Como escovar um gato?
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
O hábito de escovar um gato não é apenas uma questão de estética. Também é importante para a saúde do animal. Além disso, é uma maneira de estabelecer uma ligação afetiva com o felino.
Por instinto, os gatos tendem a se limpar lambendo o próprio pelo. Isso resulta no acúmulo de bolas de pelo na boca, que eles engolem.
Às vezes, essas bolas de pelo causam asfixia. Para livrar-se delas, o gato deve vomitar, o que é bastante desagradável para eles, por isso, os donos de gatos devem evitar esse tipo de situação.
Escovar um gato ajuda a manter seu pelo brilhante. Além disso, ajuda a eliminar o excesso de pelos do seu corpo, o que tende a minimizar a quantidade de pelo que eles liberam no espaço onde vivem.
Outra razão pela qual você deve pentear o seu gato é porque isso reduz a secreção da caspa. Essa é uma das principais causas de alergia aos gatos. Além disso, a escovação diária também ajuda a prevenir o aparecimento de pulgas ou piolhos.
Recomendações para pentear um gato
1. Escolha o melhor momento para fazê-lo. O ideal é esperar até que o gato esteja relaxado, especialmente nas primeiras vezes ou quando ele ainda não estiver acostumado a ser penteado.
- A melhor maneira de começar é fazendo carícias no animal. Devemos nos dedicar a acariciar o pelo do animal várias vezes até alternar entre a carícia e o ato de pentear.
- Os especialistas que defendem a ideia de comunicação felina recomendam que se converse com o animal. Por isso, devemos explicar-lhe que ele vai ser penteado e pedir permissão para fazê-lo.
- É muito provável que, nas primeiras vezes, o gato apenas se deixe limpar e escovar. Nesses casos, é aconselhável que o penteado tenha uma curta duração. Pouco a pouco, com a confiança adquirida, o tempo de penteamento será prolongado.
2. Use o pente correto. Para pentear um gato, você deve usar uma escova especial para felinos. Dependendo do tipo de pelos, há escovas com cerdas mais duras ou mais macias.
- Escovas de cerdas separadas são ideais para pelos longos. No caso de o pelo ser curto, a escova de borracha é a mais recomendada.
- Lembre-se de umedecer o pente, pois isso pode ajudar a evitar que o pelo se espalhe por toda a casa.
- É melhor começar a pentear a parte de trás ou as costas do gato, e depois o pescoço e a cabeça. Por fim, você deve deixar para pentear as pernas e a barriga. A última é a parte que eles menos gostam, então não é aconselhável começar por lá.
- Embora a parte do ventre e da barriga sejam as mais difíceis, não se deve deixar de escová-las. É nesta área onde os gatos tendem a se lamber mais, o que provoca as bolas de pelo em sua boca.
Uma questão de tempo e rotina
3. Estimar a duração. Não há uma medida exata de quanto tempo você deve dedicar para pentear um gato. O tempo ideal não deve ser inferior a 4 minutos.
Esse tempo é suficiente para reduzir a caspa. Assim como, é ideal para ativar o óleo natural da pele e ele deixará o pelo do animal brilhando.
Além disso, também não há um máximo de tempo. Antes de tudo, o gato deve sentir que é uma sessão de afagos, daí você pode escovar o animal o tempo que desejar.
4. Estabeleça uma rotina. Como o resto dos animais, os gatinhos são uma espécie de hábitos. Uma maneira de acostumá-lo a escovação é fazer isso todos os dias no mesmo horário.
É importante identificar o momento quando o gato está mais relaxado. Para isso você deve observar a rotina do animal; possivelmente, antes ou imediatamente depois de comer não é o melhor momento.
Banhando um gato
É costume dizer que os gatos não são seres muito chegados à água. No entanto, tudo se trata do costume.
Um gato que foi banhado desde a infância estará acostumado a receber um banho para se limpar. Por outro lado, os gatos adultos oferecem maior resistência a esse ritual.
Nesses casos, há algumas dicas que devem ser seguidas:
- Penteie seu gato antes de lhe dar banho. Isso ajuda a eliminar o pelo morto.
- Use um shampoo adequado para animais de estimação. Esse tipo de produto não irrita as mucosas.
- Use luvas de borracha. Desta forma, o gato não vai escorregar das mãos por causa do sabão.
- Seque o animal com uma toalha quente.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.