Como se deve limpar os ouvidos dos cachorros?
Eles acumulam todo tipo de sujeira, podem se tornar o ambiente ideal para fungos e bactérias que causam infecções, e são um dos principais focos de mau odor no seu bicho de estimação. Por isso, no artigo a seguir vamos dar a você alguns conselhos de como limpar os ouvidos de um cachorro e evitar incômodos e doenças.
Dicas de como limpar os ouvidos de um cachorro
Algumas pessoas não se sentem entusiasmadas para limpar os ouvidos de um cachorro e procuram o veterinário ou um pet shop para que façam esse trabalho. No entanto, é possível fazer isso em casa sem problemas, poupando tempo e dinheiro (desde os ouvidos do animal não estejam infectados ou feridos).
É muito importante monitorar a higiene das orelhas do animal toda semana, sobretudo se, devido à raça, ele as têm viradas para baixo ou “coladas” à cabeça (como acontece, por exemplo, com os Cocker Spaniel).
Confira o passo a passo e os conselhos sobre como limpar os ouvidos de um cachorro:
1. Inspecione o estado dos ouvidos
É normal que eles secretem um pouco de cera e que fique acumulada sujeira nessa área. Se você observar algum material de coloração amarelada, cinza ou marrom claro, assim como sangue (coagulado ou não), leve-o ao veterinário. Se ele nunca limpou o canal auditivo, essa é uma boa oportunidade para que o especialista faça essa limpeza.
Fonte: Gabriel Garcia Marengo
2. Procure por elementos estranhos
Os parasitas, como os carrapatos, procuram se hospedar nos ouvidos dos cachorros. Lá, o bicho de estimação não “alcança” com os seus dentes. Se o seu cachorro vai para a rua, resvala na grama ou faz suas necessidades perto das árvores, é possível que você encontre também ervas, flores, ou até mesmo sementes nos seus ouvidos. De qualquer maneira, você deverá eliminá-los de forma delicada.
3. Detecte infecções bacterianas ou causadas por fungos
Quando isso acontece, os ouvidos do animal exalam um odor desagradável e pode-se perceber secreções de coloração marrom ou verde. Isso pode exigir a administração de um medicamento tópico especial. A limpeza por si só não cura e até poderia piorar o quadro do animal.
4. Use produtos especiais
Nos Pet Shops, você pode encontrar uma infinidade de produtos para limpar os ouvidos de um cachorro. Outra opção é fazer uma mistura caseira com produtos que dispõe em casa, como álcool e vinagre de maçã (combine-os em doses iguais à temperatura ambiente). Não use nenhum limpador caseiro em caso de infecção ou irritação, porque pode piorar o quadro.
5. Use algodão e água
Muitas vezes, um pouco de água morna e uma bola de algodão é suficiente para limpar os ouvidos de um cachorro. Esfregue devagar, sem exercer pressão em demasia, mas com força suficiente para soltar a sujeira do local.
6. Não se esqueça das orelhas
Depois que você tiver acabado de limpar o canal auditivo, passe para a parte externa do ouvido. Use outra bola de algodão e água morna. Tome cuidado para evitar ferir a pele, e não use álcool nem vinagre, caso ele tenha ferimentos, porque vai arder e vai ser muito difícil ele deixar que limpem seus ouvidos de novo.
6. Umedeça os ouvidos se for necessário
Consulte o veterinário, já que, em alguns casos, os cães podem produzir mais cera do que de costume e é preciso umedecer a área com um líquido especial ou água morna. Quando já estiver umedecido o canal auditivo, esfregue delicadamente a base do ouvido por 1 minuto. Com uma gaze ou algodão, limpe a sujeira que aparecer.
7. Deixe que o cachorro se sacuda
Quando terminar a limpeza, seu bicho de estimação vai querer sacudir a cabeça para eliminar todo aquele líquido ou sujeira que tenha ficado nos seus ouvidos. Deixe que ele faça isso, porque vai finalizar ele mesmo a tarefa de limpeza que você tinha começado. Apenas se afaste um pouco para que você não se suje. E não se esqueça de limpar bem o ambiente depois. Recomendamos que, para essa tarefa, você escolha a área de serviço, terraço, varanda, banheiro ou jardim.
8. Mantenha a rotina
É muito importante agendar uma limpeza pelo menos todo mês. Para não se esquecer, você pode marcá-la no calendário ou acionar o alarme no seu telefone celular. E, em caso de necessidade, antecipe a data da limpeza dos ouvidos, se o animal tiver ido ao parque mais do que de costume, tiver tido contato com a água, tiver chafurdado na poça d’água depois da chuva, etc.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.