Por que meu gato se esconde quando recebo visitas?

Embora com você ele seja o animal mais sociável e afetuoso do mundo, talvez seu gato se esconda quando as pessoas vêm. Quer saber como ajudá-lo a superar esse medo?
Por que meu gato se esconde quando recebo visitas?

Última atualização: 21 Março, 2021

Os felinos domésticos, assim como qualquer outro animal, precisam de um lugar para se esconder se perceberem o perigo ao seu redor. Mas e se o gato se esconder quando recebemos visitas? Isso é preocupante?

As respostas a essas perguntas podem ser muitas, mas nas linhas a seguir você encontrará algumas orientações gerais para identificar o problema e entender o que você deve fazer como tutor para encontrar uma solução. Não perca!

Por que meu gato se esconde quando recebo visitas?

Pode acontecer de um gato se esconder quando as visitas chegam e, mesmo assim, ser um animal sociável e afetuoso. Existem vários fatores que podem causar esse comportamento, e nem todos são ruins. No entanto, se você suspeitar que esse comportamento pode se dever a um problema específico, aqui estão alguns dos motivos mais comuns que podem explicá-lo:

  • Trauma: se você estiver lidando com um animal que sofreu abuso ou negligência, considere que pode ter havido um episódio traumático na vida do seu gato. Se a causa for uma fobia em relação aos humanos ou estranhos no geral, o problema deve ser tratado com muita paciência e com a ajuda de um profissional.
  • Estresse: os gatos são propensos ao estresse quando ocorrem mudanças repentinas no ambiente ou por outros motivos, como a perda de uma pessoa amada ou o nascimento de um ser humano na família.
  • Viver com outros felinos: se a convivência com outros indivíduos da mesma espécie for estressante ou problemática, isso pode levar a problemas de socialização com os humanos. Um exemplo seria não querer se aproximar quando outros gatos estiverem presentes.
  • Causas físicas: alguma doença ou a dor podem fazer o gato querer ficar escondido, pois sente desconforto e tende a esconder os sintomas.
Um gato deitado e tranquilo.

Recomendações para incentivar seu gato a sair

A primeira recomendação, e a mais importante, é não forçar a situação. Se o seu gato estiver se escondendo, você não deve arrastá-lo para fora do abrigo ou perturbá-lo, pois isso apenas reforçará seu desejo de ficar fora da vista.

O segredo é identificar o motivo pelo qual o animal está se escondendo e corrigi-lo com eficácia e paciência. Uma vez eliminado o fator estressante, o próximo passo é associar as visitas e estar à vista com algo positivo. Conhecer o felino e observá-lo é fundamental ao longo de todo o processo para não perder a sua confiança.

Passos para associar os humanos a algo positivo

Esse é um processo que pode ser frustrante para você como tutor, mas você deve se munir de paciência e se adaptar ao ritmo ditado pelo gato. Caso contrário, você pode perder a confiança do animal e, consequentemente, retomar a metodologia será mais difícil. Aqui estão algumas dicas para que o felino aprenda a associar os humanos a algo positivo:

  • Comece deixando em seu esconderijo petiscos ou alimentos que o gato adora sempre que você for receber visitas.
  • Se ele sair do esconderijo quando você se aproximar, comece com um reforço positivo: recompense-o. Se toda vez que ele der um avanço você oferecer um reforço, aos poucos o animal vai estabelecendo a ligação entre o positivo e as pessoas.
  • Consulte um veterinário ou etólogo sobre a possibilidade de usar feromônios sintéticos para gatos. Esses cheiros podem fazer o felino sentir que está em uma área mais familiar e, portanto, mais segura.
  • Cuide do bem-estar do animal e do vínculo que você tem com ele: se o vínculo da união for sólido, será mais fácil para o gato confiar em você em uma situação que ele achar perigosa.
  • Promova o enriquecimento ambiental: a neofobia – ou o medo de coisas novas – é mais frequente em animais que não passam por mudanças nem enfrentam desafios mentais. Se você mantiver seu gato mentalmente ativo, será mais fácil para que ele associe o novo à possibilidade de algo positivo acontecer.
Um gato está escondendo o rosto.

Uma última recomendação se o seu gato estiver se escondendo

A responsabilidade na hora de acolher um animal não humano em casa é uma questão atual. O mais importante não é o fato de o gato se esconder ou não quando recebemos visitas, e sim a conclusão de que isso está causando um desconforto que deve ser mitigado.

Cuidar da saúde mental do seu felino, especialmente se ele tiver passado por alguma situação de vida grave, é tão importante quanto vacinar ou curar alguma doença física. Quando você conseguir que o seu gato saia sem medo na presença das visitas, terá conquistado mais um ponto positivo para a humanidade.

Pode interessar a você...
Hérnia diafragmática em gatos: causas e sintomas
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Hérnia diafragmática em gatos: causas e sintomas

A hérnia diafragmática em gatos - assim como em cães - é uma anomalia que requer intervenção cirúrgica para uma recuperação adequada.