Como tratar as náuseas do meu cachorro

Como tratar as náuseas do meu cachorro

Última atualização: 02 Julho, 2017

É muito comum estarmos sentamos no sofá e, de repente, nosso cachorro começa a sentir náuseas. Nos preocupamos, porque pensamos que talvez ele não esteja conseguindo respirar, que queira vomitar e que possa ser algo mais grave. Neste artigo, vamos falar para você como podemos diferenciar as náuseas, o porquê de os cães sentirem isso, e o que fazer para ajudar o seu animal.

As náuseas são causadas por um movimento de contração do abdômen. Quando isso acontece, o estômago começa a trabalhar para expelir o conteúdo que o animal está rejeitando, através do vômito.

Por que os cães sentem náuseas?

Autor: LuAnn Snawder Photography

As náuseas são uma tentativa de vomitar, mas isso nem sempre acontece. Pode haver vômitos sem a ocorrência delas. Além disso, existe a sensação de vômito sem que haja vômito. Os motivos que levam o seu animal de estimação a senti-las são:

  1. É possível que tenha vomitado e que o seu estômago esteja vazio. No entanto, alguns poucos restos de comida lhe fazem sentir esse incômodo.
  2. Talvez esteja sofrendo uma dilatação do estômago.

Quando as náuseas vêm acompanhadas de vômitos, podem ser mais graves. Às vezes, podem ser um sinal de alguma lesão interna e devemos prestar atenção a isso.

Como saber se são náuseas ou tosse

As náuseas e a tosse são muito parecidas, e para ajudar o seu cão, é preciso saber distingui-las. Às vezes, a espuma expelida pela boca do cão é fruto do esforço de tossir, e não vômitos, como muitas vezes pensamos.

Uma das maneiras mais fáceis para diferenciar uma da outra é através dos sons. A tosse emite um som rouco e seco, enquanto que as náuseas emitem um som que sai da garganta e que expele mais saliva.

Além disso, é importante saber diferenciar as náuseas da regurgitação. Embora que, nos dois, ele tenta expulsar algo do estômago, a regurgitação acontece sem que o animal sinta náuseas e sem movimentos bruscos abdominais.

O que fazer se o seu cachorro sentir náuseas

Sabendo as causas e como diferenciá-las de outros desconfortos, é preciso colocar mãos à obra e ajudar o nosso animal de estimação. Como dissemos, aquelas que vierem acompanhadas de vômitos são as mais perigosas, por isso, nos concentraremos nelas.

Autor: Christine und David Schmitt

Estes são os passos que devem seguidos:

  • Tente descobrir por que isso está acontecendo. Talvez isso só aconteça quando ele come algo que não faz parte da sua alimentação. Se você vir que isso acontece com frequência, deve ser porque esse alimento está lhe fazendo mal. Se isso acontece quando ele volta da rua, é possível que seja porque comeu alguma coisa na rua. Sendo assim, observe o seu animal de estimação.
  • Previna os vômitos. Se isso acontece com ele com frequência, você pode lhe administrar, sob prescrição médica, um remédio preventivo para que o intervalo de tempo entre uma crise e outro aumente.
  • Faça a reposição dos líquidos dele. Quando se vomita muito, costumamos ficar desidratados e isso acontece também com o cachorro. Por isso, é essencial que você dê muita água e sais minerais que possam ajudá-lo a repor todo o líquido perdido.
  • Se ele vomita mais de uma vez no mesmo dia, procure se consultar com o veterinário o quanto antes.

Se você acha que a causa dos vômitos é a ingestão de algum objeto, você tem muito mais motivos para procurar um especialista. Às vezes, é preciso tomar medidas que você não poderia tomar em casa.

Fique bem atento, já que se o que acontece com o seu cão é uma dilatação-torção do estômago, isso pode causar a sua morte. Não pense que as náuseas não têm importância. Tudo o que acontece em nosso corpo e, nesse caso, no do seu animal de estimação, que saia do habitual, significa que alguma coisa não vai bem, e você tem a responsabilidade de ajudá-lo a descobrir o que é que está mal.