Quando dar mamadeira a um filhote?

· julho 12, 2018
Concentre seus esforços em ajudar os filhotes a viver. Ao contrário do que pode parecer, dar mamadeira a um filhote não é difícil.

Quando uma fêmea tem filhotes, algumas circunstâncias nos obrigam a alimentá-los com uma mamadeira. Embora não seja comum, é necessário se informar sobre certas situações que podem acontecer com os nossos animais. Continue a leitura e descubra quando é preciso dar mamadeira a um filhote.

Em quais casos é necessário dar mamadeira a um filhote?

Você sabe que para um bom imprinting, o ideal é que os filhotes sejam criados com as mães e irmãos até os dois meses e meio. Mas isso nem sempre é possível, por diversas razões. Entre as mais comuns, estão:

Pode ser órfão

A cadelinha morreu durante o parto e deixou desamparados os pequenos filhotes. Isso quer dizer que eles vão morrer de fome? Claro que não, principalmente se você estiver por perto para impedir. Este é um dos principais motivos que nos obrigam a dar mamadeira a um filhote.

Falta de leite

Se a ninhada é grande, é provável que a mãe não tenha leite o suficiente para todos. Embora os filhotes devam ser amamentados até que o leite termine, será necessário suplementar a alimentação com a mamadeira. Afinal, os filhotes não podem ser alimentados pela metade.

Quando dar mamadeira a um filhote?

Leite de má qualidade

Este é um dos casos mais raros, mas que também pode acontecer. Pode ser que o leite materno da fêmea seja de má qualidade. Esse problema pode ser causado pela falta de maturação do leite ou por uma infecção ou doença não diagnosticada.

Neste caso, o leite de qualidade inferior pode causar desidratação e desnutrição nos filhotes, que passariam a perder peso ao invés de ganhar (o que é o normal).

Como dar mameira a um filhote?

Agora que vimos os casos extremos que podem nos “obrigar” a alimentar os filhotes com mamadeira, é importante saber como fazê-lo corretamente. É preciso ter cuidado para que esse tipo de alimentação ofereça os nutrientes necessários e os ajude a se desenvolverem no tempo certo.

Use leite de fórmula artificial

Este é um ponto extremamente importante. O estômago dos pequeninos não está preparado para digerir qualquer leite, muito menos o de vaca. Assim, caso necessite dar mamadeira a um filhote, converse com um veterinário. Mas jamais ofereça aos cachorrinhos o mesmo leite que humanos bebem.

Para tanto, precisamos comprar leite de fórmula artificial especial para filhotes de cães. Ele pode ser obtido em lojas de produtos para animais, assim como em clínicas veterinárias. Existem os de maior ou menor qualidade, mas é possível criar os filhotes com sucesso, mesmo que eles se alimentem apenas com a fórmula artificial.

Escolha a mamadeira

Outro ponto importante a ser considerado, já que uma mamadeira para humanos não será adequada. Lembre-se que quando os filhotinhos chegam ao mundo, eles não medem mais que 10 centímetros. Por isso, sua boca será menor que a de um bebê, necessitando de uma mamadeira especial.

Quando dar mamadeira a um filhote?

Além do mais, as mamadeiras especiais para filhotes possuem medidas que ajudarão você a saber quanto leite de fórmula artificial oferecer ao animal. O veterinário é quem determinará a quantidade e também poderá orientar e ajudar a escolher o melhor tipo de mamadeira para os seus cachorrinhos.

Como dar a mamadeira

Este é o passo mais simples, já que você pode fazê-lo enquanto o filhote está deitado na cama pronto para dormir. Não é preciso pegá-lo nos braços, já que ele pensa que está realmente na posição natural em que mamaria na fêmea. Dessa maneira, ele aceitará a mamadeira com muita facilidade.

Depois de dar a mamadeira, observe o filhote para que ele faça cocô por volta de uma hora após se alimentar. Se isso não acontecer, faça uma leve massagem no ventre e no ânus do animal, usando um pano úmido e quente. Isso ajudará a estimular o sistema digestivo do filhote.

Se os seus filhotes ficaram órfãos, lamentamos a sua perda. Mas concentre os seus esforços em ajudá-los a viver. Como você viu, dar mamadeira a um filhote não é difícil. Porém precisa de tempo e esforço de sua parte para manter a saúde dos animais nos primeiros meses de vida.