Dar comprimidos ao seu gato: como fazer?

· fevereiro 18, 2019
Qual é a melhor maneira de dar comprimidos ao seu gato? Apresentamos quatro opções, escolha a que melhor se adapte ao seu animal de estimação. 

Aqueles que convivem com felinos sabem o quão difícil pode ser dar comprimidos ao seu gato, assim como qualquer outro tipo de medicamento. 

Gatos geralmente têm um caráter indomável e detestam ir ao veterinário ou tomar remédios. Além disso, esses pequenos seres têm garras e dentes muito afiados. Então, como dar comprimidos a um gato e não se machucar na tentativa?

Nós não seremos capazes de convencê-lo com palavras amorosas ou explicando quão bom será para ele tomá-los. Abaixo, daremos algumas dicas para facilitar essa tarefa.

4 maneiras de dar comprimidos ao seu gato

  1. Treinamento

Alguns veterinários recomendam antecipar a necessidade de dar comprimidos ao seu gato e acostumá-lo com este gesto desde sua infância. Dessa forma, quando for realmente necessário dar um comprimido a eles, não haverá problemas.

A ideia é acostumar o gato a tolerar o contato que será necessário no momento em que ele for tomar um medicamento.

A primeira coisa é ele se acostumar a ter seu rosto e boca gentilmente tocados. É necessário fazer isso regularmente, em curtos períodos. Você pode dar-lhe um prêmio ou acariciá-lo depois desse contato, para ele associá-lo a algo positivo.

Depois de ele se acostumar com esse contato, você pode usar o polegar e o dedo médio para abrir ligeiramente sua boca. 

Este gesto pode ser acompanhado pela introdução na boca de um pequeno pedaço de comida que não precisa ser mastigado. Sempre seguido por um prêmio ou uma carícia, para que ele acredite ser isso uma brincadeira ou algo bom.

Gato tomando comprimido

  1. Esmague o comprimido e misture-o com a comida

Este método consiste em esmagar o comprimido e misturá-lo com a comida favorita de seu gato. O objetivo é “esconder” o cheiro do remédio graças ao aroma do alimento, para que o gatinho possa comê-lo sem perceber.

Mas aqueles que têm um gato como animal de estimação sabem que será muito difícil essa camuflagem.

Por um lado, essa técnica muitas vezes não é eficaz porque, caso o gato aceite comer, será difícil saber se ele tomou a dose completa do medicamento. Além disso, o gato pode associar a comida com o sabor do remédio e parar de comer.

Da mesma forma, devemos saber que no mercado existem certas pílulas, como pílulas de liberação prolongada, que não devem ser cortadas, ou pior, esmagadas, porque perdem o efeito.

Por outro lado, alguns medicamentos não devem ser administrados juntamente com alimentos e, muito pelo contrário, devem ser tomados com o estômago vazio.

  1. Esconda o comprimido em um pedaço de comida

Este pode ser um método eficaz ao dar um comprimido ao seu gato. Consiste em escolher um alimento que o gatinho está acostumado a comer e dar apenas um pequeno pedaço a ele, que não precisará ser mastigado.

A ideia é esconder o comprimido, inteiro, dentro de um bocado e colocá-lo na boca do gato, para ser engolido inteiro.

Antes de iniciar o procedimento, é necessário ter algumas guloseimas prontas. Desta forma, pode-se oferecer ao gato um pedaço sem o comprimido antes e depois de dar o que contém a medicação.

Também pode acontecer que o animal perceba que sua comida não é igual à de outras vezes. Nesse caso, não vale a pena insistir, porque ele irá rejeitá-la.

gato tomando comprimido

  1. Dê o comprimido inteiro

Finalmente, embora possa parecer um pouco drástico, colocar o comprimido inteiro diretamente em sua boca e forçá-lo a engolir pode ser a única maneira de garantir que ele tome a dose de medicação que precisa. Será necessário imobilizá-lo para realizar essa manobra.

A primeira coisa a fazer é pegar uma toalha ou lençol e enrolar gentilmente o seu animal de estimação dentro dele. Isso permitirá que suas patas fiquem cobertas e coladas ao corpo. Apenas a cabeça deverá ficar livre.

Em seguida, você deve colocar o gato nas coxas de quem vai fornecer o comprimido, com a cabeça na direção dos joelhos. Agora que o gato está imobilizado, você deve abrir seu focinho com a ajuda de uma mão.

Com a outra mão, o comprimido será liberado dentro da boca do gato, na parte de trás da língua. Quando você fechar o focinho, o gato engolirá o comprimido.

Qual das sugestões mais lhe agradou? Experimente todas e escolha a que melhor se adapta ao seu gato.

Fan, D., & Lo, C. K. Y. (2012). A tough pill to swallow? Journal of Fashion Marketing and Management: An International Journal. https://doi.org/10.1108/13612021211222798