Conheça um cão aficionado por filmes de terror
É certo que as pessoas às vezes perseguem o que lhes faz mal, ou, talvez, mal seja uma palavra muito forte, digamos que o que causa uma pequena ansiedade. A razão pela qual fazemos isso é desconhecida, mas e quando é um cão que faz isso? Como podemos explicar? Hoje falaremos de um cão aficionado por filmes de terror e, embora ele sofra, não consegue deixar de assisti-los.
Quando falamos deste tema surge sempre a pergunta: os cães realmente assistem televisão?
Um cão aficionado por filmes de terror
A história deste cão aficionado por filmes de terror pode responder a essa pergunta, ou não. Compartilharemos um vídeo onde se pode ver como um cãozinho, no sofá de sua casa, está vendo um filme de terror.
https://www.youtube.com/watch?v=WBpRgPAVB0M
Como se pode ver no vídeo, o cão está mais do que confortável vendo um filme de terror, até que em uma cena, digamos mais assustadora, o animal tem o instinto e sente a necessidade de se esconder no sofá. O que é que realmente lhe assusta? Os cães podem assistir televisão e entender as cenas, sejam de terror ou de outro tipo?
Os cães assistem televisão?
Não é de causar surpresa aos donos de cães que o animal, muitas vezes, mantenha a visão fixa na tela. De fato, se você mora sozinho, é possível que seu cão seja um companheiro com quem você pode ver um filme e inclusive comer pipocas junto.
Até que ponto os cães entendem o que veem na televisão? Há alguns anos, um comercial da LG mostrou muitos cães observando fixamente a TV e se aproximando quando na tela apareciam outros cães.
Há até mesmo canais que emitem cores e música relaxantes para os cães com a finalidade de acalmá-los e de fazê-los ter uma experiência diferenciada.
Pois bem, um estudo da National Geographic explica que os cães podem processar as imagens da televisão e que, ao contrário do que diz a lenda urbana, os cães não enxergam em preto e branco, mas sim colorido. Não como os humanos, já que a nossa gama cromática tem 3 cores base que podem formar uma infinidade de tonalidades: vermelho, azul e amarelo, mas os cães só têm duas: azul e amarelo.
Mesmo assim, eles podem ver o mundo em cores e podem diferenciar com perfeição o que observam na telinha, como é o caso do cão aficionado por filmes de terror.
De fato, o estudo reafirma a ideia de que os cães podem reconhecer animais, ainda que nunca antes os tenham visto, assim como os latidos e outros sons que a TV transmite.
Por que então às vezes os cães ignoram a TV?
Bem, seu cão tem sua personalidade e o fato de que, às vezes, ele goste de assistir televisão, não significa que ele deseje assisti-la o tempo todo, assim como você.
Além disso, pode haver sons ou imagens em certos programas de televisão que não atraiam ao animal e por isso ele simplesmente não se interessa.
Se você tem que deixar o seu cão por várias horas sozinho em casa, enquanto trabalha ou vai a outro lugar, existe um canal chamado DogTv, dos Estados Unidos, que transmite 24 horas por dia conteúdo específico para cães. Programe o televisor para que desligue sozinho, já que não seria bom que o seu cão passasse todo o dia em frente à TV. Uma ou duas horas já serão mais que suficientes.
Também não pense que a televisão será um substituto das brincadeiras ou dos passeios, é apenas um complemento para que seu cão seja feliz, especialmente quando ele estiver sozinho em casa.
Visto tudo isto, no caso do cão aficionado por filmes de terror, o que o assustou? É muito provável que ele não entenda a imagem em si, mas talvez a cena seja desagradável para ele e, além disso, os gritos também não foram nada atrativos para o cão.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.