Como preparar um espaço para seu cavalo?

Preparar um espaço para seu cavalo vai bem mais além do que proporcionar somente pasto, comida e água. Estes animais possuem necessidades especiais para atingir o desenvolvimento ótimo de sua espécie. Trata-se de poder cumprir com as expectativas de seu proprietário, amazona, dono ou amigo.

Os benefícios de ter um cavalo

Adquirir um cavalo é investir não somente em espairecimento, diversão e mobilidade. Estes animais são excelentes para auxiliar no desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Também na recuperação de acidentes com consequências motoras.

Além disso, muitas atividades físicas podem ser desenvolvidas na companhia dos equinos. A equitação é a mais conhecida e possui diversas modalidades para competição, oficiais ou não.

Belos cavalos alinhados

No entanto, antes de comprar ou resgatar um animal deste porte, é importante se informar. É importante conhecer os principais cuidados com sua saúde e preparar um espaço para seu cavalo da melhor maneira possível.

Como preparar um espaço para seu cavalo?

Uma triste realidade é a quantidade de equinos maltratados ou mortos diariamente graças à exploração desumana de sua força de trabalho. A utilização inconsciente de animais em circos, corridas, jogos, transporte de pessoas e carga é intolerável. E representa um risco importante para a saúde e a sobrevivência de muitas espécies.

Por isso, os princípios da posse responsável não se aplicam somente aos animais de estimação domésticos de pequeno porte. Os donos de equinos e animais de grande porte devem atender às necessidades básicas para o desenvolvimento saudável de um cavalo e tomar os devidos cuidados em sua criação.

Os 4 cuidados fundamentais na criação de um cavalo

  1. Alimentação adequada e hidratação reforçada

Assim como todos os mamíferos de grande porte, os cavalos precisam de uma hidratação reforçada para manter seu metabolismo ativo e sua resistência física. Especialmente, levando em conta que os campos apresentam temperaturas elevadas durante o verão. É necessário, portanto, fornecer permanentemente água fresca e limpa.

A alimentação deve ser adequada ao tamanho, idade e atividade do animal. Um cavalo criado no campo pode pastar mais de 15 horas por dia. Isso se deve ao fato de que seu sistema digestivo precisa de um fornecimento de forragem elevado para funcionar corretamente.

O espaço para seu cavalo deve contar com uma área específica para alimentação e hidratação. E se deve trocar a água 2 a 3 vezes por dia, evitando o acúmulo de resíduos e sujeiras no líquido.

Além disso, a criação de um cavalo em ambientes reduzidos ou controlados deve levar em conta a quantidade de forragem proporcionada. Os alimentos devem ser guardados em um ambiente seco e protegidos do excesso de luz solar, para conservar sua qualidade e frescor.

  1. Espaços secos para descansar e conviver

Os cavalos preferem lugares secos para descansar ou dormir durante a noite e o dia. O espaço para seu cavalo deve contar com uma área quente e seca. Isso para que ele se sinta confortável e seguro para se recompor e se preparar para suas atividades.

Outro aspecto importante no desenvolvimento saudável de um cavalo são os momentos de interação e convivência com seus semelhantes. Por isso, é necessário reservar um espaço para a convivência dos animais ou levá-los a um lugar onde possam ser integrados.

  1. Espaço para cuidados estéticos e de higiene

Os cavalos precisam de muitos cuidados com sua higiene. Especialmente com a pelagem e os cascos. Seus pelos requerem escovação, cortes e banhos periódicos para se manterem belos e saudáveis. Os cascos devem ser igualmente limpos, com cuidado, para não machucar o animal.

O espaço para seu cavalo deve contar com um lugar apropriado e protegido para a limpeza periódica do animal.  É uma regra válida para todos os tipos de estábulos, independentemente do tamanho.

  1. Proporcionar carinho e afeto

É necessário entender que os cavalos requerem atenção e carinho. O mesmo que os animais domésticos pequenos. São animais sensíveis, delicados, inteligentes e sociáveis. Por isso merecem ser tratados com nobreza e dignidade.

Cavalos correndo livres

Reservar tempo para proporcionar carinho e afeto é parte indispensável do trabalho de planejar o espaço para seu cavalo. É recomendável pensar em um lugar onde os humanos possam conviver comodamente com os animais.

Assim como todos os animais domésticos, os cavalos também devem visitar periodicamente um veterinário.  É preciso fazer os devidos exames para averiguar seu estado de saúde. O mais aconselhável é que o espaço para seu equino inclua um ambiente específico onde o animal se sinta seguro para ser examinado.

Preparar um espaço para seu cavalo requer conhecimento e dedicação. Por isso, pode ser uma boa opção consultar especialistas na criação destes animais para obter informações.

Fonte da imagem principal: Paco

Recomendados para você