Como cortar as unhas de um cachorro de forma segura

Março 4, 2018

Unhas muito longas são desconfortáveis, sujas e podem infeccionar ou encravar. Além disso, podem gerar dificuldades na hora de correr e brincar. Portanto, aprenda a forma mais segura de cortar as unhas do seu cão.

A saúde de todo animal deve ser acompanhada regularmente. Da mesma forma que uma pelagem descuidada pode levar a doenças cutâneas e ao surgimento de parasitas, unhas muito longas ou mal cortadas podem afetar o bem-estar do nosso animal de estimação.

Ferramentas e preparação

Para poder cortar as unhas do seu cão corretamente, você precisará do seguinte:

  • Um cortador de unha especial para cães. Existem vários tipos no mercado, alguns são em forma de alicate, outros em forma de tesouras, guilhotinas, etc.
  • Pequenos prêmios que alegrem o animal. Será muito mais fácil cortar as unhas do seu cão se ele associar a atividade a algo agradável.
  • Caso as unhas sejam muito curtas, pode haver sangramento. Recomenda-se ter em mãos algum tipo de solução antisséptica ou adstringente que permita pará-lo. Mas não é “normal” sangrar. Se as unhas de seu animal estão sangrando, é porque você as está cortando da maneira errada.

Os diferentes tamanhos de cortadores se adequam ao tamanho do cão. Por exemplo, aqueles que se parecem com os que temos em casa são para raças menores. Os em forma de alicate, por outro lado, são indicados para raças maiores.

Familiarize seu cão com os cortadores de unha

O aspecto intimidante dessa ferramenta pode assustar seu cachorro nas primeiras vezes. Recomenda-se acostumar o animal com a presença do cortador de unhas. Podemos fazer com que ele se familiarize aproximando o cortador de suas patas ou tocando suas unhas para ver como ele reage. Você pode abrir e fechar o cortador para que ele ouça o barulho e não se assuste nas próximas vezes.

Pessoa segurando a pata de um cachorro

A chave é agradar o cão com carícias e prêmios até que ele perceba que não tem nada a temer. Cada animal é um mundo, então o tempo de adaptação ao cortador de unhas pode variar. Uma vez que ele esteja acostumado, você pode começar.

É aconselhável ir ao veterinário para saber se o modelo do cortador é o adequado para o corte. Embora não seja a tarefa mais difícil do mundo, não queremos causar nenhum dano a nosso cão.

Como cortar as unhas do seu cão

O primeiro passo na hora de cortar a unha do seu animal é localizar a parte viva da unha. No caso dela ser branca, a parte viva será rosa. Se for preta, a parte viva será cinza. Precisamos ter cuidado para não cortar além dessa parte, ou a unha sangrará.

Não se deve cortar a menos de dois milímetros dessa área. Caso sangre, tranquilize o animal e utilize a solução antisséptica que você deve ter em mãos.

Dicas para cortar as unhas do seu cão

Respeitando essa indicação, o resto do processo é bastante similar ao do corte de nossas unhas. O fato determinante, nesse caso, é a reação do nosso cão. Se perceber que ele está inquieto ou que ele vai tentar morder, recomenda-se levá-lo a um especialista.

A importância das unhas bem cuidadas

As unhas muito longas são desconfortáveis, sujas e podem causar vários problemas, tanto para os animais quanto para as pessoas. A manutenção adequada é essencial para garantir a higiene do nosso animal de estimação. Entre os problemas mais comuns relacionados às unhas mal cuidadas estão:

  • Risco de infecções. Depois de um dia agitado, seja dando passeios no campo ou na cidade, é normal que se acumulem germes nas unhas. Os cães, como qualquer animal, tendem a se coçar regularmente. Uma ferida causada por unhas sujas e longas é perigosa tanto para nosso cão quanto para os dos outros.
  • Risco de encravamento. As feridas causadas por unhas encravadas são dolorosas e, considerando o contato contínuo que as patas têm com o solo, ficam propensas a se infectar também.
  • Dificuldade ao correr, andar ou pular.
Recomendados para você