Quais são os alimentos tóxicos para um gato?

· janeiro 6, 2018

Uma das perguntas que normalmente os donos de animais fazem é quais são os alimentos tóxicos para um gato ou um cachorro. Neste artigo, vamos focar nos gatos e na lista de alimentos proibidos em sua dieta:

Alimentos tóxicos para um gato

  • Cafeína, teobromina e teína
  • Leite e lactose
  • Álcool
  • Cebola e alho
  • Sal, açúcar e especiarias
  • Abacate
  • Ossos e espinhas

Cafeína, teobromina e teína

A cafeína, a teobromina e a teína, ou em outras palavras, o café, o chocolate e o chá, são altamente prejudiciais para o organismo dos gatos. Aceleram seu pulso e podem provocar vômitos, diarreia e outros problemas digestivos. No caso de ingestões grandes, o resultado pode ser fatal. Por isso, evite esses alimentos a todo custo.

Gato siamês comendo

Leite e lactose

Apesar da crença popular de que os gatos amam leite e que ele é saudável para os animais em qualquer etapa da vida, isso é um erro. Isso porque o gato adulto é intolerante à lactose. O consumo de lácteos pode ocasionar grandes problemas digestivos.

Álcool

Ainda que pareça óbvio, de vez em quando os veterinários atendem consultas de urgência pela ingestão de álcool por felinos. Devemos evitar a qualquer custo que nosso gato beba álcool, já que essa é uma droga muito perigosa e o resultado de sua ingestão pode ser fatal para o organismo do nosso animal.

Cebola e alho

A cebola e o alho, assim como o alho-poró, estão relacionados à destruição dos glóbulos vermelhos. Ou seja, podem provocar anemia em nossos animais. É por isso que devemos evitar que o gato consuma esses alimentos, e isso inclui as sobras da nossa comida, que normalmente os contêm, mesmo que em pequenas proporções.

Sal, açúcar e especiarias

O sal, o açúcar e as especiarias fazem parte de nossa dieta, mas não têm motivos para serem parte da dieta do nosso companheiro peludo. Esses alimentos estão relacionados à hipertensão, aos problemas digestivos e a outras doenças que podemos evitar se os excluirmos da dieta do nosso animal de estimação.

Abacate

O abacate é uma fruta com muita gordura e, mesmo que para a dieta humana seja considerada “gordura boa”, devemos evitá-lo a todo custo na alimentação de nossos animais. Isso porque, além das calorias, a fruta contém persina, que é muito prejudicial. É preferível que nosso gato adquira as calorias necessárias de outras substâncias, como o óleo de salmão.

Gato comendo ração enlatada

Ossos e espinhas

Apesar da imagem típica do gatinho em desenhos roendo uma espinha de peixe, os ossos e as espinhas só podem trazer problemas. São o principal causador da morte por asfixia de animais de estimação e estão relacionados a outros problemas, como perfurações e úlceras. Por isso, não deixe seu gatinho roer ossos, sob hipótese alguma.

A lista de alimentos perigosos pode ser interminável, dependendo do especialista com quem falamos. Por isso, para concluir, recomendamos que você consulte seu especialista de confiança. Devemos dizer que, neste ponto, você não deve dar a seu animal nada do que não tenha sido especialmente feito para sua raça, idade e tamanho.