Como ganhar a confiança de um gato?

· junho 5, 2018

Os gatos parecem indiferentes a nossos chamados, nossos carinhos e nossos gestos de afeto. Não importa com quanto amor ou jeito você chama um felino. Às vezes ele nem te olha. Em outras, até olha, mas não se mexe. Além do fato de serem seres independentes, eles fazem isso porque são desconfiados. Você gostaria de saber como ganhar a confiança de um gato?

Antes de começar a lhe mostrar os passos a seguir para ganhar a confiança de um gato, você precisa saber que vai necessitar de muita paciência, tempo e carinho.

Os gatos são nervosos, curiosos e desconfiados por natureza. Por isso, para ganhar a confiança deles, um fator importante é saber acalmá-los.

Passos para ganhar a confiança de um gato

Compreenda sua forma de ser

Os gatos geralmente são mais lentos que os cães para aprender e reagem de forma mais lenta às recompensas. Por isso, é preciso paciência e, sobretudo, entender sua forma de ser.

Nunca force-o a fazer algo, já que ele é egoísta por natureza, e se não entende que conseguirá algum benefício no ato, não fará o que você deseja. Então, é possível que nem sempre reaja como você espera. Se você é tranquilo, pouco barulhento e também pouco insistente, é possível que o animal reaja de um jeito mais favorável.

Dê a ele um lugar seguro

O animal deve sentir que é importante em sua vida, que você lhe dá tudo o que precisa para seu bem-estar e que tem um lugar seguro onde viver. Se ele se sente seguro em seu lar, se sentirá seguro a seu lado. Como conseguir isso?

Gato dormindo em sua cama

Dê a ele um lugar que ele saiba que é só dele. Ponha sua caixa de areia em um lugar tranquilo, onde ele possa se esconder e fazer suas necessidades sem se sentir observado. Não o obrigue a sair se em algum momento ele estiver em um lugar escondido e você não pode vê-lo.

Ter prateleiras e lugares altos para subir é essencial para ele e devem fazer parte de seu espaço no lar. Um arranhador com torres altas para subir quando quiser o ajudará a se sentir em casa.

Dê a ele água e comida

Pode parecer besteira que lembremos disso, mas a água e a comida são necessidades básicas dos gatos com as quais você sempre deve se preocupar. Caso contrário, inclusive se você esquecer de atender a essas necessidades em algum momento (antes de você ganhar a confiança dele), ele poderá guardar rancor.

Quando você oferecer-lhe comida nas primeiras vezes em que ele estiver em casa, diga seu nome suavemente enquanto faz isso e, quando ele vier, faça carinho antes que ele comece a comer. Assim, poderá associar a comida a você, sua voz doce e seus carinhos. Tudo agradável!

Relaxe-o quando se estresse

Os gatos são nervosos, curiosos e desconfiados por natureza. Por isso, para ganhar sua confiança, um fator importante é saber acalmá-lo quando o estresse chegar a limites inesperados.

confiança entre gato e dona

Ainda que as palavras suaves e o carinho ajudem, há feromônios sintéticos que lhe ajudarão a controlar o estresse. Se seu gato tende a ser nervoso, distribua-os pela casa com a ajuda de difusores parecidos com aqueles usados para os ambientadores. Coloque-os especialmente em lugares onde seu gato passa mais tempo.

Evite o contato visual

Ainda que nós gostemos muito que eles nos olhem nos olhos, os gatos veem isso como uma atitude desafiadora. O melhor, no começo, é que você olhe para outro lado para não fazer com que o animal fique nervoso.

Se você usa óculos, tire-os quando estiver com ele, porque ele verá seus olhos muito grandes através de algumas lentes, e é possível que não só se assuste, mas também se afaste de você.

Esses são alguns conselhos que você pode pôr em prática para ganhar a confiança de um gato. Você verá como, pouco a pouco, seu gatinho estará acostumado com seus carinhos e mimos.