Cuidados básicos com um peixe

fevereiro 16, 2019
Além da alimentação, do tamanho do aquário ou do filtro escolhido, é importante colocar esses animais em um ambiente com temperatura adequada, sem receber luz solar direta.

Quem não teve pelo menos um peixe em sua infância? Poucos poderiam responder não a essa pergunta, mas com o passar do tempo, o deixamos de lado como animais de estimação e decidimos escolher outros, quando nos tornamos adultos. No entanto, os cuidados básicos com um peixe são simples e podemos colocá-los em prática facilmente.

Cuidados básicos com um peixe?

A escolha da espécie

A primeira coisa que você deve pensar é sobre qual peixe escolher. Existem peixes de água doce e salgada e, basicamente, os últimos são mais adequados para iniciantes.

Mas se você já é um especialista neste trabalho, porque teve um grande aquário quando criança, pode optar por peixes de água salgada, que são belos e com personalidades curiosas.

Opte pelos de pequeno tamanho, eles são mais fáceis de cuidar e exigem menos atenção.

A melhor maneira de acertar na sua escolha é comprar o peixe de um revendedor ou de uma loja respeitável.

Aquário

aquário deve ser grande o suficiente para acomodar todos os peixes que você escolher com facilidade. 

Para se ter uma ideia, diremos que um peixe de 2,5 centímetros precisa de 4,5 litros de água. Então, se você tem 10 peixes deste tamanho, você precisará de um aquário de pelo menos 45 litros.

O objetivo do aquário é que o peixe possa estar em seu habitat natural e se sentir confortável.

aquário com peixinhos dourados

Para isso, você terá que colocar certos objetos dentro dele, então você terá que subtrair o espaço que estes ocupam para que cada peixe tenha o volume de água necessário.

A melhor coisa é sempre optar por um aquário de 5 ou 10 litros a mais do que você calculou, para não cometer um erro.

Escolha o lugar

Certifique-se de colocar o aquário longe da luz solar direta, bem como sobre uma mesa que você possa mover facilmente.

Os peixes são animais tranquilos e, embora possam ser mantidos na sala de estar, isso não é recomendado, já que o barulho e o trânsito de pessoas podem deixá-los nervosos.

Escolha um local mais silencioso, no qual ninguém fume e que entre luz, mas não muita. A temperatura não é importante, porque ela será regulada dentro do aquário.

A temperatura e o filtro

Sim, você terá que regular a temperatura com um aquecedor ou termostato dentro do aquário. O peixe precisa de um clima que oscile entre 22 e 28 °C.

Isso deve ser constante e você pode encontrar diferentes aquecedores para mantê-lo. As instruções de instalação são diversas, portanto, leia bem as instruções ou pergunte na loja antes de comprar.

peixinho-dourado

O filtro será outro objeto necessário, se você não quiser limpar o aquário a cada dois dias. Existem muitos modelos diferentes para escolher no mercado, tanto em termos de tamanho quanto de funções.

Alguns podem reduzir produtos químicos, outros resíduos, ou tudo de uma só vez. Dependendo do tamanho do aquário, do peixe que você tem e do seu bolso, na loja eles recomendarão o melhor para você.

Uma vez que você tenha o plâncton, o substrato, os objetos que imitam seu habitat e tudo mais, é hora de escolher os peixes do aquário.

Cuidados básicos com um peixe

E agora vem a parte mais fácil dos cuidados básicos com um peixe. Você só tem que alimentá-los uma vez por dia com pouca comida, já que um excesso poderá matá-los.

Além disso, se ele não comer tudo o que você der, o alimento pode entupir o filtro e isso causará problemas mais sérios.

Comida para peixes é fácil de ser encontrada em lojas, embora alguns deles precisem de grânulos em vez de folhas. Pergunte na loja ou no veterinário.

Outro passo a ser dado será medir o pH pelo menos uma vez por semana. Com um kit simples, você pode fazer isso facilmente. Troque o filtro todo mês e remova com uma esponja macia a sujeira que se acumula nos vidros.

Não será necessário trocar a água continuamente, mas uma alteração parcial desta uma vez por mês poderá resolver os problemas de pH e sujeira.

Como vimos, os peixes são animais simples de cuidar que não exigem muita atenção e que podem lhe trazer mais do que você imagina. Observá-los será um espetáculo para desfrutar. Experimente!