Saiba como limpar bem os dentes do seu gato

· junho 9, 2017

Apesar dos felinos serem muito higiênicos e de passarem o dia todo se lambendo, existe uma parte do corpo deles que eles não limpam: os dentes. Além da ração, que exerce a tarefa da limpeza, é fundamental que os donos se encarreguem de limpar os dentes dos seus gatinhos. Neste artigo, diremos como.

Como limpar os dentes do gato?

É preciso cuidar dos dentes dos gatos, assim como dos seus pelos. No entanto, a maioria dos donos não sabe como limpá-los corretamente. Uma má escovação oral, além de poder provocar tártaro ou inflamação nas gengivas, também podem agravar doenças como diabetes em gatos adultos ou idosos.

Entre as doenças típicas que aparecem na boca do gato, encontra-se a reabsorção dentária. Trata-se de uma inflamação nos tecidos e na pele do gato, fragilizando os dentes e, até mesmo, causando a sua perda. A gengivite também é muito comum. É possível notar que as gengivas ficam avermelhadas e, em muitos casos, apresentam um sangramento.

Se você perceber que o seu gato possui uma placa amarela ou preta nos seus dentes e apresentar um cheiro muito desagradável na boca, é porque precisa de uma boa limpeza. Segundo um estudo da Sociedade Americana de Veterinária, 7 em cada 10 felinos têm problemas bucais devido à falta de higiene.

Como os gatos não sabem limpar os dentes sozinhos, os donos devem ajudá-los. Além disso, é preciso oferecer-lhes certos alimentos que complementem a sua higiene oral. A ração é feita para manter os dentes saudáveis e limpos. É preciso que eles mastiguem bem para que o alimento friccione os dentes e tire o tártaro ou os restos de comida.

Caso você dê comida úmida, não irá acontecer o mesmo que ocorre quando o gatinho come o alimento sem triturá-lo. Recomenda-se mudar a alimentação e prestar atenção aos seus hábitos. Algumas marcas de ração são mais aconselháveis para gatos com tártaro ou com outros problemas bucais. Inclusive, são vendidas “guloseimas” pensadas especialmente para tais fins.

Dicas para escovar os dentes do gato

Por mais que ofereçamos uma ração boa ou uma guloseimao animal precisa de escovação de vez em quando. Existem no mercado produtos específicos, por exemplo, em aerossol, que atuam como enxaguante bucal. No entanto, é preciso ter cuidado, já que muitos felinos se assustam ao escutarem o som dos pulverizadores.

Outra opção é comprar um antisséptico líquido e usá-lo em doses pequenas para evitar que se intoxique. Você pode aplicá-lo com uma gaze. Nunca use enxaguantes bucais para pessoas, já que são nocivos para a saúde dos animais de estimação. 

Além disso, temos a disposição algumas escovas especiais para gatos que são colocados entre os seus dedos para uma escovação mais cômoda, que possui cerdas curtas e suaves. A princípio, recomenda-se repetir o processo de limpeza duas vezes por semana, depois, apenas uma vez.

A técnica da escovação deve ser praticada diversas vezes para que o animal se acostume. O ideal é acostumá-lo desde filhote a esta limpeza, pois, se você começar a escovar os seus dentes quando já for um adulto, levará mais tempo para fazer com que ele se acostume.

O primeiro a ser feito é envolver as patas do gatinho com uma toalha macia para que ele não o arranhe. Depois, ajude-o a relaxar com uma massagem na cabeça e na região abaixo da boca. Se você perceber que ele está muito tenso, tente fazer isso em outra ocasião.

Massageie os seus dentes com uma gaze limpa e seca. Depois, passe a escova, fazendo movimentos suaves e circulares. Talvez você não consiga limpar todos os seus dentes nas primeiras tentativas. Você precisará ir alternando de lado toda vez que for escová-los.

É importante que você seja carinhoso, suave e lento nos seus movimentos, já que os gatos costumam se assustar ou se chatear com a brutalidade ou quando não gostam de alguma coisa. A ideia é que o seu animal de estimação perceba a escovação como uma brincadeira ou como uma demonstração de amor, e não como uma atividade que traga dor ou aborrecimentos.