Como escolher o lugar ideal para um aquário

junho 1, 2018

Escolher o local ideal onde colocar um aquário é fundamental para aclimatar o ambiente onde seus peixes viverão. 

Um aquário não é enfeite, requer cuidados!

Não vamos negar que um aquário pode embelezar um ambiente. No entanto, não se trata só de um enfeite. Em seu interior, existem muitas vidas que merecem ser cuidadas e preservadas.

Ter um aquário requer responsabilidade. Os peixes precisam de atenção especial com sua alimentação, sua higiene e seu crescimento. Quando optamos por colocar plantas no interior do aquário, também são necessárias outras medidas preventivas.

peixe no aquário

Os peixes são muito sensíveis e demonstram facilmente as alterações favoráveis e desfavoráveis a seu desenvolvimento. É aconselhável colocar um aquário em um ambiente do lar que seja frequentado assiduamente. Assim, pode-se observar o comportamento dos peixes e reconhecer mudanças na dinâmica do aquário.

Onde colocar um aquário: cuidados com a saúde dos peixes

Um aquário é sinônimo de tranquilidade e equilíbrio. E assim deve ser o local ideal para colocar um aquário em casa ou em um estabelecimento de trabalho. Jamais se deve deixar o aquário exposto a intempéries. Os picos de frio e calor são muito perigosos para a saúde dos peixes. O ideal é preferir um ambiente ventilado e com boa incidência de luz solar.

As correntes de ar excessivas podem afetar a temperatura da água do aquário.

Luminosidade e eletricidade

A luminosidade excessiva também não traz benefícios: muita luz pode provocar uma superpopulação de algas. Isso significa um desequilíbrio no ecossistema do interior do aquário. Além disso, os raios solares em excesso podem esquentar demais a água e gerar mudanças negativas.

Outro cuidado fundamental é posicionar o aquário em um espaço onde haja pouca fontes elétricas. Não se deve esquecer que a água é o melhor condutor natural de eletricidade. Ao pingarem fora do aquário, pequenas gotas de água podem ocasionar um curto-circuito sério no local.

Posicionando seu aquário segundo o Feng Shui

O Feng Shui dá especial atenção aos aquários como um elemento harmonizador de ambientes. Mas é necessário escolher a localização ideal para desfrutar dos seus benefícios energéticos. Recomenda-se utilizar uma bússola para facilitar e não se confundir durante a operação.

Os estudiosos desta filosofia recomendam colocar um aquário do lado direito das janelas. Preferivelmente na zona norte do lar ou do ambiente de trabalho. Esta disposição seria perfeita para proporcionar boas energias ao ambiente.

Jamais se deve colocar um aquário voltado para o noroeste, pois isso pode atrair más vibrações. Principalmente no trabalho e na convivência com seu parceiro(a).

As cores adequadas

Também podemos prestar atenção nas cores dos peixes escolhidos para otimizar os benefícios energéticos. A seguir, resumimos o significado das cores para lhe ajudar nessa decisão:

  • Laranja (tons alaranjados): Prosperidade/Abundância
  • Vermelho (cores avermelhados): Riqueza/Poder/Cura
  • Preto (e marrons escuros): Autoridade/Dinheiro/Sabedoria
  • Azul: Serenidade/Bonança
  • Branco: Paz/Limpeza

Tonalidades e ambiente

É interessante harmonizar as cores dos peixes com os ambientes, criando uma unidade energética. A cor dominante deve ser a que significa o que você deseja, evitando contrastes indesejados.

aquário no inverno

Quando se busca melhorar o ambiente de trabalho, recomenda-se colocar um aquário em um ponto onde possa ser observado por todos os colaboradores. De modo que ninguém seja prejudicado ou se sinta discriminado. Os aquários também podem ser utilizados para transmitir serenidade aos pacientes. Por isso são tão comuns em consultórios odontológicos.

Higiene: cuidado-chave para complementar a localização perfeita

Um aquário também necessita outros cuidados além da localização. Principalmente com respeito à higiene.

Os peixes respiram, se hidratam e se alimentam na água. Por isso é fundamental que tudo esteja em perfeitas condições. Do contrário, não é possível manter a sobrevivência de seus pets.

O ideal é contar com um sistema de filtros próprio para o tamanho e a população do aquário. Além disso, higienizar o interior do aquário e trocar totalmente a água pelo menos uma vez por mês.

É muito importante evitar o acúmulo de comida no fundo do aquário. Essa é a principal fonte de contaminação.