Como fazer uma academia caseira para gatos?

Você se atreveria a usar uma das paredes de sua casa para criar uma academia doméstica para o gato? A saúde do seu animal de estimação será favorecida por ter um deles em casa.
Como fazer uma academia caseira para gatos?

Última atualização: 22 Outubro, 2021

Os gatos precisam de exercícios físicos para serem saudáveis. Na natureza, eles podem facilmente pular, escalar e manter-se vigilantes interagindo com todos os elementos do ambiente. Em casa, isso é um pouco mais complicado e, por isso, uma academia caseira para gatos é uma ótima opção para mantê-los estimulados.

O desenvolvimento desse espaço não requer grandes conhecimentos de DIY ou um grande investimento financeiro. Fazer isso será muito simples e o felino vai gostar, então não deixe de ler.

É bom fazer uma academia caseira para gatos?

Fazer uma academia caseira para gatos não é apenas bom, deve ser um elemento básico em lares felinos. O enriquecimento ambiental no ambiente dos gatos é essencial para que esses animais desenvolvam seu comportamento natural dentro de casa.

Os gatos adoram escalar e observar de cima, bem como correr ou arranhar. Se eles não puderem realizar essas atividades, problemas como estresse, ansiedade ou comportamentos negativos irão se desenvolver no animal, como marcação de urina.

Por todos esses motivos, ter uma academia caseira para gatos é uma ótima opção se você deseja que seu animal de estimação viva feliz e permaneça física e mentalmente saudável. Lembre-se de que, afinal de contas, os gatos ainda são animais com instintos.

Um exemplo de academia para gatos.

Academia para gatos na parede

O melhor das academias caseiras é que elas podem ser feitas com elementos muito acessíveis. Basta levar em consideração a habilidade do construtor, as características do felino e o espaço disponível.

Normalmente, esses tipos de academias são construídos na parede. Dessa forma, aproveita-se a verticalidade proporcionada pela própria estrutura da casa. Além disso, recomenda-se escolher uma parede na qual um elemento de descanso possa ser colocado próximo a uma janela para que o gato possa desfrutar da vista da rua lá de cima.

São muitas as peças que você tem à sua disposição. Prateleiras, caixas de madeira (como caixas de frutas) ou cestos de vime são algumas possibilidades. É importante levar em consideração o peso do gato na escolha desses componentes, pois, por mais que estejam pregados na parede, podem quebrar e machucar o animal ao cair.

Na hora de organizar os elementos da academia de parede, é imprescindível considerar a distância entre eles para que o felino possa se deslocar de um para o outro. Portanto, antes de começar a colocar as peças, deve-se fazer um esboço. A complexidade da distribuição dos obstáculos dependerá das características do animal.

Academia caseira para gatinhos

Conforme mencionado, ao criar uma academia caseira para gatos, é importante levar em consideração como o animal é. Isso porque, dependendo disso, a academia pode ser constituída por alguns elementos ou outros.

Por exemplo, se for um gato pequeno, costuma-se usar caixas de papelão, pois suportam seu baixo peso. Além disso, você pode fazer um arranhador caseiro para colocar na parede. Para esse arranhador, você precisará do seguinte:

  • Painel de fibra de média densidade (MDF) das medidas consideradas adequadas, dependendo do espaço em que será colocado.
  • Tubo de PVC com 10 centímetros de diâmetro e cerca de 40 centímetros de comprimento.
  • Fio de fibra Cabuya.
  • Pedaços de pano.
  • Cola forte ou silicone.

A primeira coisa a fazer é cobrir o quadro com os tecidos. Lembre-se de que o arranhador será mais interessante para o gato se os tecidos forem de texturas diferentes. Após a escolha dos materiais, todo o tubo é envolto com o fio e colado. Para finalizar, as duas partes são montadas e a cola deve secar bem até o dia seguinte. Arranhador pronto!

Outro brinquedo caseiro que pode ser incluído na academia do gatinho é qualquer objeto pendurado. O felino vai se divertir muito interagindo com esses tipos de elementos que ele pode mover com sua pata. Uma das maneiras mais simples de fazer esses brinquedos é pegar uma meia, enchê-la com bolas de papel e amarrá-la a qualquer cômodo da academia a uma certa altura do solo.

Academia caseira para gatos adultos

Se o animal for adulto, pode ser necessário fazer algumas modificações em relação ao que está descrito no caso da academia caseira para filhotes. A principal mudança será substituir os elementos pouco resistentes ao peso ou reforçá-los.

Para gatos que estão envelhecendo e perdendo mobilidade, algumas mudanças também são apropriadas. Abaixar a altura das peças, aproximando-as ou colocando entre elas elementos intermediários que facilitem o acesso umas às outras são boas opções preventivas.

Além disso, em ambos os casos, você pode colocar uma almofada ou um colchão macio no local favorito do animal para que ele possa deitar e descansar sobre ela.

Academia caseira para gatos tímidos

Para aqueles felinos que não são muito sociáveis (ou que por algum motivo estão em um momento em que preferem passar mais despercebidos), mais um elemento deve ser adicionado à sua academia caseira.

Nesses casos, são necessárias caixas fechadas, que servirão de refúgio para o animal. O ideal é que essas caixas tenham duas entradas, uma totalmente aberta e outra com cortina. O resto da estrutura será mantido coberto para que o animal fique escondido.

Além disso, se dois ou mais gatos moram juntos, o ideal é que a caixa seja do tamanho certo para um único felino. Assim, quem entrar na estrutura poderá usufruir da sua privacidade e, se o outro tentar entrar furtivamente, o animal que está na caixa poderá sair sem problemas (por isso os dois acessos que foram mencionados).

Se a caixa puder ser localizada a uma certa altura, ela terá um bônus adicional para o felino. Nesse caso, uma pequena escada de parede também pode ser feita para alcançar a entrada.

Outras considerações ao construir uma academia caseira para gatos

Além dos detalhes mencionados, é aconselhável levar em consideração os seguintes aspectos:

  1. Nenhuma estrutura de papelão deve ser colocada perto de fontes de calor. Isso pode provocar um incêndio.
  2. As estruturas ou caixas de papelão não devem ser utilizadas em ambientes úmidos, visto que vão amolecer.
  3. Se o trabalho de fabricação for feito com o gato pairando por perto, tome muito cuidado com materiais pontiagudos ou tóxicos.
  4. Não é recomendado o uso de cordas ou fios com os quais o gato possa se enrolar ou ficar preso.
  5. É aconselhável cobrir algumas prateleiras com tecidos de texturas diferentes para que o gato arranhe se quiser.
Como fazer uma academia para gatos?

As academias caseiras para gatos dão ao seu animal uma ótima oportunidade de se exercitar e se divertir sem sair de casa. Além disso, também pode ser uma ótima diversão para quem vai fabricar a instalação. Claro, é importante nunca perder de vista a segurança do gatinho durante sua construção.

Pode interessar a você...
As atividades dos gatos durante o dia
Meus Animais
Leia em Meus Animais
As atividades dos gatos durante o dia

Você já se perguntou o que o seu gato faz quando você sai de casa? Conheça as principais atividades dos gatos durante o dia lendo este artigo.