Como tirar pulgas de um cachorro?

Se você está se perguntando como tirar as pulgas de um cachorro, saiba que pode combinar remédios caseiros com produtos veterinários. Aqui você aprenderá como fazer isso.
Como tirar pulgas de um cachorro?

Última atualização: 12 janeiro, 2022

Encontrar pulgas no animal doméstico (ou na própria casa) costuma ser motivo de alerta, e por um bom motivo: se não for controlada, a praga pode se tornar impossível de combater. A primeira coisa que você provavelmente deve estar se perguntando nesse cenário é como tirar as pulgas de um cachorro.

A pulga canina (Ctenocephalides canis) é um inseto da família Pulicidae que parasita cães e se alimenta de seu sangue. Os perigos de sua infestação vão além da mera coceira produzida por sua picada. Portanto, neste artigo você encontra informações para se livrar delas e dizer adeus à infestação de forma segura e duradoura.

Como tirar as pulgas de um cachorro?

A picada da pulga produz uma coceira leve no cão, mas o maior perigo que esse parasita representa para a vida do animal é que ele é um hospedeiro intermediário da tênia canina (Dipylidium caninum), um cestódeo que se aloja em seu intestino. Portanto, livrar-se das pulgas é essencial e urgente. Aqui estão algumas técnicas eficazes para isso.

Remédios caseiros para pulgas

Se a infestação no animal não for muito grave, você tem a possibilidade de usar remédios caseiros que vão espantar as pulgas. Aqui estão alguns dos mais usados:

  • Vinagre: em uma tigela, misture 1 parte de vinagre com 3 partes de água. Em seguida, massageie seu cão com a mistura e esfregue bem entre o pelo e a pele. Você verá as pulgas fugirem, pois o cheiro forte do vinagre é desagradável para elas.
  • Limão: esse cítrico também exala um odor insuportável para pulgas. Nesse caso, acrescente o suco de um limão a um litro de água e ferva a mistura com o restante da fruta. Feito isso, deixe descansar por 8 horas e aplique diretamente no cão com um pano ou borrifador.
  • Sabão de lavar louça: misture um copo de álcool com 2 copos de água quente, e a essa mistura acrescente algumas gotas de sabão. Use-o como xampu e enxágue muito bem.
  • Óleos essenciais: os extratos de eucalipto, lavanda, tomilho e alecrim também têm efeito repelente contra pulgas. Você pode adicionar algumas gotas a cada banho para seu cão.
  • Infusões: algumas ervas têm o efeito mencionado na forma de infusão, como a camomila e a casca de cedro. Depois de esfriar, borrife essas infusões no pelo do cachorro.
  • Levedura de cerveja: pode ser adicionada à ração do cão ou à mistura para o banho. Esse ingrediente muda o odor corporal do animal para um odor que repele as pulgas.

Sempre que você usar qualquer um desses remédios caseiros, certifique-se de que as misturas não entrem nos olhos, na boca, no nariz e nas orelhas do cão. Exceto no caso do limão e das infusões, enxágue bem o cão após a aplicação e use um pente antiparasitário logo em seguida para tirar as pulgas e seus ovos remanescentes.

Uma pulga vista sob uma lupa.

Como tirar pulgas de um cão com produtos veterinários

Uma ampla gama de produtos veterinários para infestações é comercializada no mercado, muitos deles específicos para pulgas. Muito provavelmente, a clínica irá prescrever um spray antiparasitário (como o Frontline), que tem ação repelente e preventiva ao mesmo tempo.

Pipetas e colares usados para a prevenção também servem como tratamento para uma infestação.

Em qualquer caso, o ideal é consultar o seu veterinário de confiança assim que descobrir uma infestação por pulgas no seu cão. Na verdade, antes de experimentar qualquer remédio caseiro, é necessário certificar-se de que ele não interferirá no tratamento clínico. O mais seguro é que o seu veterinário prescreva um tratamento que inclua uma combinação dos vários remédios mencionados.

Eliminar as pulgas de casa também é importante

Como você pode ver, é fácil descobrir como tirar as pulgas de um cachorro. No entanto, esses insetos têm um ciclo de vida curto, então as infestações podem reaparecer se eles não forem removidos de casa também.

Os ovos da pulga caem em superfícies e pisos e podem permanecer lá por meses, esperando para eclodir quando as condições ambientais ideais para o seu desenvolvimento estiverem reunidas.

Se esses parasitas não tiverem como se instalar no hospedeiro, eles morrerão ou deixarão o local. Esse é o momento de limpar completamente a casa. Para fazer isso de forma eficaz, siga estas etapas:

  1. Aspire todos os tapetes, superfícies e cantos: lembre-se de que as larvas escolhem pontos escuros e úmidos da casa para se reproduzir. Não deixe um cantinho sem aspirar.
  2. Após cada sessão de aspiração, retire o saco e jogue fora: dessa forma, adultos e larvas não conseguirão sair do aspirador e reinfectar a casa.
  3. Lave todos os tecidos da casa a 60° C: roupas, lençóis, cortinas e tapetes se possível.
  4. Esfregue pisos e superfícies com produtos específicos: a água sanitária é uma boa opção, mas se seu piso não tolerar, existem sabonetes especializados em repelir parasitas e destruir ovos. No entanto, primeiro informe-se sobre sua toxicidade para animais e humanos.
  5. Mantenha essa rotina por cerca de 2 semanas: como é o tempo médio de desenvolvimento das pulgas desde a eclosão, será necessário fazer essa limpeza profunda por um longo período, pelo menos 12 dias. Caso contrário, você pode ter um problema novamente em um futuro próximo.
Um cachorro se coçando por causa das pulgas.

Vendo a rapidez com que as pulgas são eliminadas do corpo do cão, talvez todas essas medidas pareçam exageradas. Mas não se confunda: os insetos adultos que você vê pulando sobre seu cachorro ou carpete são apenas uma parte do ciclo de vida desse parasita. Se você não quiser combater esse problema repetidamente, procure um veterinário e siga todos os passos que ele recomendar.

E, claro, não se esqueça de que prevenir é a melhor forma de não passar por esses incômodos. Mantenha o calendário de vacinação e desparasitação de todos os seus animais atualizado, pois assim você e eles terão saúde e paz de espírito.

This might interest you...
Como eliminar pulgas em gatos recém-nascidos?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Como eliminar pulgas em gatos recém-nascidos?

Pulgas em gatos recém-nascidos são um problema sério que deve ser tratado imediatamente e com cuidado. Aprenda aqui como removê-las.



  • Boreham R. E., Boreham P.F.L., Dipylidium caninum: life cycle, epizootiology and control, in Cont. Comp. Educ., 12 (5), pagg. 667-676, 1990.
  • OLIVEIRA, A. C. D., MACHADO, J. D. A. C., ANTÔNIO, N. S., & NEVES, M. F. (2008). Ctenocephalides canis e Ctenocephalides felis: revisão de literatura. Rev Cient Eletr Med Vet11, 1-5
  • Marrero, L. G., & Fernández, Y. E. S. (2010). Caracterización y control de especies de pulgas de importancia veterinaria para la salud animal y pública. REDVET. Revista Electrónica de Veterinaria11(6), 1-18.