Como jogar frisbie com seu cão?

Os cães adoram perseguir coisas e trazê-las até onde estamos e repetir todo o processo mais de uma vez. Pois bem, jogar frisbee com seu cão será uma ideia genial para que ambos desfrutem de um bom momento de diversão juntos. Quer saber como fazer? Então tome nota destes conselhos.

Jogar é uma palavra simples, mas quando se trata de lançar algo e esperar que seu cão o traga até você, a coisa parece se complicar um pouco mais. Para jogar frisbie com seu cão, você precisará seguir os conselhos que daremos a seguir.

Aprenda a jogar frisbie com seu cão

O objetivo deste jogo não deve ser apenas que o cão pegue o disco e o traga de volta, mas sim que ele seja capaz de apanhá-lo em pleno ar. Você acha que seu cão será capaz de fazer isto? Com as nossas dicas, sim! Obviamente, seu cão já deve saber como ir buscar um objeto, como uma bola ou algo similar. Caso não saiba, primeiramente você deverá lhe ensinar isso, e aqui tem um artigo com o passo a passo.

Comprar frisbees específicos para cães

Os frisbees para pessoas são de um material muito duro e podem machucar o seu animal, seja se você acertá-lo com ele, seja por danificar seus dentes ao apanhar o brinquedo. Por isso, o melhor é procurar por algum modelo específico para animais de estimação, que são feitos de materiais que reduzem este risco.

Cachorro com frisbee na boca

Vale destacar que o leque de marcas a escolher é amplo, ainda que as mais famosas e reconhecidas sejam a Hyperflite, a Hero e a Aerobie, então, se você conseguir um frisbee feito com um material macio e flexível, seria o ideal.

Associe o disco com algo positivo

Não há nada melhor para treinar ou disciplinar um cão que o reforço positivo. Ainda que seu cão saiba como procurar e trazer uma bola, o frisbee será algo novo para ele. Para que o conheça e o associe com coisas positivas, faça o seguinte:

Cachorro pulando para pegar frisbee

  • Use o frisbee como comedouro por um tempo, por pelo menos uma semana. Coloque sua comida nele e deixe que ele coma, pois logo ele irá se acostumar a ver e a relacionar o objeto com algo que ele ama fazer: comer.
  • Esfregue uma salchicha ou um pedaço de carne no disco e faça com que seu cão o procure, já que o cheiro o atrairá.
  • Dê-lhe uma recompensa. Qualquer ato ou intenção de apanhar o disco deverá ser recompensado, pois não há melhor motivação. Inclusive, se ele quiser tirar de você o disco, isso também é algo positivo. Dê a ele seu prêmio!
  • Não o incite a deixar cair o disco, mas sim utilize outro disco para tentar fazer com que ele solte o que já tem.

Role o disco no chão

Para jogar frisbee com seu cão, você deve fazer com que o animal se acostume a ver o disco. Ao invés de lançá-lo ao ar logo de cara, que pode ser algo mais difícil para ele, é melhor que você role o disco no chão e que o animal corra atrás dele. Depois de colocar isso em prática e o cão dar indícios de ir pegar, tente lançar uma vez o disco no ar e, depois, novamente role o objeto no chão. Assim o animal irá se acostumando.

Motivação

Se estabelecer esta brincadeira como parte da rotina e a reforçar com motivação e coisas positivas, é provável que chegue a um ponto onde o animal deseje tanto o frisbee que já não esperará até que ele caia no chão, mas que salte para apanhá-lo. Só tenha paciência e confiança na inteligência de seu animal de estimação, pois poderá demorar mais, poderá demorar menos, mas ao final ele o fará.

Apenas se lembre de que: o reforço positivo é a chave. Não se desespere e em nenhum momento grite ou castigue o seu cão. Se isso ocorrer, abandone o treinamento e tente novamente em outro dia, é que jogar frisbie com seu cão não será uma tarefa simples a princípio, mas com amor e carinho, sim, você poderá conseguir.

Recomendados para você