Conheça o gato-lobo

junho 10, 2017

O nome oficial dele é Lykoi. Trata-se de uma nova raça de gato que tem aspecto de lobo. Alguns acreditam que seja um animal sobrenatural. Por outro lado, há quem diga que surgiram do cruzamento entre um felino e um lobo. Saiba mais sobre o estranho gato-lobo que nos chama a atenção pela sua pelagem e seus olhos.

Origem do gato-lobo

O gato Lykoi (ou Likoi) tem suas origens em dois lugares diferentes dos Estados Unidos: nos estados do Tennessee e da Virgínia. Como isso pode ser possível? Trata-se de duas linhagens que não tinham relação entre si. Contudo, tinham nascido com muito pouca diferença.

As mães eram gatas comuns, mas embora ele seja conhecido como gato-lobo, não tem nada a ver com esse animal da família dos canídeos (parente dos cachorros, e não dos felinos).

Essa nova raça felina é o resultado de uma mutação genética natural que aconteceu com um gato doméstico de pelo curto. A partir de dois espécimes “mutantes” que cruzaram, a raça foi se disseminando.

Para poder evitar qualquer tipo de doença congênita nas novas linhagens, os criadores de gatos Lykoi trabalharam em conjunto com um grupo de veterinários. Além disso, tiveram o assessoramento de uma equipe do departamento de dermatologia da Universidade do Tennessee.

Graças a um teste de DNA, foi possível comprovar que o gato-lobo não tem parentesco genético com os gatos-pelados-canadenses, uma raça conhecida por não ter pelo. Cada um é oriundo de uma mutação diferente. Também não é parente do Devon rex.

Lykoi quer dizer lobo em grego. Esse nome foi escolhido por causa do aspecto dos primeiros espécimes. Os gatos-lobo são os mais raros do mundo. Além disso, ainda existem muito poucos, já que há apenas alguns criadores da raça.

Características e comportamento do gato-lobo

Quanto aos aspectos mais importantes do gato Lykoi, devemos dizer que, por exemplo, têm a pelagem com a coloração clara, cinza-escura ou prateada. Isso, apesar de nascerem sem pelo, além de contar com pouco pelo ao redor do focinho, orelhas e olhos.

Os estudos realizados na Universidade local afirmam que as características da pelagem desse gato não se deve a uma doença ou problema que possa influenciar a saúde do animal. Trata-se, especificamente, de uma mutação genética natural e benigna.

Os olhos também são dignos de destaque porque, além de terem uma coloração amendoada, sua forma nos chama a atenção. Eles são puxados para cima e muito grandes em relação ao rosto, que é um pouco triangular. O nariz é sempre preto.

Mais detalhes sobre o gato-lobo

Fonte: cdn.images.express.co.uk

Esses felinos domésticos podem chegar a pesar entre 3,5 e 7kg e, geralmente, os machos são maiores que as fêmeas.

Já que não existem muitos espécimes dessa raça, não é possível saber ao certo como se comportam ou qual é o temperamento deles. O certo é que o punhado de donos de gatos Lykoi dizem que são animais muito meigos, carinhosos e amorosos (ao contrário do que poderíamos pensar, olhando o aspecto físico dele).

Na verdade, afirma-se que se comportam de forma semelhante a um cão (não é tão independente como os demais gatos). Embora no começo possa parecer um tanto desconfiado com relação às pessoas que não conhece, isso é uma herança que trouxe dos gatos. A partir do momento em que ele já sente confiança, fará todo o possível para brincar e se divertir com os humanos.

Além disso, é um gato que gosta de caçar tudo aquilo que se move. Vai tentar caçar de tudo, desde uma mosca até uma planta que se balance com o vento. Ele será brincalhão durante muito tempo e gostará de ficar rodeado de brinquedos e objetos.

Por último, você deve levar em consideração que os gatos Lykoi precisam de uma escovação normal pelo fato de terem pelo curto (no máximo duas escovações semanais). É preciso, além disso, limpar seus olhos para evitar a proliferação de bactérias. Fora isso, os cuidados são iguais aos dedicados a qualquer outro felino.

Fonte das imagens: www.catbreedselector.com e cdn.images.express.co.uk