Por que seu gato gosta de caixas de papelão?

janeiro 1, 2019
De onde vem essa predileção dos gatos por caixas de papelão? Descubra com a gente, a seguir!

Não importa quantos brinquedos um gato tenha, ele sempre será atraído por uma simples caixa de papelão. Mas por que seu gato gosta tanto de caixas? A resposta reside principalmente em um comportamento instintivo desenvolvido ao longo dos anos para se esconder dos predadores na natureza.

Seu gato gosta de caixas de papelão?

Estas são algumas razões que explicam o amor do seu felino por caixas de papelão:

Comportamento instintivo

Como vimos, uma das razões pelas quais seu gato gosta de caixas de papelão reside em um comportamento completamente instintivo que esses animais desenvolveram ao longo dos anos.

Esse comportamento de se esconder em lugares pequenos, permitiu que os gatos passassem despercebidos pelos predadores encontrados na natureza.

Caixas de papelão ou pequenos lugares oferecem aos gatos uma sensação de segurança. Nesse sentido, ao se esconder, eles sentem que não podem ser atacados. Por essa razão, esse pequeno lugar se torna um oásis de tranquilidade.

Além disso, eles têm mais controle do campo de visão e podem ver antecipadamente o que vem a seguir.

gato em caixa de papelão

Curiosidade

A curiosidade é um dos traços de personalidade mais marcantes dos gatos, independentemente da raça.

Essa curiosidade natural, combinada com a necessidade de se esconder, faz com que eles se sintam irremediavelmente atraídos por caixas de papelão.

Vale notar que essa curiosidade não se limita apenas às caixas, mas também a qualquer objeto, pessoa ou animal que chegue pela primeira vez em casa. O gatinho virá cheirar e verificar o que é e, se for uma caixa, entrará dentro.

Frio

O frio é outra razão pela qual seu gato gosta de caixas de papelão. Isso se explica porque a temperatura ideal para um gatinho é de entre 30 e 36 °C.

Se a temperatura for mais baixa, eles procurarão um lugar mais quente, como caixas de papelão. É importante lembrar que o papelão é um dos melhores isolantes térmicos.

Pular

As caixas também servem como um espaço ideal para saltar. De dentro, o gato será capaz de observar todos que passarem, e se algo despertar sua curiosidade, ele vai dar um bote.

Na natureza, os gatos saltam para pegar suas presas, mas no conforto de casa eles simplesmente fazem isso para brincar e surpreender.

Refúgio perfeito

Gatos são animais que naturalmente gostam de solidão. Portanto, as caixas de papelão são ideais para eles se isolarem, sejam dos seres humanos ou de outros animais.

Além disso, essas caixas são especialmente práticas quando o gatinho entra em uma situação da qual ele deseja fugir.

Nestes casos, não há lugar melhor do que o seu esconderijo favorito e onde ele sente que tem todo o controle: a caixa de papelão.

Menos estresse

Nos últimos anos, foi demonstrado que outra das razões mais importantes pelas quais os gatos preferem caixas de papelão é o estresse.

Nesse aspecto, os gatos que têm acesso a caixas têm consideravelmente menos estresse do que aqueles que não têm.

Por outro lado, as caixas não apenas deixam os gatinhos mais seguros, mas também melhoram sua ligação com o meio ambiente.

Também permitem que eles se relacionem de maneira mais positiva com outros animais e com os humanos.

gato dentro de caixa de papelão

Papelão: material para brincar

O papelão é um material que não só oferece calor aos gatos, mas também lhes permite brincar, rasgar e morder.

Essas ações são extremamente divertidas para os gatinhos. Da mesma forma, é o local ideal para afiar as unhas e alongar os músculos.

Na prática, existem muitas razões pelas quais os gatos preferem uma caixa de papelão simples a outros tipos de brinquedos.

Instinto e comportamento, juntamente com aspectos práticos, como o calor, são algumas das razões pelas quais os gatinhos adoram essas caixas.

Desde o material, passando pela curiosidade e sensação de segurança, as caixas de papelão são o esconderijo ideal para os gatos, e é nelas que eles se sentem protegidos de qualquer ameaça do mundo exterior.