De quantas horas de sono o cão precisa?

· setembro 3, 2018

Os cães são um dos animais que precisam de mais horas de sono para descansar e serem saudáveis. Dependendo da idade, podem precisar de até 20 horas de sono ao longo do dia.

Nós não podemos nos enganar, os cães dormem muito. Na verdade, às vezes chegamos a pensar que eles só comem e dormem. Mas exatamente de quantas horas de sono meu cachorro precisa? Será que vai dormir mais do que a conta ou, talvez, menos? Enfim, vamos responder a essas e a outras perguntas.

De quantas horas de sono meu cachorro precisa?

Existem vários fatores que influenciam essa resposta. Um deles é a idade do cachorro, ou a sua saúde. Vamos analisá-los em detalhes a seguir:

A idade do cão

Como no caso das pessoas, a idade também influencia o sono do cachorro. Um filhote não precisa dormir a mesma quantidade de horas que um adulto ou um cão idoso.

Quantas horas tem que dormir?

Filhotes, como bebês, passam a vida dormindo e comendo. Eles não fazem muito mais que isso. Afinal, gastam muita energia em seu desenvolvimento físico, então podem dormir de 18 a 20 horas por dia.

As horas de sono dos filhotes

Naturalmente, isso não significa que o animal vá para a cama às 22h e acorde às 18h do dia seguinte. Na verdade, o animal distribui as horas de sono por várias sonecas ao longo do dia. Certamente, você pode aproveitar com seu novo amigo algumas horas por dia, mas apenas quando ele não precisar dormir.

Quanto meu cão adulto tem que dormir?

Conforme o animal cresce, essas horas de sono diminuem. Mesmo assim, serão muito mais horas do que nós precisamos. Na verdade, o dobro, porque um cão adulto precisa dormir entre 15 e 16 horas para recuperar energia.

As horas de sono dos cães velhos

Não é de surpreender que, quando o levamos para passear, ele esteja bem descansado, enquanto estamos exaustos, depois de um longo dia de trabalho.

Se o cão adulto for de uma raça gigante, precisará de algumas horas a mais. Geralmente, por volta de 18 horas, já que o gasto de energia desses animais será maior.

Quanto meu cachorrinho idoso tem que dormir

Quando um cachorro é mais velho, ele precisará de mais horas de sono. Lembre-se de que a velhice é em parte uma regressão à infância. Por isso, um cachorro velho, de certa forma, é como um filhote de cachorro novamente. Os sonhos são  um dos fatores que se assemelham em ambas as fases.

Cão deitado

Mesmo assim, pode ser que um cão idoso esteja sofrendo com alguma doença, e isso cause dores que lhe tiram o sono. Então, o animal dormirá menos que as horas necessárias e isso não será benéfico para sua saúde.

Se você acha que seu cão dorme menos do que o necessário e isso causa estresse e nervosismo para ele, vá ao veterinário para lhe dar uma medicação apropriada e ajudá-lo a adormecer.

A saúde do cão

As quantidades de horas mencionadas acima são aquelas que um cão saudável precisará dormir. Se o animal sofre de uma doença, é possível que, dependendo do que seja, ele durma mais ou menos.

Filhote dormindo

Por exemplo, um animal com depressão pode dormir mais horas do que o necessário. Por outro lado, um animal com dores poderá dormir menos. Ambos os casos são perigosos para a saúde física e emocional do cão, por isso a atenção veterinária será necessária.

Leve em consideração

Tenha em mente que todo animal é um mundo, assim como todas as raças. Esse tempo de sono é uma aproximação. Apesar disso, existem raças pequenas com maior gasto energético que poderiam dormir mais, ou cães de tamanho maior que, devido ao seu caráter calmo, precisarão dormir menos.

Seja como for, deixe o seu cão dormir o tempo que ele precisar e não interrompa o seu ciclo de sono. O corpo do animal é sábio, como o nosso, e entende do que ele precisa em cada momento.