Curiosidades sobre os gatos

Curiosidades sobre os gatos

Última atualização: 03 Abril, 2021

Os gatos são um dos animais de estimação favoritos. Carinhosos, independentes e muito inteligentes, frequentemente conquistam a simpatia dos pequenos e dos mais velhos. No entanto, muito se fala sobre eles e algumas pessoas podem ter algum receio deles. Para que você aprenda mais sobre esses fantásticos felinos, aqui estão algumas curiosidades sobre os gatos que vão surpreender você. Vamos conhecê-las!

Dados curiosos

Um gato dormindo.

Em média, os gatos passam dois terços do dia dormindo. Isso significa que um gato de nove anos ficou acordado apenas três anos de sua vida.

Os gatos fazem cerca de 100 sons diferentes. Os cães apenas 10, aproximadamente.

Existem mais de 500 milhões de gatos domésticos no mundo. Embora seja comum pensar que os antigos egípcios foram os primeiros a domesticar os gatos, o gato mais antigo foi encontrado na ilha de Chipre, em uma tumba de 9500 anos.

Durante a época da Inquisição Espanhola, o Papa Inocêncio VIII condenou os gatos como seres malignos, e milhares deles foram queimados. A matança generalizada de gatos levou a uma explosão na população de ratos, o que influenciou a propagação da peste. Durante a Idade Média, na Europa, os gatos eram associados à bruxaria. Durante o dia de São João, as pessoas costumavam colocá-los em sacos e jogá-los nas fogueiras. Em dias sagrados, as pessoas comemoravam atirando-os das torres das igrejas.

A audição de um gato é melhor do que a de um cachorro. Um gato pode ouvir sons de alta frequência até duas oitavas mais altos do que um humano.

Um gato pode se deslocar a uma velocidade máxima de aproximadamente 49 quilômetros por hora e pode saltar até cinco vezes sua própria altura.

Alguns gatos já sobreviveram a quedas de mais de 20 metros, em grande parte devido ao seu “reflexo de endireitamento“. Os olhos e os órgãos de equilíbrio no ouvido interno informam ao animal onde ele está no espaço para que ele possa aterrissar em pé. Mesmo os gatos sem rabo também têm essa habilidade.

Um gato se esfrega nas pessoas para marcá-las como seu território.

Os pesquisadores não sabem exatamente como um gato ronrona. A maioria dos veterinários acredita que um gato ronrona através da profunda vibração das cordas vocais em sua garganta. Para fazer isso, um músculo da laringe abre e fecha a passagem de ar cerca de 25 vezes por segundo.

No antigo Egito, quando um gato da família morria, os parentes raspavam as sobrancelhas como uma demonstração de sua tristeza. Eles também celebravam seus funerais bebendo vinho e batendo no peito. O gato era então embalsamado, recebia uma máscara de madeira esculpida e era colocado no túmulo da família ou em um cemitério de animais. Em 1888, mais de 300 000 gatos mumificados foram encontrados em um cemitério egípcio.

Você sabia que…?

Um gato deitado em fundo branco.

A maioria dos gatos dá à luz uma ninhada de um a nove gatinhos. A maior ninhada conhecida foi de 19 gatinhos, dos quais 15 sobreviveram.

O primeiro ancestral do gato moderno viveu há cerca de 30 milhões de anos. Os cientistas o chamaram de Proailurus, que significa “primeiro gato” em grego.

O maior gato selvagem é o tigre siberiano. Ele pode chegar a medir 3,6 metros de comprimento e pesar até 317 quilos.

Você sabia que muitos egípcios adoravam a deusa Baste, que tinha corpo de mulher e cabeça de gato?

Maomé também amava gatos e dizem que seu gato favorito, Muezza, era um gato malhado. Diz a lenda que os gatos tabby têm um “M” no topo da cabeça porque Maomé costumava pousar a mão na cabeça de um gato.

Enquanto na Europa e na América do Norte o gato preto era considerado fonte de azar, na Grã-Bretanha e na Austrália os gatos pretos são relacionados fontes de boa sorte.

Os gatos odeiam água porque sua pele não isola bem quando está molhada. O van turco, porém, é um gato que gosta de nadar. Criado na Ásia Central, seu pelo tem uma textura única que o torna à prova d’água.

O mau egípcio é provavelmente a raça de gato mais antiga. Na verdade, a raça é tão antiga que seu nome é a palavra egípcia para “gato”.

Pode interessar a você...
Descubra algumas curiosidades sobre os sentidos dos gatos
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Descubra algumas curiosidades sobre os sentidos dos gatos

Os gatos são um dos animais domésticos mais ágeis. Continue lendo e descubra algumas curiosidades sobre os sentidos dos gatos.