Cuidados com os dentes do gato: como e por quê

Os dentes dos gatos compartilham muitas semelhanças com os dentes dos humanos. Por isso, requerem cuidados semelhantes.
Cuidados com os dentes do gato: como e por quê
Luz Eduviges Thomas-Romero

Escrito e verificado por a bioquímica Luz Eduviges Thomas-Romero.

Última atualização: 21 dezembro, 2022

Os dentes do gato são adaptados para comer carne porque, como outros felinos, os gatos são predadores. No entanto, os dentes do seu animal compartilham muitas semelhanças com o aparelho bucal humano. Isso significa que os dentes do seu gato requerem a mesma atenção que os seus.

Você sabe qual é a rotina mais adequada para a higiene bucal do seu companheiro felino? Você está ciente da importância da higiene de rotina dos animais de estimação? Não se preocupe, porque aqui vamos dar as respostas a essas perguntas e muitas mais.

Por que é importante cuidar dos dentes do gato?

Se você não cuidar dos dentes do gato, a boca do animal pode desenvolver doenças dentais tão facilmente quanto a de um humano. A placa é a primeira coisa que se deposita nos dentes e é criada por algumas bactérias combinadas com a saliva do animal. Se não receber cuidados por um longo tempo, vai se transformar em tártaro.

A formação de abscessos dentários nos dentes ou nas gengivas vai causar muita dor ao animal. Nesse ponto, a única maneira de removê-los é por meio de uma cirurgia. Essa é uma das razões pelas quais a prevenção é a opção mais inteligente.

Se o seu gato tiver cáries graves, ele pode perder alguns dos dentes. Além disso, a infecção dos dentes e das gengivas pode se espalhar para a corrente sanguínea. A partir daí, torna-se um problema sistêmico que pode danificar os rins, o fígado, o coração ou os pulmões do animal.

Por que é importante cuidar dos dentes do gato?

Como iniciar um tratamento odontológico no seu animal de estimação

Quando você adota um animal de estimação, é sempre uma boa ideia começar com uma consulta veterinária. O profissional será capaz de determinar se seu animal de estimação tem problemas dentários e pode sugerir o tratamento necessário.

Alguns felinos necessitam de uma limpeza profissional antes de serem levados para casa. Além disso, um veterinário vai sugerir os produtos específicos de que seu animal de estimação precisa. Cada gato pode ter diferentes fatores de risco e, portanto, os produtos necessários podem ser diferentes. Dito isso, existem alguns itens que são absolutamente necessários.

O que você precisa para cuidar dos dentes do gato

Há uma grande variedade de formas e tamanhos ao escolher uma escova de dentes para gatos. Algumas podem ser colocadas no dedo para que você possa usá-las com mais facilidade, enquanto outras têm o cabo tradicional.

Lembre-se: uma escova adequada para gatos deve ter cerdas macias e cabeça angular. Dependendo da gravidade dos problemas do gato, pode ser melhor usar as escovas tradicionais com cabo, pois elas oferecem uma pegada mais firme.

A pasta de dente para gatos deve ser feita especificamente para eles. A pasta de dente humana não funciona e pode ser tóxica, pois contém flúor e outros produtos químicos. Se o seu gato tiver muito tártaro, procure uma pasta com agentes enzimáticos que ajudem a quebrá-la, pois será mais eficiente.

Como escovar os dentes do seu gato

Existem várias etapas que você deve seguir para uma limpeza adequada:

  1. Deixe o animal acostumado a ter seus dedos perto e dentro da boca dele. Isso deve acontecer gradualmente, pois não é algo a que os gatos sejam naturalmente acostumados. Comece tocando a área da boca de maneira suave e consistente, mas não por muito tempo.
  2. Acostume o seu gato ao gosto da pasta de dente, colocando um pouco em seus dedos e deixando-o cheirar e lamber. Se você escovar os dentes do seu gato na mesma hora todos os dias, seu animal de estimação vai se acostumar muito mais rápido.
  3. Não apresse as coisas. Quando estiver pronto para começar, coloque seu gato em uma mesa ou no colo. Abrace-o suavemente para reduzir os movimentos do animal e evitar que ele escape. Isso vai facilitar o acesso à boca do felino. Levante o lábio superior do gato e deslize a escova em movimentos circulares ao longo da linha entre a gengiva e o dente.

Os dentes da frente devem ser escovados primeiro, pois são mais fáceis de alcançar. Aos poucos, seu gato vai se acostumando com a sensação da escovação e você vai conseguir alcançar os dentes de trás.

Como escovar

Não se esqueça de recompensar o animal sempre que escovar os dentes dele. Carinhos, elogios e brincadeiras ou o que seu gato mais gostar devem vir depois da escovação! Mesmo que você não consiga ir muito longe com a escovação, deve recompensar o animal. Aos poucos, ela vai achar essa atividade mais agradável, desde que você tome cuidado para não machucá-lo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Hayashi, K., & Kiba, H. (1989). Microhardness of enamel and dentine of cat premolar teeth. The Japanese Journal of Veterinary Science, 51(5), 1033–1035.
  • Orsini, P., & Hennet, P. (1992). Anatomy of the Mouth and Teeth of the Cat. Veterinary Clinics of North America-Small Animal Practice, 22(6), 1265–1277.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.