Dicas para brincar com seu gato

· setembro 22, 2018
Ao brincar com o seu gato, é essencial que você tenha em mente que ele vai gostar especialmente daquelas atividades que despertam seu grande instinto de caça.

Talvez você tenha adotado um felino recentemente e queira saber como se divertir junto com ele. Brincar com seu gato é uma atividade mais do que divertida, porém apenas se você souber do que ele gosta e como agradá-lo. Então, neste artigo, vamos lhe dar algumas dicas.

Como brincar com seu gato

É verdade que os gatos se divertem com tudo o que veem ao seu lado: uma bola, um botão ou um fio pendurado no sofá. Sendo tão independente, é apenas uma questão de comprar – ou fazer – um arranhador e deixar que ele se divirta. Mas, se você quiser brincar com seu gato quando está em casa, preste atenção a estas recomendações:

  1. Identifique seu brinquedo favorito

De todos os seus brinquedos, provavelmente há um que seu animal de estimação gosta mais. Até mesmo um novo pode chamar mais sua atenção, comparado aos outros. Os mais “escolhidos” são aqueles formados por um bastão ou uma corda e algo que se move em uma extremidade.

Outra ideia que é mais interessante e divertida é fornecer uma caixa de papelão, os gatos – seja um vira-lata ou um siamês – adoram! Faça buracos em diferentes partes e tente pegá-lo enquanto ele tenta escapar ou se esconder.

  1. Dedique meia hora por dia às brincadeiras

Quando você chega do trabalho, pode estar um pouco cansado para brincar com seu gato, mas faça um esforço para pelo menos brincar com seu animal de estimação por 30 minutos. Portanto, se você passou muitas horas longe dele, ele irá adorar receber sua atenção.

Gato perseguindo brinquedo

  1. Saiba explorar suas qualidades

Você deve ter em mente que os gatos pertencem à família dos felinos, que são grandes caçadores e perseguidores. É muito importante que as brincadeiras despertem o lado mais “selvagem” que há neles, sem chegar a agressão, é claro.

Além disso, escolha brinquedos e jogos em que o animal possa ficar agachado olhando para a ‘presa’ e depois tenha que pegá-la com suas garras. Por exemplo, você pode usar animais empalhados ou ratos de plástico, mas nem precisa gastar dinheiro: com uma corda e algo em sua ponta, vocês podem passar horas brincando.

  1. Busque sua atenção

Nem todos os gatos vão procurar seus donos para brincar, a menos que sejam filhotes ou estejam muito entediados. Portanto, as pessoas têm a “tarefa” de chamar sua atenção. Como? Você pode agitar um brinquedo perto do animal, mover algo brilhante na frente de seus olhos ou fingir que encontrou uma presa.

  1. Seja delicado

Gatos não gostam de ser incomodados demais, e os seus podem ter um baixo limiar de resistência quando perturbados. Lembre-se de que o território dos felinos é sagrado. Evite assustá-lo e fazer movimentos bruscos se quiser brincar com seu gato sem problemas.

gato brincando

  1. Pare a brincadeira se ele ficar nervoso

Através do movimento da cauda, podemos identificar quando o nosso animal está de mau humor ou cansado de brincar. Se, por exemplo, ele a move como se estivesse “chicoteando” de um lado para o outro, pode ser porque está irritado.

Outra maneira de expressar sua insatisfação é se, deitado de costas, ele ‘abraça’ sua mão ou braço com as pernas da frente e de trás, e a morde ou arranha. Além disso, alguns gatos podem se tornar um pouco agressivos quando brincam; se ele mostrar suas garras, ele pode se e te machucar, mesmo sem querer.

Tenha em mente que os gatos “dizem” quando querem brincar e quando preferem fazer outra atividade de maneira calma. Nesta situação, recomendamos que você deixe o dia da brincadeira para outra oportunidade ou espere passar várias horas.

O melhor de tudo é que os gatos podem se divertir mesmo se você não estiver em casa. Assim, instale certos jogos ou brinquedos em certas áreas da casa e deixe-os apreciá-los se ficarem entediados. Desta forma, você evitará estragar sua mobília!