A elegância felina dos gatos siameses

· maio 25, 2017

Sem dúvida, é o gato mais bonito de todos, com seu corpo esbelto e claro e os grandes olhos azuis. Os gatos siameses, além de elegantes, são tranquilos, mas também muito curiosos. Quer saber mais sobre essa raça? Então continue lendo.

Gatos siameses tradicionais e modernos

gato siamês

Dentro da raça siamesa, existem duas variedades. A primeira é conhecida como “Tradicional” ou “Thai”, e é a original. Para conhecer um pouco de sua história, devemos viajar até a antiga Siam (hoje Tailândia), onde esses gatos eram animais de estimação exclusivos do rei e sua família, já que acreditavam que eram seres puros, devido a sua cor branca, sagrada na região.

Nesse país, são conhecidos como Wichien-Maat, e acredita-se que surgiram no século 16. Por serem considerados animais de alto valor e sagrados, quando uma pessoa das classes mais altas morria, um gato siamês era colocado ao lado de seu corpo para receber seu espírito. Depois disso, o animal era visto como um guardião do falecido e viva em um templo ou mosteiro, rodeado de todo o luxo que podemos imaginar.

As formas arredondadas de seu corpo e rosto, o focinho pequeno, os olhos alongados e azuis e cauda curta com ponta redonda são algumas das características dos gatos siameses tradicionais.

A variedade moderna, por sua vez, data de aproximadamente 1890. Na década anterior, exemplares de siamês foram levados de Siam para a Inglaterra e para os Estados Unidos, e tiveram contato com outras raças de felinos. Trata-se de um animal elegante e esbelto, com focinho fino e olhos amendoados, pescoço longo e fino, pelagem clara no corpo e escura nas orelhas, rosto, pernas e cauda.

Personalidade dos gatos siameses

Uma antiga lenda diz que o gato siamês se originou da paixão entre um macaco e uma leoa. Dessa união impossível, nasceram filhotes que combinavam as características das duas espécies de animais. Essa história nos ajuda a compreender perfeitamente a personalidade desse felino: é valente como um leão e ágil como um macaco.

Assim como a maioria dos felinos, são seres muito independentes. No caso do gato Siamês, ao mesmo tempo em que são fieis aos seus donos, nunca se submeterão por completo e podem até demonstrar seu agrado ou desagrado através de miados.

É um gato bastante afetuoso (demonstra carinho com frequência) e se sente muito ligado aos seus proprietários. Pode ser muito sociável e, inclusive, curioso. Esta última é a sua principal qualidade. Embora seja normal nos felinos, nos siameses, é um traço que aparece com mais intensidade. O siamês estará continuamente investigando o entorno, se existem objetos novos ou buscando coisas que chamem sua atenção.

Por outro lado, é muito ágil, devido a sua constituição física e sua musculatura. A hiperatividade e energia dos gatos siameses faz com que se pareçam com as demais raças asiáticas. Talvez ele passe horas correndo e saltando por toda casa. É muito brincalhão e alegre.

Acima de tudo, um Siamês é extremamente sociável, inteligente e vivaz. Mas atenção, também são gatos sensíveis e afetuosos, que ronronam com muita facilidade e podem escolher uma só pessoa como dono absoluto (você saberá quem é porque é a ele que o gato pede mimos e atenção).

Cuidados necessários e saúde dos gatos siameses

gato siamês himalaio

Se você está pensando em adotar um gato siamês, deve recordar que poderá levá-lo para casa quando completar três meses de idade. Antes disso, ele não terá socializado e nem aprendido tudo o que a mãe tem para ensinar. Passado esse tempo, pode ser que não se adapte ao novo lar.

Os machos são maiores e mais impetuosos, enquanto as fêmeas são mais silenciosas e dóceis. Você também deve saber que esta é uma raça muito prolífica e, durante a época de acasalamento, os miados são insuportáveis. Muitos donos optam por esterilizar o animal após a primeira reprodução.

Entre os aspectos positivos dessa raça (que pode apresentar estrabismo em seus olhos) vale a pena destacar seu pelo curto, que não requer muitos cuidados e que é limpo por natureza.