Logo image
Logo image

Deixar animais de estimação dentro de carros pode ser fatal

3 minutos
Deixar os animais de estimação dentro de carros, mesmo que por cinco minutos, gera muito estresse, ansiedade, desidratação e pode até causar a morte. Não devemos mais fazer isso!
Deixar animais de estimação dentro de carros pode ser fatal
Última atualização: 26 julho, 2020

“São apenas cinco minutos”, “não está tão quente” ou “eu deixo a janela um pouco aberta” são as desculpas mais comuns dos tutores que deixam animais de estimação dentro de carros. Mas você sabia que esse hábito pode causar a morte do animal? Vamos falar mais sobre o assunto neste artigo.

Deixar animais de estimação dentro de carros é uma má ideia

Não importa a época do ano ou a temperatura externa, nem o tempo que você precisa sair… Deixar animais de estimação dentro de carros causa muito sofrimento e pode até levar à morte. Sim, é verdade, mesmo que você deixe as janelas um pouco abertas durante a sua ausência.

Muitos donos de cães não sabem que o veículo pode se tornar uma armadilha mortal para os animais. Você pode dizer que os considera como mais um membro da família… mas, se os deixar no carro, mesmo que por alguns minutos, eles são ‘colocados no mesmo nível’ que uma bolsa ou mala.

Devemos ser responsáveis ​​por nossos animais de estimação e oferecer a eles o melhor. Por nada nesse mundo devemos deixá-los no carro sem supervisão.

Por que isso é uma péssima ideia?

Não se trata de um capricho, nem de considerar os donos como abusadores de animais por essa decisão… A questão é informar o que acontece aos cães quando eles são deixados sozinhos no carro.

Some figure

O primeiro fator que devemos levar em consideração é a temperatura dentro do veículo. Com as janelas fechadas e sob o sol, a temperatura pode aumentar em vários graus em comparação com o exterior. E deixar “as janelas um pouco abertas”, como alguns proprietários fazem, não muda muito esse fato.

Os animais não regulam a temperatura da mesma maneira que as pessoas. No caso dos cães, eles respiram e ofegam mais rápido quando estão com calor. E levam muito mais tempo do que nós para se resfriar.

Além disso, eles não podem levar consigo uma garrafa de água potável, e é provável que, quando deixados no carro, o dono não coloque um recipiente de água para o animal beber.

Com base nesse critério, poderíamos pensar que é possível deixar os animais de estimação dentro de carros durante o inverno. No entanto, há outros fatores além dos problemas físicos. Nós estamos nos referimos ao estresse e a ansiedade.

Esses dois sentimentos surgem quando o animal é deixado sozinho, seja em casa ou em qualquer outro lugar. Devemos ter em mente que a noção de tempo para os cães não é a mesma que para as pessoas. Eles não sabem quando vamos voltar ‘para resgatá-los’ ou fazer companhia a eles.

Some figure

Esse desconhecimento se transforma em palpitações, latidos, uivos e desespero. Se o animal começar a andar de um lado para o outro dentro do carro, sua temperatura corporal vai aumentar.

Isso aumenta as chances de desidratação… outra razão pela qual não devemos deixar os animais de estimação dentro de carros. E ainda tem mais! Os cães dependem 100% de nós nessa situação, isto é, eles não podem abrir a porta e sair ou ligar o carro e voltar para casa sem nós.

Deixar os animais de estimação dentro de carros é irresponsável

Pode parecer duro, mas é a verdade. Sempre imagine que um cachorro é como uma criança pequenaVocê deixaria seu filho sozinho no carro enquanto faz compras? Claro que não… Então você também não deve fazer isso com seu animal de estimação.

É verdade que você pode levar a criança ao supermercado sem problemas e os cães não são permitidos em determinados estabelecimentos. Portanto, a melhor maneira de consertar isso é pegar o caminho de volta para casa, deixar o animal em um local familiar e arejado e ir fazer suas tarefas.

E se você observar um cachorro trancado em um veículo, primeiro você deve localizar o proprietário e, segundo, chamar a polícia. Os animais de estimação são seres vivos que merecem o nosso respeito. Deixar o cachorro dentro do carro é um ato irresponsável que pode matá-lo. Não faça isso, por favor!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Peral, A. A., & Pino, E. A. (2011). La ansiedad por separación en perros. REDUCA.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.