Como cuidar dos dentes de um gato

· maio 6, 2018
Os gatos não podem escovar os dentes, por isso é conveniente ajudá-los e, até mesmo, levá-los ao veterinário especializado. Se necessário, ele fará uma limpeza aprofundada.

Você sabia que os gatos podem vir a sofrer de várias doenças bucais devido à falta de higiene? E, claro, uma vez que eles não podem escovar os dentes sozinhos, os proprietários é que devem cuidar disso. Saiba mais a seguir.

Cuidar dos dentes do gato: escovação

É o melhor caminho, embora também seja o mais complicado, para evitar que o seu animal sofra de gengivite, mau hálito, acúmulo de placa ou queda dos dentes. Não se esqueça de que é sempre melhor prevenir do que remediar e que você deve ter paciência para atingir seu objetivo.

Escovar os dentes de um gato pode ser uma missão impossível se você não acostumá-lo desde filhote, mas isso não significa que, se o seu animal de estimação for um gato adulto, você deva desistir de tentar desenvolver este hábito tão benéfico.

É essencial que o animal encare isso como uma brincadeira, algo agradável e divertido, caso contrário, ele não “cooperará” e isso vai dificultar muito a sua tarefa. Uma escovação regular garantirá uma boa saúde bucal e, em lojas de animais, você poderá comprar os materiais certos: escova, creme dental ou um dedal.

É muito importante que você não use creme dental de humanos, pois entre seus componentes está o flúor, que é tóxico para gatos. Creme dental para gatos – e para animais de estimação em geral – poderão ser engolidos sem problemas, além de terem um sabor aceitável para eles.

Gatinho mordendo escova de dentes

Antes de introduzir a escova na boca de seu felino, você poderá fazê-lo provar o creme dental e, assim, acostumá-lo ao sabor que ele tem. Você também poderá lhe dar uma escova para brincar por um tempo, para ele ir se familiarizado com ela, para que não a veja com uma ameaça.

Nos dias anteriores à escovação, tente também tocar suavemente os dentes de seu pet com os dedos ou com a escova, sempre como se fosse uma brincadeira. Pouco a pouco você conseguirá fazer o gato abrir mais a boca e permitir que esse novo elemento seja introduzido em sua rotina.

Fale em voz baixa, diga palavras dóceis… Nunca grite, persiga-o pela casa ou fique nervoso, pois o animal irá se esconder ou se tornará agressivo. Crie um ambiente amigável em todos os momentos. Não se esqueça dos carinhos e das recompensas.

O ideal é escovar os dentes de cima para baixo e da gengiva para o exterior, repita esse processo pelo menos três vezes por semana. Mas, na prática, se você conseguir eliminar um pouco do tártaro dos dentes de seu gato apenas uma vez por semana, já será uma conquista.

Claro, você sempre poderá optar por ir ao veterinário ou a um profissional para realizar uma limpeza profunda, no entanto, em muitos casos, isso não é recomendado devido ao estresse que causa em alguns animais.

Cuidar dos dentes do gato: alimentação

Fornecer ao nosso animal de estimação uma alimentação de qualidade e de acordo com as suas necessidades é outra maneira de cuidar dos dentes do gato e de prevenir doenças

Gato comendo patê

O tipo de ração que um pet consome está intimamente relacionado à saúde bucal do animal, pois fornece os nutrientes essenciais que fortalecem as presas e os dentes em geral.

Além disso, uma ração seca pode agir como uma escova de dentes eficaz, devido à sua consistência. Quando o gato mastiga os grãos, ele vai desprendendo a placa acumulada. Isso não acontece em gatos que consomem alimentos úmidos.

Não podemos nos esquecer que, na natureza, essa espécie rói os ossos da presa depois da caçá-la, e que esse processo gera algum atrito nos dentes que ajuda na limpeza e no polimento.

Claro, não podemos colocar toda a responsabilidade de cuidar dos dentes do gato na alimentação, uma vez que, devido à forma de mastigar do animal e ao efeito quebradiço dos grãos de ração, o efeito abrasivo não é completo.

Por outro lado, temos a possibilidade de oferecer biscoitos ou guloseimas para os gatos quando eles se comportam bem, estes têm a capacidade de limpar os dentes quase que como o alimento.

Cuidar dos dentes do gato: brinquedos e check-up veterinário

Atualmente, existem centenas de opções de brinquedos para gatos, mas nem todos têm a capacidade de melhorar a sua saúde bucal. Escolha aqueles que são feitos de materiais rústicos, como borracha natural, para que, enquanto ele estiver distraído, remova o tártaro de seus dentes.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de levar o seu animal de estimação ao veterinário regularmente para que ele possa examiná-lo completamente incluindo a sua dentição no check-up. Você também poderá solicitar uma limpeza dental para o pet, caso seja necessário.