Por que meu gato faz barulho com a boca ao ver um pássaro?

· novembro 20, 2017

Que os animais têm muitas semelhanças conosco, humanos, disso ninguém duvida. Mas também é verdade que apresentam muitos comportamentos que não têm nada a ver com os nossos e que não conseguimos entender. Você já se perguntou alguma vez por que seu gato faz barulho com a boca ao ver um pássaro? Te damos a resposta.

Os cientistas viram neste fato uma oportunidade de investigação. Então, neste artigo, te explicamos as conclusões desta pesquisa. Qual a razão pela qual seu gato faz barulho com a boca, como se estivesse “estalando”, ao ver um pássaro?

As razões pelas quais um gato faz barulho com a boca ao ver um pássaro

gato brincando com brinquedo de penas

Quando veem uma presa

Quando um gato vê uma possível presa, os dentes produzem sons quando o animal move os maxilares, sem se importar se é um pássaro, um rato ou um inseto. Isso acontece com qualquer animal que chame a atenção.

Uma forma de saber se o som está relacionado a esse fato é observar a linguagem corporal. Quando um gato vê algo atrativo, balançará o rabo de um lado a outro e manterá firme o olhar no próximo foco de ataque.

Observe bem o seu gato, porque se você tiver um pássaro como animal de estimação em casa, poderá ter um problema.

Ao caçar

Este som é emitido quando estão prontos para caçar. Isto, segundo os pesquisadores, é produzido ante um sentimento de frustração por não conseguir alcançar a presa que está próxima.

Às vezes, os gatos se emocionam tanto por ter encontrado uma nova presa que a própria vontade de atacar não permite que avancem. Então este barulho com os dentes ajuda-os a aliviar a tensão de não poderem alcançar o objetivo.

Treinamento de caça

As teorias relativas a este som são diferentes. Às vezes, é produzido por algo instintivo, como se quisessem imaginar a mordida no pescoço da presa, onde os gatos geralmente costumam atacar.

Parece que dessa maneira vão aquecendo o maxilar e preparando os dentes para dar o bote.

É de suma importância para um gato matar a presa no exato momento do ataque. Portanto, repetir este gesto pode ser uma forma de treinar e não falhar no objetivo. Isto acontece porque uma presa viva tentará escapar e poderia machucar o felino.

Portanto, além de uma forma de treinamento, serve como uma garantia e defesa no momento de caçar algo.

Imitação

gato mostrando os dentes

Uma nova teoria sobre este gesto é que os gatos tentam imitar o som das presas como forma de atraí-las de uma maneira mais fácil.

Uma equipe de investigadores chegou a essa conclusão graças a experimentos que fizeram com macacos da Amazônia e felinos selvagens.

Os macacos produziam um barulho muito peculiar. Era uma estranha maneira de comunicação entre eles. Quando os felinos viram que os macacos se aproximavam, emitiram um som quase idêntico ao deles.

Estes cientistas concluíram o estudo com estas palavras: “os gatos são conhecidos pela agilidade física, mas esta capacidade de manipulação na produção de sons mostra que sua intuição psicológica também é impressionante”.

Sem dúvida, não podemos negar que os gatos são surpreendentes. Embora sejam seres misteriosos, estamos conhecendo cada vez mais esta espécie.

Saber os motivos das atitudes ou a linguagem corporal dos gatos nos ajuda a entender melhor estes animais. Isso colabora para reforçar nosso vínculo afetivo com eles. Vale lembrar que todo o esforço feito em ler e estudar sobre seu gato, e até mesmo observá-lo, terá uma recompensa.

Um animal misterioso e talvez difícil de conviver, mas sem dúvida as coisas serão mais fáceis segundo seu esforço para conhecer mais a fundo este animal. Nunca subestime leituras para conhecer melhor seu gato, além de uma observação minuciosa. Pode te ajudar a entender as necessidades do seu mascote e melhorar a convivência.