Tudo o que você deve saber sobre o sono do seu cachorro

· agosto 20, 2017

Ver o nosso cachorro dormir é uma das coisas que mais gostamos. Saber como nós podemos ajudar nosso animal de estimação a dormir bem e garantir o necessário para isso é fundamental para seu descanso e bom estado de saúde. Então, vamos ver detalhes sobre o sono do seu cachorro.

E, por isso, vamos revelar a você alguns segredos relacionados ao sono dos cães.

O que você deve saber sobre o sono canino

Saber os detalhes do que um cachorro precisa para ter um sono prazeroso é fundamental para que nós possamos ajudá-lo. Por isso, aqui estão os segredos:

  • Um cachorro dorme mais da metade de seu tempo. Enquanto nós apenas usamos um terço do nosso tempo para dormir, nosso cão precisa de mais, por volta de 65% do tempo dele, quer dizer, de um total de 24 horas do dia, um cão dorme entorno de 15 horas.
  • Ele precisa de um lugar definido. Mesmo que um cachorro possa dormir em qualquer lugar da casa, ele precisa de um lugar onde ter sua cama; um espaço que ele saiba que é dele, para onde ir quando você o repreender; quando precisar relaxar ou quando quiser descansar. Não tome como certo que ele pode dormir em qualquer lugar da casa.
  • A cama. Talvez, você goste que ele durma juntinho com você na sua cama, mas seja como for, ele precisa ter sua própria cama, e, como dissemos antes, ela deve estar posicionada, sempre, em um mesmo lugar. Não importa que tipo de cama você goste. Existem camas para cães com diferentes formatos e texturas, apenas recomendamos que seja lavável, com cores que não cansem sua vista e que seja confortável para ele. Hoje em dia, existem muitas lojas onde você pode entrar com seu cachorro. Deixe-o ajudar a escolher!
  • Seus ciclos do sono. Os cães têm, pelo menos, três ciclos do sono que se dividem em fases. No primeiro, a atividade cerebral vai diminuindo, mas a força muscular continua a mesma, quer dizer, ele não consegue relaxar totalmente. Na segunda fase, a atividade cerebral é intensa, mas ocorre o relaxamento muscular. O animal pode ter espasmos ou se mexer, mas isso não significa que ele esteja acordado. É importante que você respeite seus ciclos e que não o acorde, porque isso pode causar problemas para ele.

Mais segredos sobre o sono canino

  • Distúrbios do sono. O seu animal, da mesma maneira que acontece conosco, pode sofrer insônia ou de distúrbios que o impeçam de ter um sono equilibrado. Diversos fatores influenciam nisso:

  1. Quem sabe sua cama não esteja localizada em um lugar muito barulhento, que não lhe possibilite relaxar.
  2. Ansiedade causada pela separação de sua família. Se ele ainda for um filhote, provavelmente, sente falta de sua mãe e de seus irmãos; é possível que não consiga dormir bem à noite.
  3. Doença. Talvez alguma doença que ainda não se manifestou esteja pertubando o sono dele.
  4. Correntes de ar. Os cachorros não gostam de correntes de ar. Se a sua cama estiver em um lugar onde haja muitas correntes de ar, com certeza ele não terá um sono equilibrado.
  5. Dor. Se ele sente algum tipo de mal-estar, não conseguirá dormir.
  6. A idade. Quando os animais envelhecem, perdem seus sentidos pouco a pouco. Isso pode torná-los nervosos, dificultar-lhes o reconhecimento do lugar em que se encontram e impedi-los de conseguir dormir bem. Um truque que você pode usar nesse caso é acender uma lâmpada com luz baixa para que ele a tenha como referência.

Se você acha que, ao invés de apresentar alguns desses sintomas, ele esteja com alguma doença ou sentindo alguma dor, é melhor procurar a ajuda de um veterinário. Ele será quem melhor poderá dizer quais são as causas e o que fazer em cada caso.