Gato de oriental de pelo curto: tudo sobre essa raça

O gato oriental de pelo curto é ideal para famílias com crianças pequenas e outros animais de estimação. Aqui vamos contar o porquê!
Gato de oriental de pelo curto: tudo sobre essa raça

Última atualização: 11 janeiro, 2022

Você quer conhecer o gato oriental de pelo curto? Prepare-se, pois aqui vamos contar tudo sobre essa incrível raça. Original da Tailândia, esse gatinho desfruta de grande popularidade em todo o mundo, a tal ponto que é reconhecido como o gato nacional desse país asiático.

Embora suas origens remontem à Idade Média, foi somente na década de 1950 que a criação dessa variante começou em diferentes países da Europa e na América do Norte. Seu reconhecimento oficial ocorreu na década de 1970. Continue lendo, pois vamos contar a você tudo sobre as características que tornam único o gato oriental de pelo curto, também conhecido como oriental shorthair ou foreign shorthair.

Características do gato oriental de pelo curto

De acordo com a The International Cat Association (TICA), o gato oriental de pelo curto faz parte do grupo das raças siamesas, entre as quais estão os orientais de pelo longo, os siameses e os balineses, com os quais partilha características físicas (como o formato do corpo). No entanto, o gato oriental de pelo curto apresenta uma ampla gama de cores.

Esses gatinhos pesam entre 4 e 5 quilos, mas se distinguem por serem esbeltos e musculosos. Eles têm patas longas e finas que contribuem para uma aparência muito elegante. Essas qualidades também o tornam um gato bastante ágil.

Um gato oriental de pelo curto em um chão de madeira.

Cabeça e orelhas

Esse bichano tem uma cabeça média, triangular e em forma de cunha. O nariz é fino, contínuo, alongado e reto e se alarga na base das orelhas. Quanto a estas últimas, são muito proeminentes, uma das características que mais distinguem a raça. Na verdade, os pavilhões auriculares são bem grandes em comparação com a cabeça.

Por sua vez, os olhos são amendoados e geralmente verdes.

Pelagem e cores

A pelagem do gato oriental de pelo curto é brilhante e muito fina, macia e sem uma camada lanosa. Podem ser cores sólidas, padrões unicolor, smoke, tabby, tartaruga, malhado e bicolor. Todas as variações de tonalidade na gama de cores dessa raça são aceitas.

Caráter

Além do físico, os gatos orientais de pelo curto são famosos por terem um sistema de comunicação muito particular com os humanos. Esses gatinhos emitem miados muito poderosos com os quais expressam suas necessidades aos seus tutores. Se você gosta de felinos tagarelas, pode adotar um desses.

Por outro lado, os gatos orientais de pelo curto são amantes de espaços abertos: eles adoram estar ao ar livre e desenvolver suas habilidades de caça nas brincadeiras. Portanto, o tutor deve garantir boas sessões de atividades que permitam aos animais de estimação liberar energia e manter a calma quando estão dentro de casa.

É preciso dizer que essa raça não costuma se adaptar a espaços pequenos e são felinos que odeiam ficar sozinhos. São brincalhões e respeitosos com outros animais de estimação e crianças, por isso são ideais para lares grandes e com ambientes muito familiares.

Cuidados com o gato oriental de pelo curto

Essa raça de gato é muito fácil de cuidar devido às qualidades de sua pelagem. Para mantê-la em ordem, basta usar um bom pente para escovar a cada duas semanas. Na verdade, para remover pelos mortos, o tutor terá apenas que passar as mãos ligeiramente úmidas por todo o corpo do animal.

As unhas devem ser aparadas semanalmente e as orelhas limpas com um pano úmido e quente ou de algodão quando estiverem sujas.

Agora, parte dos cuidados passa por fornecer a esse gato uma dieta balanceada com um bom percentual de proteínas de origem animal e uma fonte de calorias. Você também deve fornecer água fresca e limpa todos os dias, que deve ser colocada longe dos alimentos e da caixa sanitária.

Se por algum motivo o tutor não tiver tempo para oferecer sessões de brincadeira ao ar livre, o interior deve ter um bom enriquecimento ambiental que inclua arranhadores, redes e brinquedos de caça e interativos. A estimulação física e mental é essencial para esse gato.

Condições de saúde

O gato oriental de pelo curto se destaca por ter um bom estado de saúde. Para manter esse estado, você deve seguir os cuidados que, embora básicos, são importantes.

É uma raça que tem tendência a desenvolver estrabismo, distúrbio em que os olhos se alinham na mesma direção. Isso se deve a uma falha genética que afeta o nervo óptico, ou seja, é uma doença hereditária. Embora seja um defeito estético que não interfere na saúde, alguns criadores evitam a reprodução entre os exemplares que relatam essa condição.

Existem também espécimes com heterocromia, uma anomalia na íris que faz com que os olhos tenham cores diferentes. Isso pode se dever a uma condição genética, uma neoplasia ou um trauma ocular. Para todo o resto, são gatos de vida longa que têm uma expectativa de vida de mais de 10 anos.

A cabeça de um gato oriental de pelo curto.

O que você achou do gato oriental de pelo curto?

Como você pode ver, o gato oriental de pelo curto é charmoso e ideal para quem tem família, filhos e outros animais de estimação. Se você é essa pessoa, não hesite em adotar um felino dessa raça e curtir sua personalidade. Fale com ele e ensine o que é afeto: você receberá muitas respostas positivas.

This might interest you...
Como dar banho em um gato sphynx ou sem pelo?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Como dar banho em um gato sphynx ou sem pelo?

Você quer saber se é necessário dar banho em um gato sphynx ou sem pelo? Descubra aqui porque a higiene deles é tão importante!



  • Oriental Shorthair. The International Cat Association (TICA).