O Percheron: o Sansão dos cavalos

O Percheron é uma raça de cavalos conhecida por sua resistência, força e robustez. Um animal que se destaca entre os outros pelo seu grande porte. Conhecido como o Sansão dos cavalos por sua força, hoje falaremos mais sobre ele.

História e origem do Percheron

Seu nome vem de seu lugar de origem, Le Perche, uma local perto da Normandia, na França. Ao que parece, o cavalo árabe tem muito a ver com o desenvolvimento desta raça, por isso, ambos compartilham muitas características similares.

Porém, parece que sua origem exata remonta a 1823, quando um cavalo robusto e elegante chamado Jean Le Blanc foi cruzado com uma bela égua de Le Perche. Desde então. começou-se a reconhecer esta raça como Percheron.

Cavalos Percheron

Mais tarde, durante esse mesmo século, começaram a enviar os primeiros exemplares para os Estados Unidos. Logo, ele se transformou no cavalo preferido por granjeiros e carreteiros, devido a sua força para puxar carroças. No entanto, com a chegada do trator, a raça quase se extinguiu.

Também, houve granjeiros que lutaram pela preservação da raça e, no ano de 1960, se redescobriu a utilidade deste cavalo. Então, começaram a utilizá-lo para puxar trenós e para a recreação. Logo começaram a tirar vantagem de sua elegância em desfiles.

Características físicas do Percheron

Sua elegância, seu rabo espesso e seu torso forte e robusto marcam a diferença entre o Percheron e outros cavalos. Analisemos mais a fundo as características físicas desta raça.

Altura

As fêmeas chegam a medir de 1,5 m a 1,62 m, enquanto os machos chegam a 1,70 m.

Corpo

Suas extremidades são curtas, mas muito musculosas, e os cascos em suas patas são grandes e muito fortes. O torso é robusto, grosso e firme. Suas costas são inclinadas e muito musculosas. Seu pescoço, largo, curto e forte. Definitivamente, força e robustez o definem.

Cabeça

Sua cabeça não é muito larga, porém é bem alongada, ainda que se alargue na região de seus olhos e na frente. Suas orelhas são curtas e seus olhos, grandes.

Pelo

Considera-se que um Percheron é autêntico quando suas tonalidades vão de preto a cinza. Os tons mais puros destas cores são enormemente apreciados e procurados pelos especialistas em equinos.

Peso

Há duas variedades de Percheron, um menor e outro maior. Os pequenos costumam pesar entre 500 e 800 quilos, enquanto os maiores atingem entre 700 e 1,2 mil quilos.

Personalidade do Percheron

Além de sua resistência, destacamos sua energia, inteligência, docilidade e sua perseverança como trabalhador.

Cavalo Percheron

Tudo isso o transforma em um cavalo muito procurado para puxar carruagens de passeio e para transporte de cargas. Houve tempos que inclusive eles arrastavam até micro-ônibus.

Sua obediência e facilidade para aprender, junto a sua enorme docilidade, fazem dele um cavalo perfeito para trabalhar.

Apesar de desenvolver trabalhos de força, o Percheron caracteriza-se por não perder a elegância em nenhum de seus movimentos, algo que nem todos os cavalos podem fazer.

Cuidados especiais

O cavalo Percheron não precisa de cuidados para além dos que requerem quaisquer cavalos de outras raças. Seu pelo ficará mais brilhante se for escovado diariamente, e será mais obediente se receber amor e se sentir querido. Como todo animal…

Isto é tudo o que sabemos sobre o cavalo Percheron, e que desejávamos compartilhar com você. É óbvio que não podemos ter um em casa como animal de estimação, mas agora já saberemos diferenciá-los quando formos montar um cavalo ou virmos algum espetáculo com exemplares da raça. Valorizemos mais sua elegância e seu bom uso.

Fonte da imagem principal: Marjon Kruik

Recomendados para você