Conheça as raças de cavalo espanholas

· setembro 23, 2018

As raças de cavalo espanholas remontam à antiguidade. Sempre foram muito valorizadas, embora a Andaluzia se destaque das demais regiões devido às suas características. É aí que o Puro Sangue espanhol aparece, dando origem a diversas raças. A seguir, falaremos mais sobre este assunto.

Menção especial: Puro Sangue Espanhol

Também chamado de cavalo andaluz, é uma das raças mais antigas do mundo. É o animal espanhol por excelência e deu origem a outras raças na Europa e América.

Durante o Califado Omíada, por volta do ano 700, a preservação das características equinas era uma preocupação recorrente. Por isso, nesse período, foi criada a Cavalaria da Corte de Córdoba, levando à criação de cavalos de qualidade na região.

Em reinados posteriores, especialmente do Rei Felipe II, foram criadas as Cavalarias de Córdoba. Assim, os projetos genéticos foram evoluindo até dar vida a esta nova raça.

Cavalo andaluz: uma raça especial
Fonte: David de Biasí

Dessa forma, os melhores garanhões e éguas foram agrupados para dar origem ao que hoje é conhecido como cavalo andaluz ou PRE (Pura Raça Espanhola), uma das principais raças de cavalo espanholas.

Características do PRE

  • Cavalo inteligente, elegante e talentoso para o salto e de fácil adestramento;
  • Altura de cernelha: entre 155 e 165 centímetros;
  • Cabeça mediana;
  • Pescoço arqueado e forte, com crina longa;
  • Peito largo;
  • Proporções equilibradas.

Caminhada e adestramento

Suas características físicas e a docilidade fazem do PRE um cavalo ideal para passeios e adestramento clássico. É criado em todo o território espanhol e seu cruzamento permitiu formar diversas outras raças de cavalo nativas do país.

Principais raças de cavalo espanholas

Asturcón

Asturcon

Também conhecido como pônei asturiano, é considerado um cavalo muito fácil de montar, pois se trata de uma raça de tamanho pequeno, com altura média de 120 centímetros.

Desde a antiguidade, este exemplar habita as regiões montanhosas entre os Montes Cantábricos até os Pirineus Ocidentais.

Hispano-bretão

É um cruzamento entre o cavalo andaluz com a raça bretã francesa, utilizado originalmente para trabalhos agrários. Atualmente, é um animal com muitos usos, sendo utilizado até mesmo no controle de incêndios.

Hispano-Árabe

Tal como o seu nome indica, é o resultado do cruzamento do cavalo Puro Sangue Espanhol com o árabe.

Menorquino

Essa raça de cavalo espanhola, preservada ao longo da história, é natural da ilha de Menorca. De pelos negros, é muito obediente e manso, sedo muito utilizado para equitação, trabalhos agrícolas e adestramento.

Losino

Cavalos da raça Losino

O cavalo losino é uma raça castelhana nativa da região de Burgos, no Valle de Losa, de onde ganhou o nome. É utilizado como animal de sela infantil e juvenil, e para cavalgadas em áreas rurais e montanhosas.

É uma das raças mais antigas de toda a Europa, considerado um dos três tipos de cavalo indígenas da Península Ibérica. É um equino pequeno, rústico e ao mesmo tempo elegante, mas que atualmente se encontra em perigo de extinção.

Pura Raça Galego

Reconhecida como a única raça galega nativa, habita regiões de serras e montes de grande vegetação e pode ser encontrado entre Pontevedra e Lugo. Morfologicamente, está classificado como um equino de tamanho pequeno, ou pônei, apresentando uma altura de cernelha que varia entre 120 e 140 centímetros.

Considerado um cavalo doméstico, apresenta um temperamento dócil e ideal para competições, rotas equestres e terapia equina.

Jaca Navarra

É um cavalo originário da montanha Cantábrica oriental. É uma raça selvagem ou semi-selvagem que cresce em liberdade e em regime de pecuária extensiva.

Fonte: Lankide Gorritxiki

Pottoka

É um pônei que desde a antiguidade habita a Cordilheira Cantábrica e que se move em manadas nas regiões montanhosas bascas. No topo da hierarquia está a égua e o garanhão.

Com pelagem negra, é uma raça conhecida por ser resistente, dócil e rápida; o que faz dela apta para cavalgadas, caça, saltos e monta.

Mallorquin

Raça proveniente de Mallorca, é utilizada para trabalhos de campo e equitação. Tem pelos negros, pescoço curto e temperamento tranquilo.

Marismeño

Esta é uma raça originária de Doñana (Andaluzia), um cavalo selvagem domesticado que também se encontra em perigo de extinção.

Neste texto, abordamos as características principais das raças de cavalo espanholas. Sejam nativas, puras ou o resultado de cruzamentos, são animais que, em muitos casos, habitam esses territórios há milhares de anos.

Fonte das imagens: MANovillo  e Lankide Gorritxiki