O brócolis na dieta do cachorro

Todos nós queremos oferecer os melhores alimentos aos nossos animais de estimação e muitas vezes não sabemos o que eles podem ou não comer. Então, precisamos entender que existem “alimentos para humanos” que os animais podem comer. Como, por exemplo, o brócolis. Saiba como incluí-lo na dieta do seu cão para que ele se alimente da forma correta.

Brócolis: pode ou não pode ser incluído na dieta do cachorro?

Autor: Demo

Hoje em dia, comer “besteira” se tornou algo comum em nossas vidas, inclusive, na vida de nossos animais de estimação, de uma maneira ou de outra. Sem fazer com que seu cachorro se torne vegetariano, você pode escolher algumas opções de alimentos mais naturais para sua dieta. Lembre-se de que nem todas as verduras são boas para os animais, mesmo que sejam ótimas para as pessoas.

No caso do brócolis, ele tem a vantagem de ser muito nutritivo e permitido para todos em casa (incluindo os bichinhos). Esse vegetal pode ser incluído no prato de comida de seu animal de estimação ou então ser usado como prêmio. Ele fornece muitas vitaminas (A, C e K) assim como fibras e magnésio.

Para oferecê-lo ao cachorro, é fundamental que seja cozido ao vapor ou fervido. Leve em consideração que, embora o brócolis seja rico em nutrientes, você não pode oferecê-lo de forma excessiva, já que o abuso no seu consumo pode provocar gases ou dores estomacais.

A boa notícia é que tanto o brócolis quanto qualquer outro membro da família das “Cruciferae” (Couve de Bruxelas, couve ou repolho) contém muitos fitoquímicos capazes de prevenir o aparecimento de certas doenças nos animais de estimação.

Está comprovado que essas couves atuam como anticancerígenos e antioxidantes. Recomendamos que você as inclua em poucas quantidades na dieta do cão para promover a saúde tanto do estômago quanto da bexiga dele.

Quais são os outras vegetais que eu posso oferecer ao meu cão?

Os veterinários costumam receber perguntas desse tipo diariamente. Isso acontece porque cada vez mais os donos de animais de estimação desejam que seus amigos de quatro patas comam de maneira mais saudável. Você deve levar em consideração que existem certos vegetais permitidos e outros que são proibidos para cães. No grupo das hortaliças permitidas (como os brócolis), encontramos:

  1. Cenouras

Elas podem ser oferecidas ao cão picadas, raladas ou misturadas com a comida (a ração, por exemplo) ou então, cortadas em tiras cruas como prêmio. A cenoura fornece uma boa quantidade de vitamina A, de antioxidantes e de carotenos. Todos esses nutrientes mantêm seu animal de estimação saudável e protegido de doenças. Algumas teorias afirmam que esse legume pode melhorar a visão dos cachorros. É uma opção saudável em substituição aos biscoitos ou salgadinhos comprados que você oferece aos bichinhos como prêmio.

  1. Aspargos

Trata-se de uma grande fonte de vitaminas A, B1, B2, C, E e K, assim como de ácido fólico, fibra, manganês e potássio. Você pode fervê-los e cortá-los em pedacinhos para em seguida misturá-los com a comida que ele come diariamente, ou, então, prepará-los grelhados e oferecê-los inteiros como prêmio.

  1. Pepino

Os cães podem sim comer pepinos e muitos adoram comê-los. Corte em pequenas fatias ou cubos e deixe que escorram bem para que soltem o amargor. Ele traz muitos benefícios para os cães. Por exemplo, melhora sua saúde intestinal, fornece vitaminas B e C e reduz a pressão arterial, devido à presença de potássio.

  1. Espinafre

Esse vegetal muito importante do ponto de vista nutricional é benéfico para o seu cachorro. Rico em ferro, cálcio e betacaroteno, o espinafre pode ser incluído fervido, cozido ao vapor ou cortado em pedacinhos na comida de seu cão. Ele é perfeito para filhotes, já que promove a saúde óssea e o crescimento.

  1. Abóbora

Esse legume de cor alaranjada contém muitos nutrientes, sobretudo, caroteno. Se o seu animal de estimação sofre de prisão de ventre, recomendamos que você acrescente abóbora na sua dieta cotidiana. É só preciso fervê-la ou assá-la no forno e logo oferecê-la na forma de purê ou cortada em pedacinhos.

  1. Aipo

Os caules do aipo cortados bem finos e acrescentados à dieta do cão podem ajudá-lo, caso ele sofra de problemas nos ossos e artrose (sobretudo para animais de estimação idosos). Esse vegetal fornece potássio e fibras e é um excelente diurético que faz bem à saúde urinária e renal do cachorro.

Recomendados para você