5 animais com melhor olfato

· dezembro 3, 2018

Há algumas espécies capazes de detectar odores a quilômetros e ainda distingui-los. Além disso, esses animais com melhor olfato da natureza podem até detectar doenças em humanos.

Cada uma das espécies que habitam a terra tem um certo número de genes dedicados à detecção de aromas.

Dentro do nariz dos animais com o melhor olfato, podemos encontrar milhões de receptores que facilitam essa tarefa. Neste artigo, vamos falar sobre aqueles que podem cheirar melhor e a distâncias maiores.

Quais são os animais com melhor olfato?

Através de seus focinhos, narizes e tromba, os animais podem detectar o perigo, encontrar um companheiro ou o alimento que precisam. Estes são os que têm o melhor olfato do mundo:

1. Elefante africano

Não só é o maior animal terrestre que existe atualmente, mas também possui o melhor olfato.

E não tem nada a ver com sua tromba longa, mas com o número de receptores olfativos que apresenta: 1.984. Para você comparar, as pessoas só têm 396 (cinco vezes menos).

O Elefante africano – foto que abre este artigo – pode distinguir moléculas de odor a uma distância maior do que 10 quilômetros.

Esta espécie usa sua tromba como se fosse uma mão, mas ela também é um nariz muito eficaz. Dessa forma, reconhece seus congêneres, detecta o perigo e encontra comida.

2. Rato

Para você perceber que o tamanho do nariz não é tão importante, damos o exemplo do rato, um dos animais com melhor olfato do mundo, embora suas narinas sejam minúsculas (e muito inquietas).

animais com melhor olfato: ratos

Os ratos, além disso, têm a capacidade de “separar” vários aromas e farejar dois aromas diferentes, um com cada narina.

E isso não é tudo, pois quando essa informação vai para o cérebro, ele lhe diz para qual lado se mover. Dessa forma, o olfato auxilia em sua sobrevivência!

3. Vaca

Junto com a visão, o olfato da vaca é mais do que desenvolvido e desempenha um papel fundamental em sua comunicação e reprodução.

Tanto as fêmeas quanto os machos têm essa capacidade evoluída. Assim, liberam feromônios de diferentes glândulas para “se distinguirem” um dos outros.

Vacas têm excelente olfato

Por essa razão, os bois costumam respirar repentinamente depois de levantar a cabeça e mover o lábio superior.

Dessa forma, suas membranas mucosas nasais ficam impregnadas com os feromônios que as vacas exalam. Tudo isso a vários quilômetros de distância!

4. Cavalo

A capacidade olfativa dos cavalos em geral é verdadeiramente espantosa. Por exemplo, um garanhão macho pode farejar uma égua no cio a quase um quilômetro.

Eles também podem utilizar o olfato para se comunicar com semelhantes. Com isso, os cheiros que a urina e as fezes liberam são usados para transmitir territorialidade e sexualidade.

animais com melhor olfato: cavalos

Mas há mais nisto, já que se diz que os cavalos podem detectar o ‘cheiro de morte’ e, portanto, evitam ir aonde há um cadáver.

Acredita-se, também, que podem sentir o perigo e a presença de predadores próximos. No passado, os equinos eram usados ​​para identificar água ou comida em mau estado ou envenenados.

5. Cão

Entre os animais com o melhor olfato, não podíamos deixar nosso melhor amigo de lado. O olfato é o sentido mais importante para os cães, e é por essa razão que eles passam o dia todo farejando e cheirando o que está em seu caminho.

Cão policial farejando mala

O cão é usado como rastreador desde os tempos antigos, seja para encontrar uma presa na floresta ou para detectar explosivos ou drogas em aeroportos.

Além disso, cachorros têm a capacidade de seguir um rastro de um determinado aroma e, de acordo com as pesquisas mais recentes, também podem identificar doenças, como câncer ou diabetes.