O tratamento da diarreia em cães e gatos

Todos nós, que temos animais de estimação, precisamos ter consciência de que nossos amigos mais fiéis também podem se sentir doentes e indispostos de vez em quando. A diarreia, por exemplo, é um dos principais casos de problemas de saúde em cães e felinos. Vejamos qual é o tratamento ideal e mais eficiente da diarreia em cachorros e gatos, e quais são as possíveis causas dessa doença.

Origem e possíveis causas da diarreia em cães e gatos

Existem diversos fatores que podem contribuir para a origem do sintoma da diarreia em nossos animais de estimação. Geralmente, a origem dessa doença ocorre devido a uma inflamação ou infecção no sistema digestivo.

Veterinária com cão e gato

Alterações na dieta, alimentos de má qualidade e intoxicações por causa deles são as principais causas da origem dessa patologia.

É muito comum que, diante da manifestação do sintoma da diarreia, surjam outros males de saúde simultaneamente. É o caso dos vômitos e da febre.

Como a diarreia afeta o organismo de nossos animais?

A diarreia tende a começar por causa de uma alteração no sistema digestivo de nosso cão ou gato. E por isso se manifestará claramente no estado de ânimo de nosso bichinho.

Junto com a diarreia, existem outros sintomas associados, como o vômito e a febre. Quando notamos que nosso animal está desanimado, mostrando sinais claros de tristeza e/ou abatimento, é provável que esteja sofrendo intensas cólicas.

É muito importante que, diante desses sintomas, prestemos a atenção devida. Se as fezes estiverem deixando de ser moles e se tornando completamente líquidas, é um sintoma visível. Também, caso apresentem sangue e muco. Nesses casos, é necessário ir a um veterinário imediatamente, para que cuide de nosso bichinho.

Uma das consequências mais graves da diarreia é a desidratação. Não se pode esquecer de dar muita água a nosso amigo de quatro patas, em caso de aparecimento dessa doença.

O tratamento da diarreia em cães e gatos

Uma vez que tenhamos definido que os sintomas de nosso cão ou felino são de diarreia, é preciso agir. Qual é o melhor tratamento para esse problema em cães e gatos?

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a diarreia não é considerada uma doença em si. Na verdade, é também um sintoma, por isso é necessário determinar a causa que deu origem a ela.

Caso os sintomas se estenderem por um tempo maior do que 24 horas, é preciso encaminhar o animal ao veterinário. Será o profissional que irá definir o tratamento adequado para a doença apresentada.

O tratamento dependerá de cada caso  e também das causas que tenham originado esse sintoma. Mas existem algumas dicas gerais para diminuir os efeitos da doença.

Jejum e dieta leve

O jejum de alimentos sólidos geralmente é uma das melhores alternativas na hora de tratar a diarreia em cães e gatos. Assim como a administração de uma dieta leve. Essas duas medidas na alimentação tendem a ser muito efetivas na hora de combater a doença nos animais. Porém, em caso de uma infecção grave, essas medidas serão insuficientes.

Cão e gato sobre um tapete branco na sala

Uma dieta leve para tratar a diarreia em cães e gatos consiste no fornecimento de alimentos como frango, arroz e peixe. Esses alimentos estarão sempre fervidos.

É muito importante manter o cachorro ou gato muito bem hidratado, senão a enfermidade permanecerá.

Esses conselhos de alimentação devem ser seguidos durante quatro ou cinco dias. Confira se as fezes começam a retomar seu aspecto normal. Além disso, pouco a pouco, vamos observando se o estado de ânimo de nosso animal começa a voltar a ser o mesmo de antes.

O final do tratamento da diarreia em cães e gatos

Uma vez que a diarreia e os demais sintomas tenham cessado, podemos voltar a dar a nosso bichinho sua comida habitual. Devemos nos assegurar de que essa dieta normal seja de boa qualidade, e que não foi a culpada pela origem da doença.

Recomendados para você