Existem cachorros vegetarianos?

Fevereiro 28, 2017

Existem cachorros vegetarianos? Isso não é raro. Mas, quando acontece, o mais comum é que haja um dono por trás que também é vegetariano.

Os cachorros são onívoros e os gatos carnívoros, por isso, a princípio, os especialistas em nutrição animal recomendam não lhes oferecer uma dieta isenta de carne.

Nos países onde há maior demanda da dieta vegetariana para cães, existe uma ampla oferta de rações desse tipo, que não incluem carne entre seus ingredientes.

O número de cães vegetarianos é proporcional ao de donos que também são. Uma pessoa que é vegetariana ou vegana decide oferecer ao próprio pet uma alimentação isenta de carne, porque quer seguir seus princípios também em relação ao animal de companhia.

É necessário que existam cachorros vegetarianos?

cao-labrador-comida

Alguns veterinários afirmam que os cães sempre comeram carne e não precisam de uma dieta vegetariana. O clínico-veterinário José Luis Torres, afirma: “é possível oferecer uma dieta vegetariana aos cães, mas isso não significa que seja o mais recomendável para o animal”.

Quando se escolhe uma ração específica para cães vegetarianos, é preciso optar por uma que lhes proporcione as vitaminas e componentes necessários para que eles tenham uma dieta saudável e completa.

A Associação Nacional de Fabricantes de Alimentos para Animais de Companhia (ANFAAC) indica que, “do ponto de vista conceitual, um cão poderia receber uma dieta compatível com nossa ideia de dieta vegetariana, desde que ela fosse complementada com aditivos que lhes proporcionassem os nutrientes que uma dieta exclusivamente à base de matérias-primas de origem vegetal não lhes proporciona”.

O controle veterinário

Se quisermos fazer com que nossos animais de estimação se tornem cachorros vegetarianos, é importante que o veterinário faça um planejamento alimentar para o cachorro. É preciso levar em consideração que não são recomendáveis mudanças bruscas na alimentação do animal. Daí a importância que sejam feitas de forma gradual e controlada pelo veterinário.

Conselhos para cães vegetarianos

  • Se você decidir que seu animal deve seguir uma dieta vegetariana, é preciso fazer uma consulta com o veterinário. Cada animal é único e, se existirem problemas de saúde, talvez não seja conveniente mudar a ração.
  • O cão é um animal carnívoro, que está se tornando onívoro pela ação do homem. A história da evolução desenvolveu uma fisiologia concreta para cada animal de acordo com o estilo de vida dele.
  • Da mesma forma como acontece conosco, seres humanos, que temos uma dentição preparada para triturar, mastigar e cortar alimentos, a dentição do cachorro está preparada para cortar, arrancar e despedaçar alimentos. Eles não têm dentes molares, que servem especificamente para triturar vegetais.
  • Em relação ao aparato digestivo deles, enquanto nos seres humanos está preparado para a digestão de uma variedade de alimentos, o trato digestivo de um cachorro está preparado para a digestão de carne.

Nosso tubo digestivo é muito longo, pelo fato de os vegetais precisarem de uma digestão mais lenta, mas a digestão do cachorro é mais rápida. Na verdade, eles produzem sucos gástricos muito mais ácidos do que os nossos. A digestão deles leva 10 minutos.

Cachorros vegetarianos. Não decidir no lugar do nosso animal de estimação

cao-pedindo-comida-2

Analisando esses fatores relacionados aos cachorros vegetarianos, devemos pensar que ser vegetariano é uma decisão individual que deve afetar a própria pessoa. Querer alimentar um cachorro apenas com vegetais afetará enormemente a sua saúde, já que o cão precisa ingerir, no mínimo, 80% de proteína animal para que fique bem nutrido.

Na natureza selvagem, um cachorro caçará animais e os comerá. E se comer vegetais, vai comê-los junto com as vísceras do animal que ele estiver devorando. Não veremos nunca um cachorro selvagem comer cenouras em uma horta.

Por essa razão, o cachorro, por ser um animal carnívoro, deve se alimentar como tal. E diante de qualquer variação na alimentação dele, sobretudo, se a mudança for drástica, é fundamental que um veterinário seja consultado, e que o especialista prepare um planejamento alimentar rotineiro para o animal.

Rações para cachorros vegetarianos

Esses tipos de rações contêm muitas fibras e poucas calorias. Costumam ser preparadas com ingredientes ecológicos. Além disso, são adequadas para cães alérgicos e com sobrepeso.

As rações para cachorros vegetarianos não contêm carne nem subprodutos animais. Esses tipos de rações veganas e ecológicas contêm todos os alimentos necessários em uma dieta.

Recomendados para você