Como evitar mordidas de cães
As feridas que podem nos deixar os dentes dos cães, em alguns casos, são de bastante consideração e requerem cirurgia. Por isso, devemos evitar as mordidas de cães, seja dos nossos ou dos outros. Saiba mais sobre isso neste artigo.
Conselhos para evitar mordidas de cães
Não importa a idade que temos, se o nosso animal de estimação costuma ser tranquilo, ou se não temos cães em casa, devemos prestar atenção a estas recomendações para evitar mordidas em qualquer situação:
-
Interaja com o animal
Ainda que possa parecer estranho, a verdade é que os cães (entre outras espécies) costumam ser um pouco desconfiados com as pessoas que não conhecem. Por isso é mais frequente alguém ser mordido por um cão de outro, do que pelo próprio. Se apresentar a pessoa para o animal de forma adequada, poderá evitar problemas. Mantenha as mãos relaxadas e afastadas do animal e faça com que ele te veja a todo momento. Antes de tocá-lo, aproxime o dorso de sua mão para que ele cheire, desde que ele não esteja rosnando e nem latindo.
-
Conheça os sinais de advertência
Para evitar as mordidas de cães, é importantíssimo conhecer como é a dinâmica do animal antes do ataque. Isso quer dizer que você deverá aprender sua linguagem corporal. Antes de atacar, um cão ficará com a cauda rígida ou a mexerá lentamente de um lado para outro, levará as orelhas para trás, colocará a língua para fora e lamberá os lábios, olhará para você fixamente, rosnará e mostrará os dentes.
-
Afaste-se devagar
Se você perceber que ele está em plena atitude de ataque, o melhor que poderá fazer para evitar mordidas de cães é se afastar do animal para um lugar seguro (se possível com uma barreira entre ele e você). Mas por nada do mundo corra, porque isto piorará as coisas. Algumas vezes, pode ajudar ficar bem quieto, parado no mesmo lugar e lhe dizer com voz firme (sem gritar), que se vá.
-
Proteja-se com algum objeto
Se o cão estiver a ponto de atacar, você poderá se proteger com sua bolsa, uma jaqueta ou qualquer coisa que tenha em mãos para que seja o primeiro alvo da mordida do animal. No caso do impulso do animal te derrubar no chão, você deverá se enrolar como uma bola e proteger a cabeça com os braços. Assim evitará que ele morda em áreas onde os danos podem ser graves, como o pescoço e o rosto.
-
Pergunte ao dono sobre a personalidade de seu animal de estimação
Outro conselho para evitar as mordidas de cães é conhecer que tipo de personalidade tem o animal que está a sua frente. No caso de não ser seu cão, poderá perguntar ao dono do animal sobre o comportamento dele diante de estranhos. Se ele disser que o cão não gosta de certos movimentos ou atitudes dos desconhecidos, entenda: ninguém o conhece melhor do que ele.
-
Não se aproxime quando ele estiver comendo
Se há algo que os cães detestam, é que os incomodemos quando eles estão se alimentando. Esta reação é puro instinto e eles a herdaram dos lobos. Se ele sente que você é uma ameaça e acha que você tirará sua comida, é provável que ele queira te morder. Inclusive ainda que seja seu animal de estimação de toda a vida, nesse momento o seu cão irá mostrar os seus “lado selvagem”. Espere que ele termine de comer para se aproximar.
-
Evite situações estressantes
Muitas vezes, os cães mordem “sem querer”, porque durante as brincadeiras eles ficam muito exaltados. Quando isto ocorre, eles não têm controle sobre suas reações e talvez você puxe a orelha ou o rabo dele e, sem querer, ele morda você. Quando perceber que o animal está muito “acelerado”, reduza a atividade que estiver fazendo e deixe que ele se acalme por si só.
-
Treine o seu animal de estimação
Por último, para evitar mordidas de cães, é fundamental que o animal seja bem ensinado e saiba que isso não é correto. A educação começa a partir de 12 semanas de vida, e se você não tem tempo ou não sabe como fazer, poderá recorrer a uma escola especializada. Assim será possível prevenir ataques a sua família, amigos ou transeuntes. Não se esqueça de que um cão tem mandíbulas e dentes para rasgar e causar muitos danos a uma pessoa.
Fonte da imagem principal: Ferran Flange.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.