De qual limpeza diária seu cavalo precisa?

março 9, 2019
A higiene e a escovação não só melhoram a aparência da pele e do pelo, como também previnem doenças da pele, como a sarna em cavalos. 

A limpeza diária do seu cavalo faz parte dos cuidados básicos que ele precisa para preservar sua boa saúde. Limpar e escovar sua pelagem e pele não é apenas uma questão de estética, mas também é essencial para prevenir doenças e melhorar seu desempenho físico e cognitivo.

Elementos básicos para a limpeza diária do seu cavalo

Para oferecer uma ótima higiene ao seu cavalo, será necessário ter uma série de ferramentas apropriadas.

A limpeza diária do seu cavalo com estes elementos é essencial para melhorar a saúde e a aparência da sua pele e pelagem.

No entanto, esta rotina de higiene e limpeza também ajudará a prevenir doenças de pele, como sarna.

Além disso, é uma excelente oportunidade para verificar o corpo do equino e detectar ectoparasitas, feridas ou qualquer outra alteração que requeira atenção veterinária.

escovação de cavalos

Abaixo, listamos os acessórios essenciais para montar um kit de limpeza diário completo para o seu cavalo:

  • Almofaça

As almofaças para cavalos servem para remover a sujeira e as impurezas da pelagem. No mercado podemos encontrar modelos ovais, quadrados e redondos, feitos de plástico ou borracha.

Este elemento só deve ser usado nas partes carnudas do corpo equino, como a garupa e o pescoço. A forma de uso e a sensação de escovação dependerão do formato da almofaça.

Modelos ovais e redondos são usados ​​em pequenos círculos, como uma massagem suave. Já as quadradas ou com alças são usadas ​​em linha reta.

  • Escova de raiz

Escovas de raízes possuem cerdas longas, duras e grossas, que podem ser naturais ou plásticas. As traseiras, por sua vez, podem ser feitas com madeira ou plástico, sem prejudicar o resultado final da escovação.

Em geral, é usada para remover a terra seca e o estrume que aderem a sua pele. Escovas com cerdas naturais são recomendadas, pois oferecem um acabamento melhor e só removem os pelos mortos.

No caso da escova com cerdas plásticas ser usada, é necessário ter um cuidado especial para não puxar os pelos da cauda e da crina.

  • Brussa

Este é um dos instrumentos mais conhecidos para compor o kit de limpeza diária do seu cavalo. É uma escova especial usada para remover o excesso de oleosidade, suor, caspa e impurezas da sua pele e pelagem.

A brussa é oval e possui pequenas cerdas macias, com traseiras que podem ser feitas de madeira, couro ou plástico. Embora possa ser usada em todo o corpo do cavalo, seu maior uso ocorre na cauda e na crina.

  • Pente ou escova para desembaraçar

Os pentes são usados ​​apenas na limpeza diária de cavalos para remover nós de áreas com pelos longos e macios. Estes produtos são geralmente feitos de plástico ou metal. Estes últimos são os mais recomendados.

Quando a crina do cavalo é densa e volumosa, deve-se dar preferência a escovas para desembaraçar. O pente causaria puxões e dor ao cavalo, além de não ser eficaz em pelos grossos e abundantes.

  • Rodo raspador

O rodo raspador é eficaz na remoção de líquidos em excesso da pele e pelos do cavalo; seja suor ou água. Geralmente, é uma folha de metal ou borracha com um cabo de madeira ou plástico resistente.

  • Limpa cascos

O limpa cascos ou escova de ferrador é usado para remover lama, pedras, esterco e qualquer outro resíduo do casco dos cavalos. Muitas vezes é acompanhado por uma pequena escova especial para limpar seus cascos.

limpeza do cavalo

  • Esponja úmida

Este é um elemento simples e econômico que serve para remover impurezas das partes sem pelos e sensíveis. 

Com uma esponja úmida, vamos limpar suavemente o contorno dos olhos, do ânus, das narinas e da região genital do cavalo.

Logicamente, recomenda-se usar diferentes esponjas para as partes traseiras e dianteiras, por questões de higiene. Desta forma, nunca usaremos a mesma esponja para limpar os genitais e a face do equino.

Com este kit completo e as dicas anteriores, será mais fácil e mais eficiente fazer uma limpeza diária do seu cavalo. Mas, ao observar qualquer anormalidade em seu corpo, lembre-se de consultar um veterinário especializado.