor e composição. A cor da gema varia de amarelo pálido a laranja intenso. A tonalidade depende da assimilação dos pigmentos lipídicos que compõem a dieta dessas aves.

Muitos produtores usam substâncias ou rações sintéticas específicas para alcançar a cor preferida pelos consumidores. A cor preferida vai depender de cada cultura, mas geralmente associamos uma cor mais intensa com o ovo mais “natural”.

A combinação sintética é geralmente composta de zeaxantina, luteína e capsantina em diferentes proporções. Esses suplementos podem ser complementados pela introdução de milho ou alfafa na dieta do galináceo.

A consistência da gema depende principalmente da permeabilidade da membrana vitelina. A nutrição das galinhas geralmente não influencia diretamente essa permeabilidade, mas os seguintes fatores são determinantes: condições de armazenamento, idade da galinha poedeira e tempo desde a postura ao consumo.

Manchas na gema

Um dos aspectos mais importantes da composição da gema é a presença de pequenas hemorragias. Essas manchas de sangue são formadas durante a ovulação e aparecem na superfície da gema e, quando oxidadas, assumem uma cor marrom ou branca.

A causa desse fenômeno é devido a fatores genéticos, a idade do animal e ao estresse em sua criação. Atualmente, acredita-se que a presença de substâncias tóxicas na alimentação comercial pode aumentar a frequência de manchas.

Qualidade da clara

A qualidade da clara (albumina) é determinada principalmente pela sua consistência. Os fatores mais importantes são o frescor dos ovos e a idade da galinha poedeira, embora uma boa alimentação comercial também seja fundamental e deva conter níveis e fontes adequadas de proteínas.

As farinhas de carne ou de favas melhoram a consistência de fontes de albumina, enquanto, por outro lado, as farinhas de colza e girassol prejudicam essa característica. Além disso, aminoácidos específicos, como a lisina, têm um efeito positivo na consistência da albumina.

No entanto, o excesso de magnésio e outros metais na dieta podem prejudicar a qualidade dos ovos. O mesmo acontece com a contaminação por vanádio, que pode ser combatida por doses controladas de ácido ascórbico.

Qualidade da casca

Em relação à cascao único aspecto que pode ser modificado com a alimentação da galinha é a espessura. Quase 95% da casca do ovo é composta de carbonato de cálcio, uma substância que, embora seja derivada principalmente dos ossos do animal, também pode ser estimulada pela dieta.

É por isso que você pode administrar uma dose extra de cálcio junto com a ração para galinhas poedeiras. Recomenda-se acompanhar o cálcio com fósforo inorgânico para favorecer a reposição óssea dos animais.

Por outro lado, devemos notar que a dieta das galinhas poedeiras deve conter necessariamente vitamina D3, essencial para promover a calcificação óssea e melhorar a densidade da casca.

Galinhas de granja

Qualidade dos ovos: cuidados na gestão e medicina preventiva

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a medicina veterinária preventiva permite manter o animal saudável e melhorar sua produtividade. Nesse sentido, é essencial respeitar a vacinação periódica contra a síndrome de queda de postura, bronquite infecciosa e doença de Newcastle.

Em relação ao manejo dos animais, o ideal é minimizar o estresse em sua educação. Para esse fim, as mudanças repentinas no habitat e iluminação e a super população no ambiente devem ser evitadas, bem como é preciso manter uma regularidade de horários e frequência para a coleta de ovos.

A qualidade dos ovos também é determinada pelos seus efeitos sobre a saúde do consumidor. Atualmente, há uma tendência para a compra de ovos com qualidades nutricionais privilegiadas:  alta concentração de ômega 3, vitaminas e ácido fólico.