Logo image
Logo image

Como dar comprimidos a um cachorro?

4 minutos
Como dar comprimidos a um cachorro?
Última atualização: 30 novembro, 2017

Até os bichinhos de estimação mais obedientes costumam reagir na hora de ingerir uma medicação. Levando em consideração que isso é fundamental para a manutenção do seu estado de saúde, propomos 5 conselhos de como ministrar comprimidos a um cão.

A opção mais fácil seria escolher a versão líquida do remédio. Acontece que, muitas vezes, é difícil encontrar uma maior concentração do princípio ativo no meio aquoso. Por isso, a grande maioria dos medicamentos para uso veterinário costumam ser oferecidos apenas na sua versão sólida.

É pouco provável que o animal aceite ingerir naturalmente a medicação. Por isso, foram criadas algumas dicas para facilitar a vida de muitos donos.

Como fazer para ministrar comprimidos a um cão?

O mais importante na hora de ministrar comprimidos a um cão é se certificar de que o medicamento está sendo ingerido corretamente.

Some figure

Por isso, sempre é recomendável dar uma olhada na boca do animal para verificar se o comprimido não ficou embaixo da língua nem grudou na mucosa da boca ou no céu da boca. Caso contrário, o animal pode cuspir o comprimido e o tratamento não vai surtir nenhum efeito.

O principal a se fazer para não causar mal ao bichinho é ter paciência e cuidado na hora de ministrar qualquer medicação, até mesmo,quando se pode optar por aplicar uma medicação líquida por meio de uma seringa.

Uma tentativa violenta de dar o remédio pode provocar vômitos, irritação e mudanças de humor no seu bicho de estimação. Por isso, quando alguém se sentir incapaz ou sentir medo de medicar um animal, é melhor procurar o veterinário e pedir ajuda.

Alguns conselhos de como ministrar comprimidos a um cão

1.Escolher medicamentos mastigáveis com sabor agradável

Os medicamentos mastigáveis são mais fáceis de ministrar, gerando menos trabalho para os donos e menos incômodo para os bichos de estimação. Diversos laboratórios que fabricam comprimidos lançam frequentemente versões mastigáveis com sabores agradáveis, fazendo com que você ofereça o remédio como se fosse uma guloseima.

2.Triturar os comprimidos sólidos

O tamanho dos comprimidos sólidos costuma ser a característica que gera maior dificuldade de ministrar o remédio ao cão; principalmente a cãezinhos ou filhotes.

Uma boa opção é optar por triturar ou quebrar em pequenos pedaços a medicação. A vantagem é poder ministrar mais facilmente e sem incomodar o bicho de estimação. A desvantagem está no fato de que é preciso ter muito cuidado para não desperdiçar a medicação e reduzir a dose prescrita para nosso pet.

3.Diluir ou dissolver a medicação

A grande maioria dos remédios é hidrófila. Isso significa que podem ser dissolvidos em água sem prejudicar sua composição química e seus efeitos orgânicos.

Por isso, uma das dicas mais práticas é dissolver o comprimido em água e aplicá-lo diretamente na garganta do animal com a ajuda de uma seringa esterilizada. É possível triturar o comprimido para diluí-lo mais facilmente.

A aplicação deve ser cuidadosa para não provocar vômitos, feridas ou irritação na garganta e boca do cachorro. Além disso, deve-se manter a cautela ao abrir e manter aberta a boca do animal durante a aplicação.

Se o cão tiver tendência a um comportamento irritadiço ou agressivo, é melhor adotar outro método.

4.Misturar a medicação com a comida

Uma forma muito boa de “camuflar” o cheiro pouco atrativo e fazer com que o animal consuma a medicação de maneira voluntária é misturá-la ao seu alimento.

No entanto, é necessário adicionar umidade para que o comprimido em pó se integre à comida. É possível usar latas de ração úmida para cães ou fazer um creme de arroz sem sal ou outros condimentos. Basta misturar a medicação triturada com a comida e oferecê-la ao animal.

5.Fazer com que o animal engula o comprimido

É um método polêmico. Por um lado, é o melhor a se fazer para garantir que o medicamento seja ministrado integralmente. Além disso, ele não é desperdiçado nem perde seu efeito por conta da mistura com outras substâncias.

Some figure

No entanto, muita gente considera uma forma agressiva de ministrar uma medicação. Entre outras coisas, porque pode provocar vômitos, irritação e queimação, além de irritar o cão.

Por isso, esse método não deve ser aplicado em animais que apresentam comportamento violento ou auto defensivo. Somente deve ser escolhido por donos mais experientes, que confiam no seu bichinho de estimação.

A forma de ministrar é simples. Consiste em abrir e manter aberta a boca do animal com uma mão, enquanto que com a outra empurra o comprimido para o interior de sua garganta. Em seguida, você deve obrigá-lo a manter a boca fechada 1 ou 2 minutos e conferir se o comprimido não foi cuspido.

Fonte da imagem principal: Marco Stregatto

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.