Como os gatos se refrescam no calor?

Confira aqui algumas dicas para manter seu gato refrescado nesse verão.
Como os gatos se refrescam no calor?

Última atualização: 09 Janeiro, 2021

Os gatos, assim como os cães, são animais que não transpiram pela pele como nós, que utilizamos o suor como meio de resfriar o corpo. Os gatos se refrescam principalmente pela boca e pelas almofadas das patas.

A termorregulação em gatos

Cães e gatos têm uma temperatura corporal normal de cerca de 38-39 °C e 38,5-39,5 °C. Quando as temperaturas estão muito altas, como no verão, certos mecanismos de resposta ao calor são ativados.

Os gatos transpiram através das glândulas sudoríparas localizadas nas almofadas das patas. Além disso, eles também se refrescam ao manter a boca aberta, como os cães. Esse é o processo biológico que permite aos gatos permanecerem frescos.

No entanto, a respiração ofegante em gatos pode ser um sinal de muito estresse ou um problema de saúde. Se você notar uma respiração ofegante alarmante, consulte o veterinário.

Ao se limpar, além de desembaraçar os pelos, eles distribuem saliva por todo o corpo, o que reduz a temperatura corporal. Outras maneiras de se refrescar são certos comportamentos, como se esconder na sombra ou aumentar o contato com uma superfície fria.

A termorregulação em gatos

Como os gatos se refrescam no verão

No verão, quando as temperaturas são extremas, temos que cuidar dos nossos animais de estimação contra a insolação, o que pode ser muito perigoso. Devemos sempre garantir que os animais sob nossos cuidados tenham água suficiente e um local fresco para descansar.

Como os gatos não costumam sair de casa nem curtir banhos ao ar livre, podemos refrescá-los das seguintes maneiras:

  • Água sempre disponível. Os gatos são mais exigente em relação ao local onde bebem água. Eles preferem sempre água fresca, limpa e corrente. Além disso, vão preferir um bebedouro de aço inoxidável ou cerâmica a um modelo de plástico, largo e raso. Contudo, sem dúvida, eles preferem os bebedouros onde a água esteja sempre em movimento ou a água corrente de uma torneira da casa.
Como manter os gatos refrescados no verão

Outras maneiras que os felinos se refrescam

  • Ofereça ração úmidaO alimento úmido contém mais água do que o alimento seco, e os gatos tendem a gostar bastante. Não deixe os alimentos ao sol ou expostos a altas temperaturas, pois eles estragam e podem ser indigestos para o animal. Depois de um tempo, remova tudo o que não tiver sido ingerido.
  • Escove seu gato diariamente. A escovação mantém o pelo desembaraçado e a pele saudável e arejada: é uma forma de mantê-lo refrescado, pois evita que o animal acumule pelos mortos por muito tempo.
  • Se o seu gato tolerar, você pode refrescá-lo utilizando toalhas úmidas: a água na toalha terá um efeito semelhante ao suor. Porém, não faça isso com muita frequência, pois não é aconselhável que o gato mantenha a pele úmida por muito tempo, visto que pode contrair fungos.
  • Evite exercícios nas horas mais quentes. Os exercícios físicos devem ser moderados no verão, principalmente nas horas mais quentes do dia, já que o felino pode sofrer uma insolação.
  • Brincadeiras aquáticasExistem brinquedos para gatos que utilizam água. Costumam ser brinquedos que estimulam seus instintos de caça, ao mesmo tempo que refrescam.
Pode interessar a você...
4 razões para o comportamento noturno dos gatos
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
4 razões para o comportamento noturno dos gatos

Os gatos são animais complexos, e a explosão de energia que caracteriza o seu comportamento noturno geralmente chama a atenção.



  • Cathealth.com
  • Pet MD. How Do Cats Sweat?