Você sabia que o barulho da chuva afeta o cachorro?

Geralmente, os cães sentem medo quando ouvem sons intensos demais. Os trovões, a chuva, e, até mesmo, um objeto pesado ao cair podem afetá-los. Devemos nos lembrar de que os cães têm um ouvido muito sensível.

Diante de certos sons, eles reagem de uma determinada maneira. Seja sentindo animação ou medo, a verdade é que os sons lhes afetam diretamente. Por essa razão, é importante investigar por que e como um determinado som afeta o ouvido de seu cachorro.

Neste caso, vamos analisar por que o barulho da chuva afeta nossos amigos peludos.

Muitas pessoas acreditam que o que realmente assusta os cães é o temporal, os raios e os trovões. No entanto, existem casos evidentes nos quais o animal se vê afetado pela chuva.

Constantemente nos fazemos as seguintes perguntas:

cachorro correndo na chuva com seus donos

  • Por que isso acontece?
  • O que uma simples chuva faz para provocar tanto medo nos cachorros?
  • Por que a chuva afeta o ouvido do cachorro?

Antes de mais nada, é preciso estarmos conscientes de que se trata de algo normal. A maioria dos cães e demais bichos de estimação se alteram quando presenciam a chuva.

A chuva é algo normal e em muitos lugares, algo rotineiro. Tudo é questão de ajudar o cachorro a compreender que se trata de uma circunstância a mais e não uma ameaça.

Quanto mais cedo o animal se adaptar à chuva, menores problemas vão surgir para eles no futuro. Especialmente, na hora de sair para passear!

Causas que levam a chuva a afetar o ouvido do seu cachorro

É comum que um cão goste muito da água do mar, de um rio ou de um riacho. Os banhos nesse tipo de lugar dão prazer aos cães. No entanto, se você levar o cachorro para passear e começar a chover, é possível que o animal reaja de maneira alterada. Muitos cães, inclusive, ficam violentos quando sentem a chuva caindo sobre eles.

É fato que a chuva afeta o ouvido do cachorro. Isso vai acontecer mais ainda se o animal tiver uma personalidade sensível, ansiosa ou nervosa. O motivo disso é que o sistema auditivo do animal é tão sensível, que pode ficar alterado diante de um som contínuo e repetitivo, como o de uma simples chuva.

Prevenção

Para começar, é preciso tentar acostumar o animal ao fato tão comum que é a chuva. Mais ainda, se vocês viverem em uma área onde chove frequentemente. Toda vez que chover de maneira moderada, você vai poder sair com o cachorro para passear. Para isso, leve um guarda-chuva para protegê-lo. Isso vai ajudar a fazer com que, pouco a pouco, o animal se habitue ao barulho da chuva.

Se o cão se mostrar ansioso ou nervoso demais,
poderão ser implementadas outras práticas.

Uma delas consiste em você sair com o cachorro nos seus braços durante o passeio, até que ele adquira confiança o suficiente para caminhar por conta própria debaixo da chuva. Dessa maneira, o animal vai saber que conta com o apoio do seu dono e que é protegido por ele.

Além disso, brincar debaixo da chuva também pode animar o cachorro. Se o animal observar que seu dono se diverte debaixo da água que cai, provavelmente, ele mudará sua percepção sobre a chuva. Sacudir-se, saltar, rir e correr, todas essas atividades vão servir para acalmar o animal. Pouco a pouco, o cachorro vai perdendo o medo da chuva.

Como acalmar um cachorro ansioso e nervoso?

Existem muitas maneiras de acalmar um cachorro nervoso e/ou ansioso. Com certeza, isso também não é difícil. Por meio das seguintes técnicas, vai ficar mais fácil para você conseguir isso:

cão olhando para chuva triste

1. Música. É uma técnica fabulosa para relaxar o animal nervoso. A música tem efeitos impressionantes, especialmente, nos animais. Se um cachorro se mostra alterado demais, basta fazer com que ele ouça uma música instrumental cativante.

2. Feromônios. Se o barulho da chuva afeta o ouvido do seu cachorro de maneira preocupante, isso pode ser outra razão. O veterinário vai ser capaz de prescrever alguns feromônios ao animal. Eles vão ajudar a diminuir os níveis de ansiedade que estão acima do normal.

3. Brincadeiras. Brincar com o cachorro, toda vez que chover, também pode funcionar muito bem. Dessa maneira, o animal vai começar a relacionar a chuva com algo divertido. Trata-se de uma simples associação de ideias que pode mudar tudo.

4. Psicólogo canino. Existem cães que são extremamente sensíveis. Um psicólogo canino vai ser capaz de tratar de maneira eficaz esses casos mais delicados.

Lembre-se de que se o seu cachorro se altera com a chuva, o melhor que você pode fazer é ajudá-lo ao invés de reprimi-lo. Com um pouco de paciência, ele vai conseguir superar esse obstáculo e ser capaz de desfrutar da tranquilidade que precisa.

O mais importante é fazê-lo sentir que conta conosco tanto para receber carinho quanto para garantir a sua segurança.

Recomendados para você