Como interpretar o latido do cachorro?

A espécie canina possui grande inteligência e perspicácia. Os cães sempre são sagazes na hora de expressar os seus desejos e as suas emoções. Cabe ao ser humano interpretar o latido do cachorro de maneira correta.

Os cães se comunicam com as pessoas através de diversos sons. Uivos, grunhidos e latidos com diferentes sonoridades costumam ser os mais comuns. Por meio desses sons, o cão tenta expressar as suas emoções e os seus sentimentos. Para saber como interpretar o latido do cachorro, é preciso levar em consideração diversos fatores.

Nem todos os latidos significam a mesma coisa. Além disso, os uivos e os grunhidos têm também o seu próprio significado. É necessário analisar muito bem a característica do som emitido pelo cachorro para saber o seu significado.

Como interpretar o latido do cachorro, o uivo e o grunhido

Latidos

Existem vários tipos de latidos diferentes que o cão é capaz de emitir. Para interpretar o latido do cachorro, é preciso identificar muito bem as características do som emitido:

Latido do cachorro quando é curto e agudo

  • Latido do cachorro quando é curto e agudo: é um latido amigável. Geralmente, os cães o emitem para saudar alguém ou outro animal. É muito comum ouvi-lo ao chegar em casar.
  • Latido do cachorro quando é curto e de tom baixo: acontece diante do pressentimento de perigo. Os cães latem descontroladamente perante acontecimentos novos ou estranhos. O barulho de fogos de artifício ou a presença de um desconhecido em casa podem fazer com que o cão emita esse tipo de latido.
  • Latido do cachorro descontinuado: acontece quando o cão se encontra entusiasmado ou feliz demais. O animal late de maneira descontinuada, com a finalidade de que alguém o leve para fora de casa, ou que brinquem com ele.
  • Latidos repetitivos e insistentes: esses tipos de latidos são emitidos por cachorros adestrados, seja cães de caça ou de resgate. Quando um cão late dessa maneira, significa que encontrou algo.
  • Outros latidos: ao envelhecer, é normal que os cães latam com maior intensidade e com mais frequência. Isso é causado pela surdez que sofrem, tornando-se incapazes de regular os seus próprios sons.

Além dos latidos, os cães também emitem uivos para se comunicar. Existem diversos tipos de uivos.

Uivos

Geralmente, o uivo de um cão representa dor. Poder ser dor que ele está sentindo ou a dor de outra pessoa.

  • Uivo longo e contínuo: esse tipo de uivo manifesta o medo e a dor que o cachorro sente. Ele pode vir acompanhado por latidos descontínuos.
  • Uivo em conjunto com outros cães: é um sinal dado com o objetivo de marcar determinado território.
  • Gemido de um filhote: é um sinal que representa queixa. Ele está exigindo atenção e carinho.
  • Uivo por imitação: os uivos de imitação têm a finalidade de imitar outros sons. Geralmente, trata-se de sons ouvidos no momento. Sirenes, ambulâncias, patrulhas policiais, seja o que for que o cachorro estiver escutando em determinada hora. O ouvido do cachorro é muito sensível, por isso, ele é capaz de captar com facilidade outros tipos de frequências.
  • Outros uivos: alguns uivos significam também depressão e ansiedade sentidos pelo animal.

Além disso, os latidos, os uivos e os grunhidos têm o seu próprio significado.

Grunhidos

São menos comuns do que os latidos e os uivos, mas os cães também emitem grunhidos.

latido do cachorro e grunido

  • Grunhido suave, em tom baixo: é um grunhido de ameaça. O cão está exigindo espaço. Se você não o respeitar, vai ter que sofrer as consequências. Trata-se de um grunhido emitido, geralmente, na hora da brincadeira.
  • Grunhido-latido: essa mistura, em tom baixo e dirigido a outro animal, significa desconfiança. Em tom baixo, é sinal de agressividade ou para chamar atenção.
  • Grunhido irregular: é um grunhido que varia de tons de repente. É um sinal claro de nervosismo. O cão pode estar a ponto de atacar. É preciso tomar cuidado. Nesses casos, não se deve nunca olhá-lo nos olhos.

Interpretar o latido do cachorro não é uma tarefa difícil. Acontece o mesmo com os uivos e os grunhidos. Geralmente, o som emitido pelo animal sempre está relacionado com a expressão do rosto dele. Esse é outro sinal para adivinhar o que o animal está tentando expressar.

Se um cachorro emitir um som estranho ou desconhecido por um período superior a 24 horas, é bom buscar um especialista. Pode se tratar de algum problema de saúde.

O cachorro é um animal muito inteligente. Ele sempre vai encontrar a maneira ideal para revelar os seus desejos e as suas emoções.

Recomendados para você