Como viajar com seus pássaros? Saiba aqui!

· novembro 30, 2018

Antes de viajar com seus pássaros, tenha em mente que a personalidade de cada animal é diferente.

Saiba também que você tem que escolher uma gaiola de transporte adequada, escolher um bom local para o animal, respeitar seu momento de adaptação e examinar sua saúde previamente junto ao veterinário.

Quando as férias se aproximam, muitas pessoas começam a se perguntar como viajar com seus animais de estimação, seja de carro, de trem ou de avião.

Embora cães e gatos sejam os companheiros mais “viajantes”, os pássaros também podem acompanhar seus donos.

Dessa forma, a seguir, veremos algumas dicas para viajar com seus pássaros com segurança.

5 aspectos fundamentais a considerar antes de viajar com seus pássaros

Reconheça a personalidade do seu animal de estimação

É importante considerar a personalidade de nossos amigos antes de submetê-los a uma mudança de ambiente e de hábitos. Isso se aplica a todas as espécies, incluindo as aves domésticas.

Cada espécie animal e cada indivíduo têm suas próprias características físicas e comportamentais.

Um pássaro não terá a mesma personalidade de um cachorro, e cada ave mostra aspectos únicos em seu modo de ser.

Todos esses aspectos são importantes ao decidir viajar com seu pássaro ou deixá-lo sob os cuidados de outras pessoas.

Se seu pássaro tem um caráter sociável e apresenta uma boa resistência física, levá-lo nas férias com você pode ser uma excelente ideia.

No entanto, quando se trata de uma ave delicada ou menos sociável, uma mudança de ambiente ou costumes pode prejudicar sua saúde e comportamento.

Dessa forma, é necessário analisar bem se é uma decisão responsável e segura.

Se não tivermos certeza sobre o caráter do animal de estimação ou suas necessidades específicas, é melhor consultar um veterinário especializado.

Com isso, o profissional pode orientar cada proprietário na decisão de levar ou não seu animal de estimação durante as férias.

Escolha a transportadora mais adequada para o seu pássaro

Depois de decidir viajar com seu pássaro, o primeiro passo será garantir sua segurança e conforto durante toda a viagem.

A maneira mais segura de transportar seu pássaro é adquirir uma gaiola ou uma caixa transportadora.

Gato, cachorro e pássaro juntos

Há várias opções disponíveis em lojas de animais, e é importante escolher a mais adequada para o seu animal de estimação.

Dessa forma, para garantir uma boa decisão, é essencial considerar o tamanho, comportamento, idade e estado de saúde do seu pássaro.

Tendo escolhido o transportador ideal, é hora de prepará-lo para o bem-estar do seu pássaro.

Seu animal de estimação passará longas horas neste ambiente, então você deve encontrar maneiras de entretê-lo e atender às suas necessidades.

Além disso, em uma longa viagem de carro, uma calha de alimentação e bebedouro serão importantes para evitar a desidratação.

Tenha certeza sobre o lugar ideal para ir de férias com seus pássaros

Quando amamos viajaar, qualquer lugar é capaz de nos oferecer a oportunidade perfeita para expandir nosso conhecimento e nos entreter.

Entretanto, se viajarmos com nossos animais de estimação, devemos ser um pouco mais cautelosos na escolha de nosso destino.

Nem todas as espécies têm uma grande capacidade de adaptação e a súbita mudança de ambiente pode ser muito prejudicial.

Portanto, para escolher o local mais adequado para o seu pássaro, é importante considerar o clima, a umidade, o espaço disponível, a presença de outros animais, etc.

Por outro lado, também é essencial pensar se teremos tempo suficiente para cuidar de nossos animais de estimação durante as férias.

Viajar com as suas aves implica muita responsabilidade e cuidados específicos para preservar o seu bem-estar. Ou seja, não é uma opção saudável levar seu pássaro consigo para deixá-lo sozinho o tempo todo.

Gaiola com pássaros

Respeite o tempo de adaptação do seu pássaro

A adaptação é um processo gradual. Dessa forma, cada animal terá seu próprio tempo para se sentir confortável e seguro em um novo ambiente.

Antes de viajar com as suas aves, será essencial reservar algumas semanas para que elas se acostumem com a gaiola ou caixa transportadora.

Este processo requer paciência e reforço positivo de cada proprietário. A princípio, o ideal é deixar o pássaro dentro da caixa ou gaiola por apenas alguns minutos (ou segundos, dependendo da reação do animal).

Então, recompensamos seu bom comportamento com um tratamento de sua escolha. Com isso, pouco a pouco, o pássaro entenderá que esse ambiente é seguro.

Consulte o veterinário antes de viajar com seus pássaros

Antes de viajar com seus pássaros, é essencial consultar o veterinário para avaliar seu estado de saúde.

Para preservar o bem-estar de suas aves ao longo do ano, é essencial prestar atenção às seguintes diretrizes:

  • Visitas regulares, a cada 6 meses, a um veterinário especializado
  • Vacinação e desparasitação periódica
  • Nutrição completa e balanceada de acordo com as exigências nutricionais de cada espécie
  • Estimulação física e mental
  • Hábitos de higiene