O cur de bocanegra, saiba tudo sobre esta raça

Muito popular nos Estados Unidos e pouco popular no resto do mundo, o cur de bocanegra é uma das raças preferidas pelos agricultores americanos. Graças às suas características físicas e comportamentais, são considerados excelentes cães de trabalho, de guarda e de companhia. Saiba tudo relacionado a esta magnífica raça nas linhas a seguir.
O cur de bocanegra, saiba tudo sobre esta raça

Última atualização: 02 dezembro, 2022

O cur de bocanegra caracteriza-se por ser um cão enérgico, carismático, obediente e sobretudo forte e altamente resistente. Originário dos Estados Unidos, seu nome se refere, por um lado, ao seu focinho preto, e por outro ao termo cur, usado pelos americanos para se referir a um cão de caça específico. Altamente inteligente, este cão é altamente receptivo ao treinamento e se comporta muito bem com os membros de sua família.

Se você procura um companheiro com carácter, leal, arrojado e enérgico, esta raça reúne todas estas aptidões. Continue lendo e saiba tudo relacionado a esse animal de estimação.

Origens do cur de bocanegra

Suas origens remontam a áreas do sul dos Estados Unidos, especificamente no Tennessee e Mississippi, onde começou a ser usado como cão de pastoreio, caça e trabalho. Existem três variações, incluindo o Foundation Black Mouth Cur, o Ladner Yellow Black Mouth Cur e o Black Mouth Cur.

Foi reconhecida como uma raça bloodhound pelo United Kennel Club desde 1998. Acredita-se que a origem desta raça se deva ao cruzamento de cães europeus com cães nativos norte-americanos durante a colonização.

Características físicas

O cur de bocanegra é um cão de tamanho médio. Os machos podem pesar 18 quilos e medir 46 centímetros. Enquanto as fêmeas atingem 16 quilos e 41 centímetros de comprimento. Tem um corpo robusto e musculoso, coberto por uma pelagem de pelos curtos castanhos, pretos ou rajados.

Seu focinho é preto e seu peito exibe uma grande mancha branca. Suas orelhas são caídas, seus olhos são redondos e sua cauda está sempre baixa.

maluco

Comportamento do cur de bocanegra

Este é um cão muito ativo e enérgico. São animais que exigem muita atenção e recreação, pois, sem a quantidade certa de exercício, podem ficar entediados e começar a desenvolver comportamentos destrutivos. Por outro lado, é um cão amigável, leal e inteligente que costuma se dar bem com as pessoas de sua casa e com estranhos.

Devido à sua ousadia, o treinamento profissional é sempre eficaz, por isso o ideal é adestrá-los desde cedo para a tarefa ou comportamento específico que pretende desenvolver nele. Não é um animal que gosta muito de ficar sozinho. Da mesma forma, são muito sensíveis, por isso não responderão muito bem a correções físicas ou com gritos.

Cuidados gerais

Sua dieta deve ser baseada em alimentos concentrados. No entanto, em algumas ocasiões você pode fazer uma mistura de alguns alimentos úmidos. Um cachorro do seu tamanho precisará de cerca de 1.000 calorias por dia, o que equivale aproximadamente a duas xícaras grandes de ração por dia.

Por outro lado, por ser uma raça de pelo curto, precisará de apenas três escovações por semana para remover o excesso de pelo. Os banhos devem ser mensais e o ideal é limpar bem os ouvidos, pois como são longas, a sujeira tenderá a se acumular nos ouvidos.

A atividade física é muito importante para este cão. O ideal é sair caminhar com ele uma ou duas vezes ao dia por períodos de uma hora. Graças a isso, evitaremos que desenvolva comportamentos indesejados e o manteremos em boas condições físicas.

Saúde

Esta raça geralmente tem uma expectativa de vida entre 12 a 18 anos sob os devidos cuidados. Costuma desenvolver poucas doenças ao longo da vida, pois sua genética de cães de trabalho e de caça lhes confere as características físicas de um animal longevo.

Um aspecto a ter em conta, como referido anteriormente, é o cuidado com os ouvidos. Devido ao comprimento destes, muita sujeira ou cera pode se acumular no ouvido interno, levando a infecções bacterianas.

Entre outras coisas, também pode manifestar displasia do quadril, displasia do cotovelo ou osteoartrite em idade muito avançada. Por esta razão, suas articulações devem ser cuidadas desde cedo, evitando o excesso de peso do nosso animal de estimação, pois um peso adicional pode exercer pressão negativa sobre esses locais. Por fim, de acordo com alguns estudos, os cur de bocanegra são propensos a síndromes epilépticas.

maluco

Seja em casa ou numa propriedade no campo, o cur de bocanegra será sempre uma excelente opção como animal de estimação, companheiro ou animal de trabalho. Desde suas origens, esses cães sempre foram leais a seus tutores, bem como a todos os membros de sua família. Agora que você conhece todas as suas características e cuidados, não vai se arrepender de ter um.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Kogan LR, Schoenfeld-Tacher RM, Hellyer PW, Oxley JA, Rishniw M. Small Animal Veterinarians’ Perceptions, Experiences, and Views of Common Dog Breeds, Dog Aggression, and Breed-Specific Laws in the United States. International journal of environmental research and public health. 2019;16(21).
  • Leroy G, Verrier E, Meriaux JC, Rognon X. Genetic diversity of dog breeds: between-breed diversity, breed assignation and conservation approaches. Animal genetics. 2009;40(3):333-43.
  • Club UK. Black Mouth Cur Official UKC Breed Standar. 2000:2.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.