Como fazer seu cachorro ter dentes brancos
Os problemas bucais em cães são graves, pois causam muito desconforto e afetam seu dia a dia. Portanto, fazer com que seu cão tenha dentes brancos não é apenas uma questão estética, e sim diretamente relacionada ao seu bem-estar.
Alcançar esse objetivo depende de cuidados diários ao longo da vida do animal. Por isso, neste espaço você encontrará dicas para manter os dentes do seu amigo canino nas melhores condições possíveis. Não perca nada.
De que cor são os dentes de um cão?
Em primeiro lugar, a primeira coisa que você deve saber é que os cães, assim como os humanos e muitos outros animais, não têm dentes brancos e brilhantes. Ou seja, quando se diz que um cachorro tem dentes brancos, na verdade a indicação é que ele tem dentes saudáveis.
É normal notar uma coloração amarelada nos dentes desses animais. Isso não indica necessariamente que ele tenha tártaro ou má saúde bucal, é apenas uma consequência natural da passagem do tempo.
Os cachorros têm dentes muito brancos e é normal que pareçam assim até os 3 anos de idade.
No entanto, vale a pena saber quais são os sinais que indicam que seu cão pode ter um problema de saúde na boca. Isto é o que explicamos na próxima seção.
Como reconhecer problemas bucais em cães
Os sinais de que seu cão pode estar sofrendo de alguma patologia relacionada aos dentes (ou à boca em geral) são claros. A primeira é que os dentes terão uma cor amarelada, laranja ou acastanhada devido ao tártaro. Além disso, você encontrará os seguintes sinais:
- As próprias placas de tártaro, acumuladas na parte do dente que atinge a gengiva.
- Gengivas retraídas À medida que o tártaro consome o tecido, as gengivas retraem até que as raízes dos dentes fiquem expostas.
- Dentes lascados ou rachados.
- Gengivas inchadas, vermelhas ou sangrando. Assim como o anterior, a gengivite geralmente dá essa aparência às gengivas.
- Mau hálito (frutado, com cheiro de urina, etc.).
- Dentes que se movem.
- Língua pálida ou verrugas.
Como fazer seu cachorro ter dentes brancos?
Se você deseja que seu cão exiba um sorriso canino saudável e bonito, existem várias estratégias que você pode implementar. Muitas delas podem ser combinadas, então não perca o que vem a seguir.
Ofereça uma boa dieta
Este é o conselho mais básico e que você deve sempre seguir. A nutrição adequada previne todos os tipos de doenças, incluindo doenças bucais. Se o seu cão é propenso ao acúmulo de tártaro, também existem rações dentais que são mais abrasivas que o normal e ajudarão a retardar a formação dessas placas.
Escovação diária
A escovação diária é uma rotina muito eficaz para manter os dentes do seu cão brancos. Certifique-se de usar um creme dental específico para a espécie e, se possível, enzimático.
Existem muitos tipos de escovas, mas se o seu cão não as tolerar, você pode utilizar outros objetos, como dedais para limpar com a mão, brinquedos mastigáveis que permitem colocar a pasta de dentes nelas, etc.
Fornecer snacks dentais
Os petiscos geralmente vêm como sticks e outras formas que tentam evitar que o cão os engula inteiros e tenha que mastigá-los. Escolha aqueles que sejam do tamanho certo para o seu cão e tenham uma composição que seja realmente benéfica para a saúde bucal.
Use enxaguantes e sprays
Alguns cães não toleram bem a escovação, principalmente aqueles que não estão acostumados desde filhotes. Para eles existem outras opções, como sprays dentais ou enxaguantes bucais. São fáceis de aplicar e mais confortáveis para cães que já apresentam alguma patologia que lhes cause dor.
Estes produtos ajudam a prevenir a formação de tártaro (embora não o eliminem) e a melhorar o hálito do cão.
A importância do veterinário
Para finalizar, lembre-se sempre de que o melhor conselho que você encontrará aqui para garantir que seu cão tenha dentes brancos e saudáveis é fazer check-ups regulares com seu veterinário de confiança. Em consulta, você receberá conselhos para o caso específico do seu cão.
Além disso, é bom que de vez em quando você solicite uma limpeza dental. Neste procedimento, o animal é sedado e todas as placas de tártaro são removidas por meio de lixamento do esmalte.
De qualquer forma, lembre-se de que a cor natural dos dentes de um cão não é branca, mas certos tons amarelados. Ainda assim, uma boca saudável é fácil de detectar, o que significa que você está fazendo certo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hennet, P. (2006). Nutrición y salud oral en el perro. Enciclopedia de la Nutrición Clínica Canina; Pibot, P., Biourge, V., Elliot, DA, Eds, 413-418.
- Pet Dental Care. (s. f.). Best Friends Animal Society. Recuperado 13 de julio de 2022, de https://resources.bestfriends.org/article/pet-dental-care
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.