Como dar banho em um cão sem dor de cabeça

· setembro 10, 2018

Para saber como dar banho em um cão sem dor de cabeça, especialmente se o animal estiver nervoso, você precisa deixá-lo à vontade. É necessário tranquilizá-lo e ter paciência para combater a ansiedade do cão.

Embora existam muitos cães que gostem de água, via de regra, eles correm assim que veem o dono pegando o xampu e a toalha. Se você quer saber como dar banho em um cão sem dor de cabeça, vamos te dar algumas dicas simples.

Como dar banho em um cão sem deixá-lo nervoso

Se seu cão tem medo de água, você terá que tomar precauções para evitar criar um trauma com água no animal. Estas são algumas dicas:

Enganá-lo

Talvez essa palavra tenha soado estranha para você, mas é por um bom motivo. Se você sempre tem que ficar correndo atrás dele, porque o animal percebe que você vai levá-lo, mude a tática.

Não vá ao banheiro, não prepare nada com antecedência, a menos que você o faça quando ele não estiver por perto ou não o veja. Aja como se fosse um dia normal, sente-se no sofá e espere que ele venha e procure por seus mimos.

Agora é a hora: depois de tê-lo acariciado, comece a dar banho no seu cachorro. Claro, nunca é demais dizer que você tem que fechar a porta para que ele não escape.

Cachorro tomando banho

Tranquilize-o

Agora é hora de colocá-lo no chuveiro. Nesse momento, é quando o animal ficará muito nervoso. Você deve falar suavemente enquanto acaricia o pet.

Abra a água levemente e despeje sobre a sua mão enquanto você diz que nada acontece, que está tudo bem. Passe a mão molhada sobre a cabeça do animal para ver como ele reage. Se você perceber que ele ainda está muito chateado, dê-lhe tempo. Não faça movimentos repentinos, nem force o banho. Certamente, com uma dose de amor e paciência, você pode conseguir dar banho em um cão sem grandes transtornos.

Leia também: Faz mal dar banho em uma cadela no cio?

A hora do secador

Assim que você ligar o secador, seu cão vai querer se esconder e ficará nervoso. Em vez de aplicar o secador nele logo de primeira, familiarize-o com o objeto.

Ligue o aparelho, fingindo que vai secar o seu próprio cabelo. Ou aponte-o contra a toalha com a qual você secou o animal, por exemplo. Use uma temperatura moderada e aproxime-se do bicho pouco a pouco. É melhor usar ar morno, porque o calor liberado pelo dispositivo irá tranquilizar e dar confiança ao animal.

Cachorro tomando banho

Como dar o banho

Há muitas pessoas que não sabem por onde começar a dar banho em um cão. Talvez esse não seja o seu caso, mas queremos lembrá-lo de como fazer isso.

  • Temperatura da água. Certifique-se de que a água não esteja muito fria ou muito quente. Ela deve ter uma temperatura confortável para o animal se sentir bem.
  • Comece a molhá-lo pelas costas. Não coloque água no rosto do animal de primeira ou ele vai querer fugir. Comece pelas pernas ou costas, que são áreas menos sensíveis. Gradualmente, você pode subir até o pescoço e a cabeça.
  • Faça o mesmo com o sabão. Comece com as pernas e as costas até que, pouco a pouco, você chegue à cabeça.
  • Lembre-se de limpar bem a área atrás das orelhas e tenha cuidado com os olhos. Limpe bem os genitais e área ao redor.
  • Não deixe cair água em seus ouvidos. Tenha cuidado para não molhar os ouvidos, pois isso pode causar infecções e uma área de umidade no animal muito atrativa para parasitas e bactérias.