Como cuidar de um gato sem pelo

Essas raças são, logicamente, delicadas, por sua falta de pelos no corpo. É preciso prestar atenção especial a sua alimentação, à temperatura ambiente e ao sol, entre outras questões.
Como cuidar de um gato sem pelo

Última atualização: 23 junho, 2018

Os gatinhos quase sem pelo se popularizaram nos últimos anos e muitas pessoas optam por tê-los como animal de estimação. Mas ainda que seu aspecto possa dar uma impressão de falta de proteção, estamos falando de felinos saudáveis e fortes. No entanto, eles requerem algumas atenções específicas. Por isso, vamos lhe contar como se deve cuidar de um gato sem pelo.

Considerações sobre os gatinhos sem pelo

Na verdade, essas raças felinas possuem uma camada muito fina de pelos, quase imperceptível ao tato e ao olho humano. Além disso, são gatinhos inteligentes e curiosos, mas que preferem viver na tranquilidade de um lar.

Mesmo que a escassez de pelo se dê de forma natural nos gatos por conta de uma mutação genética, a influência do homem na criação de raças diferentes de felinos domésticos também foi muito importante.

gatos sem pelo

Entre essas raças, podemos citar:

Chaves para cuidar de um gato sem pelo

A higiene e a alimentação são dois assuntos fundamentais para fazer com que seu gato sem pelos viva feliz e sem grandes problemas. Mas, sobretudo, se você quer cuidar de um gato sem pelo, deve procurar sempre um lugar onde o frio seja uma palavra desconhecida.

A temperatura ideal para que o animal fique à vontade e sem perigo de resfriados não deve ser inferior a 22 ºC. E é claro que ele não deve dormir fora de casa. É um animal para ficar dentro de casa, sem dúvidas.

Gato elfo

Sobre a alimentação, é o veterinário que saberá indicar com precisão qual é a mais adequada para seu amigo sem pelo. Geralmente, é apropriada uma combinação de alimentos úmidos com semiúmidos e secos.

Ele deve ter à disposição também sempre água limpa e fresca. Isso porque ele sua bastante (transpira da mesma forma que os humanos, por ter menos pelos) corre risco de desidratar.

Se você quer cuidar de um gato sem pelo de maneira adequada, deve estar atento a sua alimentação e higiene, e procurar sempre proporcionar-lhe um lugar onde não passe frio.

Precauções com a pele dos gatinhos pelados

Cuidar de um gato sem pelo requer prestar muita atenção a sua pele. Você deve levar em conta que ela produz sebo ao suar. Por isso, é essencial que o gatinho se acostume desde pequeno a tomar banho pelo menos uma vez a cada 20 dias.

O veterinário deverá indicar o xampu mais indicado para dar banho em seu bichinho. De todas as formas, antes de usá-lo, faça um pequeno teste para ver como a pele sensível do seu animal reage. Jamais use produtos para humanos ou outros animais, como cães.

Sphynx gato sem pelo

Não permita que seu animal se exponha ao sol durante muito tempo. A falta de pelos lhe predispõe a sofrer insolações, queimaduras, irritações e, inclusive, câncer de pele.

Por outro lado, lembre-se de manter a cama e os espaços que o animal utiliza limpos. Assim, você evitará que ele tenha sujeira na pele ou que se infecte com bactérias, fungos ou vírus.

Considere também que, por mais que tenha falta de pelos, os parasitas – tanto internos quanto externos – não deixarão de atacá-lo. Por isso, o calendário de desparasitação e vacinação deve ser cumprido à risca.

Cuidados com os olhos, orelhas e unhas

Como você pode perceber, ter um animal de estimação “da moda” requer um esforço extra. O importante é que você tenha a disposição e a responsabilidade de assumir os cuidados especiais que seu amigo pelado requer.

Outro assunto que você deve controlar é o estado de seus olhos. Preste atenção se estão com lágrimas ou coçando. Como tem poucos cílios ou quase invisíveis, é muito fácil que entre sujeira nos seus olhos e que isso provoque uma infecção. Você pode comprar soro fisiológico para limpar e tirar as remelas.

As orelhas são outro ponto que você deve levar em conta em um gato sem pelos. Você terá que usar constantemente produtos especializados para eliminar a sujeira e a cera acumulada. Confira, também, suas unhas, já que acumulam gordura. Além de limpá-las regularmente, é preciso mantê-las curtas.

Lembre-se de que esse gatinhos acumulam muita sujeira nas orelhas. Você deve pingar soluções de limpeza específicas, que podem ser encontradas em clínicas veterinárias, para tirar a cera acumulada. Diante de qualquer dúvida sobre como cuidar de um gato sem pelo, não deixe de consultar o veterinário.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.