Cuide bem dos dentes do seu gato

· março 12, 2017

Muito se escuta sobre o cuidado com os dentes dos cães. No entanto, escutamos muito pouco sobre como limpar os dentes dos gatos. Será que eles precisam? Muitos podem estar em dúvida, já que os gatinhos ganharam a fama de serem limpos por natureza.

No entanto, no que se refere a limpeza bucal, nossos animais de estimação, não importa quais sejam, precisam da nossa ajuda. Contaremos tudo sobre isso.

Os dentes dos gatos também se sujam

Do mesmo modo que ocorre com as pessoas, os gatos que não têm uma limpeza bucal adequada terão problemas de tártaro nos dentes. O tártaro não apenas deixará 0 animal com um mau aspecto, mas também produzirá um mau cheiro e pode até provocar doenças que, a longo prazo, podem levar à perda dos dentes.

Não pense que isso não pode acontecer com seu gato, as estatísticas demonstram que 7 entre cada dez felinos têm algum tipo de doença bucal ao completar os 3 anos de idade.

Obviamente, um gato não vai saber por conta própria o que deve fazer para ter uma boa higiene bucal, nem pode pegar sua escova de dentes por si só. Portanto, ele precisa da sua ajuda.

Queremos repetir a importância de cuidar da saúde dental do seu gato, já que o tártaro é o primeiro que aparecerá. Este permitirá a acumulação de bactérias malignas que crescerão na boca do animal, podendo causar doenças muito graves.

Alimentos para cuidar da boca do seu gato

Os alimentos especializados em higiene bucal são muito úteis para eliminar o tártaro que tantos problemas pode ocasionar no animal. Existem guloseimas, rações e até mesmo vegetais que podem favorecer a limpeza bucal do seu felino.

No entanto, o segredo para que esses alimentos funcionem é que o gato mastigue. Lembre-se de que será a fricção dos dentes que fará com que o tártaro desapareça. O que aconteceria no caso do gatinho não mastigar e apenas ingerir os alimentos? Pois bem, primeiro de tudo é que seria de fácil identificação, pois seu amigo que apenas ingere não faz barulho ao comer.

A maneira de solucionar isso é mudando a alimentação do gato por uma de maiores dimensões, que o obrigue a mastigar.

Encontrar o tipo de alimento que os ajude será fácil. Estes possuem a etiqueta “oral care” (cuidado oral), e você pode encontrá-los em quase todas as clínicas e lojas veterinárias.

É necessário escovar os dentes do gato?

Claro que sim! A pergunta que surge é como fazê-lo. Pois bem, mesmo que os alimentos de oral care sejam muito úteis, em nenhum caso eles suprimem a necessidade de uma limpeza bucal. Portanto, a primeira coisa que temos que fazer é procurar produtos especializados na limpeza bucal felina.

O ruim é que muitos deles vêm na forma de aerosol. Não se esqueça de que a maioria dos gatos se assustam com esse barulho, o que torna impossível a realização da tarefa.

No entanto, também existem os que são líquidos, em pequenas doses, para evitar intoxicações. O modo de uso é bastante simples. Molha-se uma gaze com o produto e esfrega-se os dentes do gato com ela. Também é possível conseguir escovas especializadas para felinos. É possível usá-las com os dedos, parecidas com as que são usadas para bebês.

O veterinário será quem melhor poderá indicar qual produto e escova de dente utilizar para seu gato em particular.

Lembre-se de que as pastas de dente para humanos não podem ser usadas em animais. Não apenas podem danificar seus dentes, mas também causar uma intoxicação em nosso animal de estimação.

Siga essas dicas e lembre-se de que deverá limpar os dentes do seu gato pelo menos duas vezes por semana pare evitar o acúmulo de tártaro e problemas maiores depois.